Como tomar creatina? Há contraindicações?

A creatina pode ser ingerida antes do treino e/ou após o treino. Pode-se fazer o uso de apenas uma dose diária, ou dividi-la em dois. No entanto, em cada momento, a creatina tem um benefício e uma função diferente, principalmente para quem treina pesado.

Recomenda-se, inicialmente, tomar cerca de 15 a 25g por dia e, na segunda semana, diminuir a dose para algo entre 5 e 10g. Para melhorar os resultados, o ideal é tomar junto a uma refeição que seja rica em carboidratos ou com sucos naturais, como o de uva. O carboidrato ajuda no transporte da creatina para os músculos.

O que é creatina?

Como tomar creatina

[LEIA TAMBÉM: CREATINA ENGORDA?]

Presente nas fibras musculares, a creatina é essencial na recuperação muscular. Formada por três aminoácidos (arginina, glicina e metionina), todos produzidos pelo pâncreas e fígado, é possível fazer a sua suplementação.

A substância também está presente no cérebro, sendo importante para as funções cerebrais.

Ela auxilia a manter os músculos intactos por mais tempo, ajudando principalmente quem não possui uma rotina de treinos fixa ou ainda que não treina todos os dias.

Quando ingerida no pré-treino, melhora o desempenho, ajudando nos exercícios intensos. Além disso, a recuperação muscular acontece mais rapidamente.

Para os idosos, a creatina ajuda a aumentar e manter a quantidade de massa muscular. Geralmente, com o passar dos anos e a chegada da velhice, é natural perder músculos, nesse sentido, a suplementação e a prática de atividade de resistência contribuem para evitar tal perda.

Há contraindicações da creatina?

Grávidas e lactantes não devem consumir esse tipo de suplemento. Crianças e adolescentes devem fazer uso com prescrição médica, igualmente pessoas que sofrem com diabetes e problemas renais.

A creatina pode ser ingerida por praticantes de atividades físicas intensas e idosos que também fazem exercícios para evitar a perda de massa muscular.

É usada também para o tratamento de algumas síndromes raras de metabolização da creatina.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário