Como tirar hematomas mais rapidamente? Dicas do que fazer

Caiu? Bateu a perna, o braço ou qualquer outra parte? O "roxão" é o mais incômodo depois que a dor passa, não é mesmo? Confira, aqui, o que fazer!

Aplicação de gelo, compressa morna e massagens são medidas que ajudam a eliminar hematomas mais rapidamente. Confira, a seguir, como adotar esses truques e se livre de manchas roxas, amareladas e marrons pelo corpo.

Dicas para tirar hematoma rapidamente

Hematomas

Aplicação de gelo

O gelo reduz o fluxo de sangue na área atingida, evitando que o hematoma aumente. Para seguir essa dica, enrole uma pedra de gelo num pano ou papel toalha e passe delicadamente sobre o local, por cerca de 10 minutos após a lesão.

Compressa morna

Truque que deve ser usado a partir do segundo dia da lesão, porque ele dilata os vasos sanguíneos e melhora a circulação, o que ajuda a limpar a área e minimizar a mancha.

Faça a compressa com um pano aquecido ou uma bolsa de gel morna.

Massagem

A massagem deve ser feita no segundo dia após o surgimento da mancha, para estimular o fluxo do sangue na área e diminuir o hematoma.

Massageie a área suavemente, em círculos.

Arnica

A arnica reduz inflamações, inchaços e hematomas de regiões lesionadas. É possível fazer compressas com arnica ou então utilizar um gel ou uma pomada que tenha, em sua composição, essa planta.

Elevação da área atingida

Dica que funciona principalmente no momento da lesão, porque ajuda a drenar fluidos acumulados e reduzir o risco de desenvolvimento de um hematoma grande.

Basta elevar o membro atingido acima do nível do coração.

Hematomas

Quando o hematoma é um problema grave?

Hematomas são sintomas normais de lesões geradas por traumas, como batidas na pele. Mas, é preciso ficar alerta: em alguns casos, essas manchas podem ser sinais de alguma doença mais grave.

O hematoma é um problema a ser analisado por um médico, ainda mais quando surge em mais de um local no corpo sem ser motivado por trauma, inclusive quando se sente dor muito intensa, inchaço no local e vermelhidão.

Tais sintomas adicionais podem estar associados a doenças graves, como a trombose. Por isso, desconfie se identificar esses problemas em seu corpo e procure um médico.

[VEJA TAMBÉM: O QUE FAZER QUANDO SOFRER UMA QUEIMADURA?]


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário