Como preparar kombucha em casa? Confira a receita completa e os benefícios

Kombucha é nome dado a uma bebida probiótica muito boa para a saúde. Apesar de se ouvir sobre isso a pouco tempo no Brasil, na China, ela já existe há mais de 2 mil anos, entretanto, antigamente, era conhecida pelo povo como um remédio anti-inflamatório que ajudava na desintoxicação do organismo e na redução de dores causadas pela artrite.

A bebida era feita em casa, a partir da fermentação do chá. Depois de um tempo, foi percebido que havia grandes quantidades de nutrientes que promoviam a boa saúde, inclusive, microorganismos compatíveis com a flora intestinal dos seres humanos, os chamados probióticos.

[LEIA TAMBÉM: KOMBUCHA – O QUE É?]

É fundamental lembrar que não se trata de nenhum tipo de remédio, apenas de uma bebida natural, que deve ser aliada à alimentação saudável para fornecer os resultados positivos à saúde.

Benefícios da Kombucha

kombucha

Não é por acaso que a  bebida virou febre entre os adeptos da alimentação saudável, já que, no processo de fermentação pelo qual a bebida é submetida, a bactéria se alimenta de um dos ingredientes, o açúcar, produzindo, em troca, substâncias muito importantes para o organismo.

Os principais nutrientes produzidos pelas bactérias da kombucha são enzimas, aminoácidos, ácido acético, ácido glucurônico, ácido lático, ácido glucônico, glucosaminas e substâncias antibióticas. Todos esses compostos promovem os benefícios a seguir.

1- Ajuda na perda de peso

A Kombucha aumenta a sensação de saciedade, com isso, reduz o apetite, fazendo com que o indivíduo coma menos. Além disso, a bebida melhora o metabolismo, conferindo uma queima mais rápida de gorduras no corpo.

Outro fator importante é a microbiota saudável. Especialistas afirmam que pessoas com bactérias boas no intestino conseguem emagrecer mais rápido.

2- Melhora o trânsito do intestino e a saúde digestiva

Já existem pesquisas que comprovam que o chá preto fermentado pode tratar úlceras estomacais, pois a bebida é rica em antioxidantes.

Como a bebida é rica em probióticos, as famosas bactérias boas são extremamente benéficas ao intestino, pois reforçam o sistema imunológico e contribuem para uma flora intestinal mais saudável.

3- Reduz infecções e processos inflamatórios no corpo

É comprovado que a Kombucha possui propriedades anti virais e anti-inflamatórias capazes de reduzir as chances de aquisição de infecções, como candidíase, e combater as dores crônicas causadas pela artrite.

O uso da bebida na China Antiga era como remédio, justamente para melhorar a saúde das articulações.

4- Potencializa o efeito antioxidante

Constantemente, nosso organismo está exposto a agentes maléficos à saúde, os chamados radicais livres, que deterioram as células. Com isso, promovem inúmeras doenças, por exemplo, câncer e envelhecimento precoce.

No entanto, a kombucha está aí para ajudar a combater esses problemas, já que possui uma grande capacidade de eliminar a toxidade das células do fígado pela urina.

5- Fornece energia

Não poderia ser diferente, a bebida é feita com a fermentação de chá-verde ou chá preto, ambos com cafeína, vitamina do complexo B e ferro – grandes estimuladores do processo de produção de energia no nível celular.

[CONFIRA TAMBÉM: 7 BENEFÍCIOS DA KOMBUCHA]

Como preparar Kombucha em casa?

kombucha3

A bebida pode ser comprada pronta em casas de produtos naturais, entretanto, o seu preço não é nada barato. Todavia, pode ser cultivada em casa facilmente e com praticamente nada de investimento. Confira!

Primeiramente, você precisa de uma colônia de leveduras e bactérias em uma pequena quantidade do chá fermentado. Esses ingredientes você consegue facilmente com grupos de doação nas redes sociais. Existem lojas de produtos naturais que também fazem doações.

O nome dessas leveduras e bactérias é SCOBY. Caso não os consiga por doação, é possível encontrar à venda.

Confira como fazer a bebida:

Ingredientes:

  • 1 litro de água;
  • 5 gramas de chá-verde ou preto;
  • 100 ml de starter (líquido que vem junto com o scoby, nada mais é do que a kombucha já pronta);
  • 1 SCOBY;
  • 50 gramas de açúcar cristal ou demerara;
  • 1 vidro grande de 3 litros;
  • Tecido voal para cobrir o vidro, mas é preciso ser com ventilação;
  • Barbante;
  • 1 garrafa pet de 1 litro.

Modo de preparo:

1ª Etapa – ferva a água e despeje-a por cima do chá, deixe em infusão por 5 minutos;

No vidro, coloque o açúcar e o chá, mexendo bem. Depois, adicione o SCOBY e o Starter, cobrindo o vidro com o voal e prendendo com o barbante. É preciso cobrir com um pano bem fininho como o voal para que nada entre no recipiente, mas de modo que possa ocorrer a liberação dos gases resultantes da fermentação.

Agora, é só esperar fermentar – o prazo é de 7 a 21 dias. É necessário deixar o recipiente em um local escuro, limpo e distante de qualquer tipo de contaminação.

Quanto mais dias de fermentação dentro desse prazo, menos doce será o resultado, já que a bactéria se alimenta do açúcar. Vá conferindo o sabor do Kombucha após os 7 dias e avalie qual é o desejado por você.

2ª etapa – depois de pronto, você precisa separar o novo scoby produzido com 100 ml de kombucha para a próxima fermentação – cada processo desses gera um novo SCOBY.

Você pode guardar para fazer o processo novamente ou doar. Com o preparo pronto, deverá coar e saborizar com suco natural ou algum tipo de chá.

Como funciona a 2ª fermentação?

kombucha2

Com os 100 ml reservados, você pode começar o processo de fermentação novamente. No entanto, esse leva de 2 a 5 dias, sendo importante lembrar que é necessário refrigerar a bebida pronta em garrafas pet.

Comece ingerindo a kombucha aos poucos. É importante começar tomando cerca de 1 copo por dia, para que não haja efeitos colateraisVá dosando a quantidade até que o organismo acostume. Caso você tenha algum desconforto, suspenda o uso.

Para se beneficiar ainda mais com a kombucha, consulte um nutricionista para maiores informações dietéticas.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário