Congelando Frutas da Forma Correta Sem perder Nutrientes

Congelar as frutas não é um processo tão simples. Somente colocá-las no congelador, sem respeitar seus processos individuais, faz com que percam nutrientes e não sejam tão próprias para o consumo quanto na versão natural.

Acontece que cada fruta exige um preparo diferente na hora de congelamento e descongelamento. Para saber como deixar seus lanches saudáveis, devidamente preparados e sem que percam propriedades importantes para a saúde, veja o passo a passo do que fazer com cada uma das frutas.

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Ao contrário do que se pensa, há muitas frutas e alimentos que conservam seus nutrientes dentro do freezer, ao invés de tornarem-se mais fracos. A ervilha, o feijão e a cenoura são exemplos disso. Em temperatura ambiente, perdem, naturalmente, de 10 a 25% do valor nutricional, principalmente em relação à quantidade de vitaminas.

Como congelar fruta sem perder nutrientes

Existem 4 formas de congelar as frutas, mas o mesmo processo não pode ser feito para qualquer alimento. Confira quais são as possibilidades mais simples:

Forma natural

Coloque a fruta, devidamente lavada, descascada e sem caroço, em uma embalagem ou em um saco plástico (preferencialmente um que tenha a possibilidade de vedação). Isso irá ajudar na conservação das propriedades naturais do alimento.

Em seguida, coloque dentro de um pote para congelar. O tempo máximo de conservação dos nutrientes originais é, em média, de 4 a 6 meses, dependendo da fruta.

Evite descongelar em temperatura ambiente, prefira manter dentro da geladeira até que o gelo solte-se naturalmente.

Polpa ou purê

Você pode encontrar polpas prontas nos congeladores de supermercados, mas já deve ter notado que o valor não é muito amigável. Para fazer o sua própria polpa, basta descascar a fruta, lavá-la muito bem e retirar os caroços. Depois, bata no liquidificador com uma colher de sopa de limão – ele prevenirá a oxidação.congelar-frutas

Feito isso, coloque a mistura em uma embalagem vedada. Você também pode usar formas de gelo, mas quanto menor o contato com o ar, mais benefícios aquele alimento trará. Esse processo aumenta o tempo de conservação dentro do congelador (o máximo é de 12 meses).

O descongelamento deve ser, preferivelmente, feito dentro da geladeira, pois muitas frutas não suportam grandes variações de temperatura.

Frutas açucaradas

Apesar de não tão saudáveis essa é uma opção para quem quer agilizar o preparo de sucos e receitas doces. Afinal, nestes casos, a única diferença é que não será mais preciso adoçar a receita original.

Para a realização do processo, é preciso lavar, descascar e picar bem a fruta. Depois, coloque-a em um recipiente plástico e polvilhe açúcar por cima, fazendo uma cobertura branca. Use uma xícara de chá de açúcar para cada 600 g de alimento.

Deixe a mistura descansando, dentro da geladeira, até que o açúcar fique bem dissolvido. Você terá feito um xarope pronto para ir para o congelador. O tempo máximo de conservação é de 8 a 12 meses.

O descongelamento pode acontecer de forma natural, simplesmente retirando-a do freezer para a temperatura ambiente.

Frutas em calda

Quem não gosta de preparar sobremesas pode apoiar-se nesta receita para garantir sempre um prato pronto. Basta colocar uma xícara de água e outra de açúcar num recipiente e levar ao fogo. Assim que começar a ferver, coloque as frutas já bem limpas, descascadas, picadas e sem caroço num recipiente plástico e cubra-as com a calda.

Assim que a fruta escurecer completamente, adicione meia colher de sopa de suco de limão, extraído na hora. Deixe a mistura esfriar completamente e coloque-a no freezer.

O descongelamento deve acontecer em banho-maria.

Tabela de congelamento e validade das frutas

Para te ajudar a planejar a fabricação dos seus potes de frutas congeladas, consulte, na tabela abaixo, o tempo de conservação máximo e como respeitar as especificidades de cada um dos frutos.

FrutaComo congelarComo descongelarValidade
Abacate Batido, picado ou amassado com limão (para não escurecer) Na geladeira ou em temperatura ambiente. 2 a 3 meses
Abacaxi Sem casca, em fatias ou pedaços, pode ser congelado ao natural, em calda ou misturado com açúcar. Em temperatura ambiente. 12 meses
Ameixa Inteira, com ou sem caroço, com açúcar ou ao natural com casca. Em temperatura ambiente ou direto na calda. 12 meses
Amêndoas, avelãs, nozes, castanhas Congele com ou sem casca em porções de uso. Pode-se moer ainda congelada ou descongelar à temperatura ambiente. 6 meses
Amora Lave, seque e congele ao natural ou também como purê. Em temperatura ambiente ou direto na calda. 12 meses
Banana Sem casca, em pedaços ou amassada com suco de limão. Na geladeira ou em temperatura ambiente. 6 meses
Cajá Em forma de suco ou polpa com ou sem açúcar. Na geladeira ou em temperatura
ambiente.
12 meses
Caju Natural, inteiro, com ou sem castanha, com ou sem casca. Em temperatura ambiente. 12 meses
Carambola Em pedaços sem casca e sem semente ou polpa. Em temperatura ambiente ou na geladeira. 12 meses
Coco Ralar ou cortar em pedaços e congelar ao natural. Na geladeira ou em temperatura ambiente. 6 meses
Cupuaçu e cajá-manga Polpa com ou sem açúcar. Em temperatura ambiente. 12 meses
Damasco Inteiros ou em pedaços. Em temperatura ambiente. 12 meses
Figo Cru, inteiro ou em metades. Em calda, cozido, em doce ou geléia. Em temperatura ambiente. 12 meses
Framboesa Lave, seque e congele ao natural ou também como purê. Em temperatura ambiente ou direto na calda. 12 meses
Goiaba Na calda, em purê ou suco. Em temperatura ambiente. 12 meses
Graviola Polpa dos gomos, sem as sementes, nem as peles, com ou sem açúcar. Em temperatura ambiente. 12 meses
Groselha Ao natural ou com açúcar. Em temperatura ambiente. 12 meses
Jabuticaba Ao natural. É recomendável não lavar.
Na geladeira ou em temperatura
ambiente.
12 meses
Laranja, limão, mexerica, tangerina, grape-fruit Em forma de suco, somente a polpa dos gomos, sem as sementes, nem as peles, com ou sem açúcar. Em temperatura ambiente. 12 meses
Maçã Tire as cascas e as sementes e corte em fatias. Com limão. Na geladeira. 12 meses
Manga Sem casca, sem caroço, ao natural, em pedaços. Na geladeira ou em temperatura

ambiente.
12 meses
Mamão Congelar em pedaços, sem casca e sem sementes. Uso indicado apenas para o preparo de suco e vitaminas. Direto no suco ou em temperatura ambiente. 12 meses
Maracujá Ao natural, retirando a polpa e as sementes da casca. Em temperatura ambiente. 12 meses
Melancia Em pedaços para suco. Em temperatura ambiente. 12 meses
Melão Em pedaços com limão para fazer sucos. Direto no suco. 12 meses
Morango Lavar, deixar secar bem. Ao natural, com ou sem açúcar ou em purê (polpa). Direto no suco. No caso de doces, levar direto para cozinhar. 12 meses
Nectarina Ao natural ou escaldada. Guardar em pedaços, em calda com suco de limão. Na geladeira. 12 meses
Nêspera (ameixa amarela) Inteiras, com ou sem sementes. Em compota já pronta. Direto na calda quente ou em temperatura ambiente. 12 meses
Pêra (nacional) Pêra da água não é recomendado congelar Não congele crua. Descasque, tire a semente, corte e cozinhe rapidamente, em calda. Em temperatura ambiente. 12 meses
Pinhão Cru ou cozido, cozinhar sem sal, tirar a casca e embalar. Direto na água quente para terminar o cozimento. 12 meses
Uva Lavar e secar. Congelar em aberto e guardar em saco plástico. Direto no suco. 12 meses

Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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