Conheça os benefícios que jogar futebol traz para saúde!

O esporte é uma paixão nacional, o futebol então, nem se fala. E é por essa paixão que o Brasil é conhecido como “O País do Futebol”. E hoje em dia, esse esporte não é mais paixão só entre o público masculino, cada vez mais as mulheres estão entrando nesse mundo, para torcer e para praticar o esporte futebol.

Como qualquer outra atividade física, a prática esportiva traz muitos benefícios para a saúde. Mas, para que isso aconteça, precisa ter uma prática regular. Jogar futebol com os amigos uma vez a cada 15 dias, uma vez no mês, não trará esses muitos benefícios. Precisa, pelo menos, jogar uma vez na semana e por, no mínimo, 40 minutos.

Pensando em resultados estéticos, jogar futebol irá te ajudar a fortalecer a musculatura, principalmente, das pernas, coxas, panturrilhas e glúteos. Além de secar a barriga, já que é um esporte aeróbico e gasta, em média, de 400 a 600 calorias – num jogo de 1 hora.

Praticar um esporte é muito bom. Te livra do sedentarismo – fator muito preocupante nos dias de hoje em nosso país – te deixa mais disposto, feliz e fortalece sua alto-estima – já que a prática de exercício físico libera serotonina, um hormônio que traz a sensação de bem-estar. Além de se socializar num ambiente com mais pessoas que gostam da mesma prática que você.

Benefícios de Jogar Futebol Regularmente

Vamos conhecer então alguns dos benefícios que o esporte te proporcionará se você começar a jogar futebol regularmente, esporte que é o mais praticado no Brasil:

Aumenta a Força e a Massa Muscular, principalmente de Membros Inferiores;

Diminui a Gordura Corporal, já que é um exercício aeróbico com gasto calórico de até 600 calorias em 1 hora de prática;

Mantem o peso, também pelo fator de gastar calorias e de se livrar do sedentarismo;

Como toda prática regular de atividade física, o futebol melhora o trabalho de alguns funcionamentos do corpo, como o Sistema Imunológico, o Digestivo, o Sistema Nervoso, Sistema Muscular, Esquelético, Endócrino e Respiratório;

Aumenta a Densidade Óssea;

Diminui a possibilidade de algumas doenças como, Diabetes, Pressão Alta e Problemas Cardíacos;

Melhora a Resistência Cardiovascular, por ser uma atividade aeróbica e intensa de condicionamento físico;

Melhora a flexibilidade, a coordenação, a mobilidade articular, o reflexo, a agilidade e a concentração;

Estimula a Circulação Sanguínea;

Reduz o Stress e a Ansiedade;

Reduz a Frequência Cardíaca de Repouso;

Estimula o fortalecimento dos músculos, principalmente os da coxa, panturrilha, glúteos e abdômen.

Por ser um esporte coletivo, fortalece a socialização.

Algumas Dicas para Iniciar a Prática do Futebol

Antes de iniciar qualquer prática esportiva ou de exercícios físicos, procure um profissional da área da saúde e realize uma avaliação física. É bem importante ter conhecimento se você está liberado para qualquer prática ou se tem alguma restrição. Atividade física tem que trazer apenas benefícios à saúde, e não te prejudicar de alguma maneira. Então, fique atento a essa dica.

Beba bastante água. Isso mesmo, se hidrate durante o exercício e durante todo o dia. Isso é de extrema importância para manter bem todas as funções do corpo. Com a prática de exercício seu corpo pedirá mais líquido.

Alongar antes e depois do exercício também é uma dica importante. Assim evitará possíveis lesões musculares e não te deixará com dores e desconfortos no dia seguinte.

Se puder, complemente a prática de futebol com exercícios de musculação. Te trará ainda mais benefícios. Você se sentirá ainda melhor para jogar. Irá adquirir mais força, mais resistência muscular e cardiovascular.

E não esqueça de usar roupas adequadas. Shorts, calção, camiseta ou regata e um calçado apropriado. O calçado principalmente, pois ele evitará lesões de tornozelo e joelho.

Cuide para não exceder os limites do seu corpo. Principalmente se você nunca praticou uma atividade física regularmente. É importante começar aos poucos. E com o passar das semanas vá aumentando o tempo e a intensidade. Assim não terá problemas!

Agora que já sabe todo o bem que jogar futebol traz para a saúde, convide seus amigos e amigas, monte um time e comece a jogar. Isso te trará benefícios à saúde física e mental!


Este texto foi revisado pelo Profissional: Eduardo Lembi (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (1 votos, média: 5,00 fora de 5)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

Deixe um Comentário