Conheça Os Benefícios Do Gengibre. Será Que Ele Emagrece?

De sabor apimentado e incomum, o gengibre, uma das plantas mais antigas do mundo, possui amplas características fitoterápicas. Cientificamente conhecida como Zinger Officinale, nativa da Índia e China, típica de clima tropical, chegou ao Brasil no período da colonização, inicialmente cultivada pelos índios, daí a versão de seu nome para Mangarataia, você pode encontrá-lo em qualquer mercado ou frutaria.

Atualmente, a concentração do plantio está nos estados do Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná e sul de São Paulo, pelo favorecimento das condições climáticas. Conheça os seus benefícios, efeitos colaterais, suas propriedades , como consumir gengibre, sua ação e como auxilia na queima de gordura.

Com a propagação de suas funções terapêuticas, preventivas e como um poderoso aliado para o emagrecimento, seu cultivo doméstico vem sendo incentivado. Amplamente utilizado, o gengibre é bastante apreciado também como tempero, com perfume e sabor singular, forte e apimentado, incrementa pratos quentes, frios, doces e outros.

Pode ser consumido em conserva, tomar chá de gengibre em sua forma natural, com sabor picante, pode trazer diversos benefícios para seu corpo, ajudar no sistema imunológico e saúde no geral. É considerado um dos remédios caseiros mais utilizados por quem precisa perder barriga, ganhar massa muscular, bom funcionamento do intestino, na digestão, para melhorar gripes e resfriados e inflamações no geral.

As últimas pesquisas apontam também a importância do gengibre em tratamento de todos os tipos de câncer e até mesmo da enxaqueca.

gengibre-beeficios-do

Seu Poder No Emagrecimento

emagrecimento-fita-300x210Indiscutivelmente o gengibre auxilia no emagrecimento, pois age no organismo com princípio termogênico, pois o uso da raiz eleva a temperatura corporal, acelerando assim o metabolismo e a queima de gorduras, conjugado com uma alimentação balanceada e atividades físicas, age poderosamente para redução do peso.

Se você quer emagrecer, o gengibre pode ser incluído em sua dieta ao longo do dia. As melhores referências são para a raiz, apelidada de “seca barriga”, pois é eficaz na redução da gordura abdominal – observando seu uso indicado.

Por acelerar o metabolismo, é usado em suco detox ou na comida, os níveis de gordura corporal diminuem consecutivamente e ajudam na sua saúde.

Anti-Inflamatório

O extrato de gengibre exerce efeito inibitório sobre a produção de interleucina, uma citocina pró-inflamatória. Por esse motivo, o consumo da raiz em forma de chá traz inúmeros benefícios, agindo eficazmente no tratamento de dores de garganta, tosse, resfriados, como depurador do aparelho intestinal e outros males como azia e gastrite. Atua diretamente contra o câncer de cólon, tudo devido à ação anti inflamatória.

Por exemplo, se você sofre com dores no nervo ciático inflamado, saiba que por ser um anti inflamatório, o gengibre pode ajudar pois ele é anestésico também.

Alivia Dores De Garganta

Além de tudo, o gengibre também é indicado para as cordas vocais. Motivo pelo qual, muitos profissionais da voz tem como hábito mascar um pequeno pedaço, confiando auxiliar na melhora de seu desempenho, uma ajuda na sua atuação. O sabor apimentado dá um efeito adormecente à língua e goela quando mastigado de forma pura, o que pode aliviar dores de garganta.

É usado para prevenir ou tratar gripes e resfriados, por ser um anti inflamatório e analgésico natural.

Você pode tomar água com gengibre durante o dia, em uma forma de melhorar as dores de garganta, o gengibre com limão também é indicado na forma de chá, por ser rica em vitaminas que aliviam o ardor.

Mais benefícios…

  • Ajuda a combater náuseas e vômitos: o gengibre interfere com as contrações estomacais, assim o cérebro recebe mensagens e diminui a sensação de náusea.
  • O gengibre ajuda contra gastrites e úlceras pois combate uma bactéria chamada H. pylori, e assim auxilia no combate ao câncer de estômago, muitas vezes causado pelas úlceras.

O Chá de Gengibre

Reconhecida pelas propriedades anti-inflamatórias, o consumo da raiz em forma de chá traz inúmeros benefícios, agindo eficazmente no tratamento de dores de garganta, tosse, resfriados, como depurador do aparelho intestinal e outros males como azia e gastrite, pode ser facilmente consumido em casa em sua forma natural, em chá ou no meio dos alimentos, a ação termogênica, essencial no gengibre estará presente em qualquer uma delas.

Compressas quentes são poderosas para diminuir os inconvenientes da artrite, dor de cabeça, enxaqueca, contusões e gota.

As Melhores Utilizações Do Gengibre

O melhor é que podemos utilizá-lo em muitas outras receitas com praticidade. Confira algumas dicas para o bom aproveitamento do gengibre para conseguir obter a vitamina D, vitamina B6, diminuir o açúcar no sangue e muito mais, veja todos abaixo:

gengibre-imagem-150x150Como chá de gengibre, preparado na proporção de uma colher de gengibre ralado para um litro de água, deixe ferver por 10 minutos, esfriar e pronto, consuma aos poucos durante o dia. Ele acelera o metabolismo e ajuda a perder peso, além de que tem ação termogênica. Para fazer chá, basta seguir as instruções acima.

 

suco-150x150Adicionado aos sucos, principalmente o de abacaxi e os sucos detox, que deve ser preparado sem adição de açúcar ou adoçantes. Gengibre com canela pode ser usado para tirar o gosto picante desse óleo essencial à sua saúde. É importante que não se adicione açúcar, pois isso dificulta o gasto calórico e acaba caindo na circulação sanguínea.

 

salada-150x150Enriqueça e aprimore o paladar das saladas, sopas e cremes, com algumas raspas, o gengibre pode dar um sabor especial, além de deixar uma alimentação saudável para seus consumidores, rico em várias vitaminas, é ótimo na dieta.

 

saladaEm cápsulas de gengibre, que podem ser manipuladas de acordo com a prescrição médica.

 

xarope-150x150Além disso xaropes industrializados ou caseiros, utilizando uma fatia de gengibre, uma colher de mel e suco de um limão, bata no liquidificador, condicione em vidro hermeticamente fechado e armazene na geladeira. Os seus benefícios permaneceram e você não precisa consumi-lo inteiramente na mesma hora.

 

Como em qualquer produto, devemos estar atentos na manifestação de sintomas atípicos após o uso, o gengibre é bem tolerado, porém é restrito aos hipertensos, gestantes, menstruações excessivas e cálculos biliares, pois os sintomas podem ficar mais acentuados. Devido ao seu alto poder anestésico, poderá reduzir a emissão da voz se mascar em grande quantidade. O gengibre tem muitas substâncias fortes para o nosso organismo, por isso deve ser consumido com sabedoria. Para saber se você pode consumir tranquilamente o gengibre e a quantidade ideal, consulte um médico ou nutricionista.

 


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (Ainda sem avaliações)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

Deixe um Comentário