Conheça os benefícios da Superioga, aula de Ioga com ritmo de Ginástica

Muitas pessoas, e talvez até você mesmo, deixava de praticar Ioga por se tratar te uma atividade lenta com exercícios mais parados. A Superioga veio para resolver esse problema.

Essa é uma aula mais dinâmica e movimentada, então, tudo que na aula de Ioga se fazia na forma estática, agora passará a fazer com movimento. Ou seja, você não ficará parado em uma posição só. Gostou dessa novidade? Então vamos conhecer um pouquinho mais dessa modalidade nova e que vem despertando curiosidade no mundo fitness.

Como surgiu a Superioga?

Superioga

Essa aula foi desenvolvida pelo Professor de Educação Física e Ioga Paulo Junqueira, com intenção de atingir, principalmente, o público que quer praticar uma atividade física com o objetivo principal de manutenção do condicionamento físico e mental e a longevidade.

O intuito do professor é trazer para sua aula aqueles alunos que normalmente se desanimam com o ritmo lento da Ioga tradicional.

Como é uma aula de Superioga?

Aula de Superioga

Você não fará diversos exercícios ao mesmo tempo, como na ginástica. E nessa nova aula a sua capacidade de concentração precisa ser ainda melhor do que na Ioga. Afinal, você terá que aliar a série de exercícios com a respiração. Concentrar o ritmo da respiração com os movimentos da aula.

Em conjunto, esse método também apresenta saltos e outras posições, como os de agachamento e prancha. De fundo são colocados mantras indianos e o professor vai dizendo palavras estimulantes para seus alunos superarem seus limites.

Conforme os alunos vão atingindo os objetivos, o grau de dificuldade vai aumentando cada vez mais.

Cada aula dessas tem a capacidade de queimar até 800 calorias, além da deliciosa sensação de relaxamento no final.

Benefícios da Superioga

Os movimentos das aulas estimulam bastante os Membros Superiores, os Membros Inferiores e o Abdomên e trabalha flexibilidade além de desenvolver sua capacidade aeróbica.

Por isso ela tem uma alta perda calórica, ganho de tônus muscular e de massa muscular. Além de melhorar a autoestima, ajudar a controlar a ansiedade e regular os hormônios.

Existem restrições para a prática da Superioga?

A aula não é indicada para menores de 12 anos, por ser uma atividade de alta intensidade e seu ponto chave ser a exigência de concentração constante, coordenação motora e consciência corporal.

Gestantes também devem evitar esse tipo de aula e qualquer outra pessoa que tenha algum tipo de restrição médica. E vale lembrar que sempre que for iniciar uma atividade física, procure um profissional da área da saúde para fazer uma avaliação e saber se está tudo bem.

Assista uma aula de Superioga e entenda exatamente como funciona:

Esse vídeo traz partes de uma aula de Superioga e comentários do Professor / criador do método.

Outras variações do método

Essa novidade ainda traz 5 variações de aulas que são capazes de movimentar e trabalhar o corpo de forma diferente:

Superioga Flow. Uma modalidade coreografada que aumenta os níveis de força, flexibilidade e equilíbrio. Baseada na escola de Vinyasa Ioga. Nível exigido: Intermediário e Avançado

Superioga Free Style. Essa é uma modalidade baseada no Hatha Ioga, e trabalha o corpo todo – membros superiores, membros inferiores e core.

Nível exigido: Iniciante, Intermediário e Avançado

Superioga Dumbbells. Essa modalidade alia dois formatos de aula – estilo Free Style e usa posições estáticas que se tornam dinâmicos com uso de halteres. E o estilo Flow, que é coreografada e também utiliza halteres. Trabalha a resistência muscular localizada e o sistema cardiovascular. Nível exigido: Intermediário e Avançado

Superioga Circuit. Em formato de circuito, trabalha diferentes posições, que podem utilizar outros materiais ou não. Trabalha o condicionamento físico de uma forma geral. Nível exigido: Iniciante, Intermediário e Avançado.

Superioga Interval. Mescla movimentos do estilo Flow Ioga com os do estilo Free Style. De forma separada, são executados alguns minutos de Flow e alguns no Free Style. Estimula o sistema cardiovascular e o muscular. Nível exigido: Intermediário e Avançado.

Além de prevenir doenças, essa nova atividade física é também uma das formas de melhorar a qualidade de vida, diminuir o stress e o sedentarismo. Traz muitos benefícios para quem pratica de forma regular.

Para quem gosta de praticar Ioga ou é adepto das aulas de ginástica, essa novidade, com certeza, te despertará interesse!


Este texto foi revisado pelo Profissional: Eduardo Lembi (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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