Como tomar anticoncepcional?

Seguir a sua rotina tomando um comprimido diariamente, seguindo a sequência da cartela e mantendo o mesmo horário da ingestão. Essa é uma forma segura e eficaz para se evitar a gravidez.

É importante saber que o primeiro passo antes de ingerir o anticoncepcional é se consultando com o ginecologista. O especialista avaliará a quantidade certa de hormônio para o seu corpo e prescreverá a cartela de comprimidos mais adequada.

Os anticoncepcionais são a combinação de 2 hormônios: estrogênio e progestógeno. Na dose certa, eles impedem que os ovários fiquem férteis. Além disso, algumas dessas pílulas suprimirão a menstruação, o que, para muitas mulheres, é uma conquista.

remédios

Escolha do anticoncepcional

Como adiantado, é imprescindível a consulta a um médico antes de escolher o tipo de pílula adequado. A adolescente que menstrua pela primeira vez já pode iniciar a ingestão de anticoncepcionais.

O ginecologista fará uma avaliação clínica e exames de sangue, para definir a quantidade de hormônios certa. Existem cartas com 21, 24 e 28 comprimidos. A diferença básica entre eles é:

  • Pílulas de 21 dias – é tomado no primeiro dia da menstruação; ao final da cartela, é dado um intervalo de 7 dias, em seguida se retoma a ingestão;
  • Pílulas de 24 dias – aqui, o intervalo de uma cartela para outra é de 4 dias; a menstruação deve ocorrer nessa pausa, e no quinto dia é reiniciada a ingestão do anticoncepcional;
  • Pílulas de 28 dias – conhecido como tratamento “sem parar”, não existe intervalo. A mulher continuará tomando sem interrupções e não menstruará.

Depois de conhecer as opções adequadas para o seu corpo, a mulher terá toda liberdade para escolher o tipo de anticoncepcional que desejar.

O anticoncepcional é eficaz?

Não é possível dizer que exista um método contraceptivo 100% eficaz. Mas, sabe-se que mulheres que seguem à risca a ingestão do anticoncepcional afastam quase por completo o risco de gravidez.

Gostou? Confira, também, Como fazer a menstruação descer?


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um Comentário