Consumo de folhas verdes melhoram a saúde do cérebro?

Veja aqui quais são os principais benefícios do consumo das folhas verdes para sua saúde, quais são as mais indicadas e muito mais.

É isso mesmo que você leu! O consumo de folhas verdes faz muito bem para a sua saúde! É um alimento completo, nutritivo e com baixíssimas calorias, o que é ótimo para quem quer perder uns quilinhos. E mais! Um bom prato com folhas verdes é capaz de melhorar a saúde do cérebro.

Para funcionar perfeitamente, cada parte do seu organismo precisa receber sua dose necessária de nutrientes diários. Um alimento é bom para o coração, outro para circulação, e as folhas verdes são tão completas que fazem muito bem para o corpo todo.

Quer saber como o consumo de folhas verdes melhora o funcionamento cerebral? Então, continue a leitura!

Entenda como as folhas verdes influenciam a saúde do cérebro

Consumo de folhas verdes melhoram a saúde do cérebro?

Estudos mostram que consumir folhas verdes diariamente melhora a capacidade de reter a memória. De acordo com os testes, a perda diminui em 10% em relação às pessoas que não consomem nenhum tipo de folha verde em suas refeições diárias. Esses dados foram obtidos pelo acompanhamento de mais de 900 pessoas com idade média de 80 anos. Ou seja, introduzir couve, espinafre e outros vegetais em sua dieta permitem um menor declínio cognitivo.

Isso acontece porque elas possuem nutrientes excelentes para a memória: a filoquinona, a luteína e o alfa-tocoferol. Eles colaboram para o bom funcionamento neural, protegendo os neurônios e permitindo o combate contra a perda de memória – tão comum ao ultrapassar determinada idade. No entanto, para sentir os seus efeitos, o estudo acompanhou a alimentação dessas pessoas por 10 anos. Para que você também aproveite esses benefícios, é melhor começar a comer folhas verdes o quanto antes!

Outro nutriente presente nas hortaliças é a vitamina K. É uma vitamina perfeita para melhorar a capacidade cognitiva, o que impulsiona o aprendizado e o raciocínio, sendo encontrada em abundância no brócolis. O espinafre também é um ótimo alimento, com o poder de aumentar a sua força. Ele contém nitratos que promovem um aperfeiçoamento da circulação sanguínea no cérebro, permitindo que o órgão funcione ativamente. Consumindo brócolis e espinafre regularmente, você contribui para melhorar o funcionamento do cérebro.

Ao diminuir o declínio cognitivo, evita-se piorar os quadros de demência e até o Alzheimer, problemas mentais bem comuns durante a terceira idade. O consumo desses nutrientes também permite melhorar a criatividade – o que é ótimo em qualquer idade, não é mesmo?

É possível encontrar também nas folhas verdes, principalmente nas mais escuras, muitos micronutrientes como ferro, cálcio, potássio, magnésio e antioxidantes, excelentes para combater os radicais livres, prevenindo assim o envelhecimento precoce.

Quais hortaliças são benéficas para o cérebro

Para apresentar bons resultados e aproveitar os benefícios dos vegetais, é imprescindível o consumo diário das folhas verdes, preferencialmente duas vezes ao dia, no almoço e jantar. As melhores hortaliças para o cérebro são:

Experimente incluir esses itens em seu cardápio diário. Para aproveitar melhor os nutrientes, tente consumi-las o mais frescas possíveis, pois, assim que são colhidas, as folhas começam a perder os seus nutrientes. Há formas de armazená-las e conservar por mais tempo, mas o ideal é usá-las assim que colhidas.

Para aqueles que não são muito fãs das saladas cruas, uma maneira de incluir mais folhas verdes na alimentação é colocá-las nos sucos: a couve é o principal ingrediente do famoso “suco verde”. Você pode fazer o suco misturando-a com outros ingredientes de sua preferência, só não vale adicionar açúcar e nem coar, hein! Outras formas de consumo das folhas são: em sopas, refogados, recheio de tortas, omeletes, entre outros. Mesmo com tantas opções saborosas, tente dar uma chance para as folhas cruas, na forma de salada! Uma dica é misturar a folha com algo que você goste bastante ou adicionar algum molho (à base de iogurte e azeite de oliva extra virgem são boas opções, evite os industrializados).

Há, ainda, outros que podem ser incluídos, como a couve-flor. Com tanta opção, é fácil montar um cardápio completo e super nutritivo.

Benefícios das folhas verdes

Consumo de folhas verdes melhoram a saúde do cérebro?

As folhas verdes não são benéficas apenas para o cérebro. Além de serem boas à saúde neural, elas também possuem fibras, principais responsáveis pelo funcionamento do intestino. Elas tem o poder de “varrer” o excesso de substâncias nocivas ao organismo, diminuindo a absorção destes, como o colesterol, triglicerídeos e glicose. Portanto, se você tem alguma dislipidemia ou diabetes, incluir folhas em sua alimentação será muito vantajoso.

Sendo assim, as folhas colaboram também para o emagrecimento, já que promovem a eliminação das fezes e substâncias ruins. As fibras tão presentes proporcionam a sensação de saciedade por mais tempo, fazendo com que você não sinta tanta fome nos intervalos das refeições.

Devido à presença dos nitratos e da vitamina K, as folhas verdes regulam o funcionamento de todo organismo, já que promovem uma melhora na circulação sanguínea. O que, consequentemente, transporta mais oxigênio pelo corpo.

O ferro, presente nas folhas, é essencial na saúde e atua principalmente na fabricação das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo. A falta dele pode resultar em anemia. A principal fonte de ferro na alimentação é a carne bovina, sendo que pessoas que não fazem o consumo adequado desse alimento (vegetarianos e veganos) estão mais suscetíveis a serem anêmicos. Por isso é importantíssimo que essas pessoas consumam folhas verdes diariamente.

Comece agora mesmo a cuidar do seu cérebro — e do corpo —, incluindo as folhas verdes em seu prato diário. Você verá que, com o tempo, se sentirá bem melhor, com mais energia e boa memória!


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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