Como se desestressar? Principais formas para se livrar do estresse

O estresse é considerado a doença do século XXI, e estima-se que aproximadamente 90% da população mundial sofre desse problema. Mas, afinal, como desestressar? Veja aqui dicas exclusivas, como aplicá-las no seu dia a dia e muito mais.

O estresse é considerado a doença do século XXI, e estima-se que aproximadamente 90% da população mundial sofre desse problema. Mas, afinal, como se livrar do estresse de uma vez por todas?

Confira tudo o que você deve fazer caso esteja sofrendo com esse problema e deseja se livrar de uma vez por todas:

Boa alimentação para aliviar o estresse

Como se desestressar? Principais formas para se livrar do estresse

Ter uma alimentação a base de alimentos que combatem o estresse é essencial. Dentre eles temos laranja, batata doce, espinafre, banana, entre outros.

Além disso, é preciso evitar alimentos que podem aumentar o estresse, como a cafeína, que, em doses elevadas, podem aumentar a ansiedade.

Outro vilão que causa estresse é o álcool, pois, quando ingerido em altas doses, causa a produção de adrenalina, responsável por aumentar a ansiedade e o estresse.

De modo geral, os alimentos que provocam esse mal estar são sal, açúcar, carne vermelha, alimentos com gordura em excesso, aditivos, conservantes e alimentos processados.

Pratique atividades físicas

A atividade física é uma excelente aliada para “desestressar”. Por meio dela, o corpo libera endorfina, substância responsável por aumentar significativamente humor e bem-estar, além de agir como uma espécie de analgésico natural.

É também com as atividades físicas que é possível reduzir hormônios como o cortisol, fazendo com que o corpo mantenha o nível normal dele. Para isso, a atividade física deve ser praticada de três a quatro vezes na semana, com duração mínima de 30 minutos por dia.

Além de reduzir o estresse, um exercício físico é excelente para melhorar o sono e aumentar a autoconfiança. As atividades mais recomendadas são as aeróbicas ao ar livre, como corrida, escalada, natação, e artes marciais, ioga, pilates, etc.

Diminuindo o estresse no ambiente de trabalho

Como se desestressar? Principais formas para se livrar do estresse

É muito difícil para um funcionário admitir que está estressado no ambiente de trabalho, sendo que, muitas vezes, é mais difícil ainda se livrar desse estresse que está atrelado a problemas intrínsecos ao seu emprego, como questões financeiras.

Entretanto, algumas coisas devem ser feitas para se livrar de vez do estresse ou, ao menos, diminui-lo. Para isso, o primeiro passo para aliviar o desconforto no trabalho é ter uma vida pessoal ativa. Evite trabalhar nos tempos livres. Quando estiver fora do ambiente de trabalho, desligue-se totalmente e faça alguma atividade relaxante.

Além disso, é mais do que importante tirar férias todos os anos, realizar pequenas pausas de, no mínimo, 5 minutos para fazer um alongamento, relaxar, petiscar algum alimento que reduza o estresse, etc.

Tente sempre resolver problemas pendentes com seu chefe e colegas de trabalho, a fim de evitar um clima pesado no local.

Outros principais comportamentos para evitar ou eliminar o estresse

  • Passeie com seu animal de estimação;
  • Tente abraçar mais as pessoas;
  • Dê mais risadas, seja assistindo a uma comédia ou a um show de stand-up;
  • Passe mais tempo com pessoas especiais para você;
  • Ouça músicas calmas – há diversas opções para relaxar no You Tube;
  • Tire um tempo para fazer uma atividade que te dê prazer;
  • Aprenda a dizer não para coisas que não são obrigatórias;
  • Não procrastine, pois, ao “correr” para recuperar o atraso, é comum surgir o estresse;
  • Use incensos de perfumes calmantes, como rosas, lavanda ou gerânio;
  • Tenha o hábito de escrever, desabafar sobre seus problemas e sobre suas emoções;
  • Economize dinheiro, evitando gastos desnecessários e dívidas;
  • Tenha uma agenda para organizar seus compromissos;
  • Distribua as tarefas domésticas com membros da família, de acordo com grau de dificuldade (como fazer a cama, guardar a louça, etc);
  • Evite situações as quais geram mal estar (como notícias trágicas, certos locais, etc);
  • Medite.

Procure um médico especializado para se livrar do estresse

Como se desestressar? Principais formas para se livrar do estresse

Por fim, mas não menos importante, é muito importante procurar a ajuda médica para tratar o estresse. Pode parecer algo simples, comum e corriqueiro, mas, caso ele esteja em um alto grau, poderá causar sérias doenças e, até mesmo, levar à morte.

É importante explicar todos os sintomas que possui, quando começaram e qual a frequência. Só assim será possível obter um diagnóstico. Combinando o tratamento médico com os principais comportamentos aqui elucidados, será possível se livrar do estresse de uma vez por todas!


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário