Como saber as semanas da gestação?

Está ansiosa pela chegada do bebê, mas esquenceu em qual semana de gestação está? Confira, aqui no Quero Viver Bem, as informações ocmpletas!

Será preciso conhecer a Data da Última Menstruação (DUM) e contar quantas semanas já se passaram desde então. Outros exames podem indicar uma data próxima do real, mas não serão tão exatos quanto a DUM.

É difícil para algumas mulheres definirem o tempo de gestação. Salvo o caso daquelas que programam e sonham em engravidar, boa parte é pega de surpresa e não se atém às datas.

Mas, a principal referência é o ciclo menstrual. Sem essa informação, será necessário recorrer ao ultrassom e à avaliação do obstetra para chegar ao período de gestação.

Semanas de gestação2

Cálculo para conhecer semanas da gestação

Quando se sabe o dia da última menstruação, é bem fácil conhecer o tempo em semanas da gravidez. Porém, é preciso lembrar que não se trata do mesmo dia da relação sexual.

Conhecida a data, basta pegar um calendário e contar em grupos de sete dias. Veja um exemplo:

  • No dia 31 de janeiro (numa quinta-feira) foi a última vez que menstruou, na quarta-feira seguinte fechará o ciclo dos 7 dias (primeira semana da gravidez;
  • Em 13 de março, a gestação terá 6 semanas e 3 dias.

Dessa forma, poderá acompanhar toda a gestação.

 

O acompanhamento da gestação em meses

O tempo de gestação em meses é uma referência adota pelo Ministério da Saúde e por toda a rede de atendimento a gestantes. Aqui, conta-se por trimestre as etapas do pré-natal.Semanas de gestação

No exemplo acima, a gestante se enquadraria no primeiro trimestre da gravidez, que é referente a até 13 semanas de gestação, ou, se preferir, 3 meses.

O período gestacional completo dura 40 semanas, tendo como limite para o parto normal de até 41 semanas. Ultrapassado esse prazo, a gestante precisará realizar uma cesariana.

[CONFIRA TAMBÉM: COMO CALCULAR AS SEMANAS DE GRAVIDEZ?]

O pré-natal é fundamental para que a criança nasça saudável, e a mamãe conheça todos os procedimentos do parto, afastando riscos desnecessários. Mesmo que conheça quantas semanas de gestação esteja, o acompanhamento ajudará no bem-estar de ambos, além de integrar o futuro papai.


Referências utilizadas neste conteúdo:

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cd04_11.pdf


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário