Como o descanso pode potencializar os resultados dos treinos?

O sonho de qualquer praticante de atividade física é definir o corpo, para isso, muitas vezes, os treinos são bastante intensos. Existem também aquelas pessoas que buscam o emagrecimento, mas nem sempre isso significa trocar a gordura por músculos.

Fortalecer os órgãos é extremamente importante, não só para melhorar a aparência corporal, mas também para controlar a postura e outras atividades do organismo, como a respiração, a visão e a deglutição dos alimentos. Ou seja, músculos saudáveis são essenciais para um corpo mais saudável, ativo, forte e sem lesões.

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Para que serve o descanso pós-treino?

Suando no Treino

Para fortalecer os músculos do corpo, é necessário fazer atividades físicas de levantamento de peso ou que exijam força. A prática mais comum é a musculação, mas, existem outras opções como os exercícios funcionais.

Durante o desenvolvimento dessa atividade, as fibras musculares podem sofrer pequenas lesões, no entanto, elas se regeneram em um curto espaço de tempo. No geral, após 24 horas já é possível encarar uma nova fase de exercícios, no entanto, em alguns casos, pode levar mais – tudo vai depender da intensidade da atividade.

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É justamente por isso que os profissionais de educação física determinam planos de atividade física intercalados. O descanso é ideal para recuperar esses músculos que foram lesionados, desse modo, eles crescem e ficam bem definidos.

Um ledo engano da parte de muitos praticantes de atividade física é forçar os exercícios diários, já que esse hábito pode andar na contramão dos resultados – por isso, o tempo de repouso para os músculos deve ser respeitado.

Dicas para potencializar os treinos

A forma como um atleta se recupera pode ser um grande diferencial nos resultados. O mesmo ocorre na corrida, por exemplo, por isso que uma das estratégias de treino mais usadas é o intercalado, que mescla períodos de atividade com outras de descanso.

Ao contrário do que muitos atletas pensam, não é só o momento da malhação que vai interferir na obtenção de resultados, mas sim, o estilo de vida do praticante.

Confira algumas dicas, a seguir, para alcançar o seu objetivo.

1- Descanso pós-treino

É compreensível que a vida corrida, às vezes, não permite relaxar o corpo após o treino, mas faça o possível para conseguir! O hábito de relaxar depois de fazer esforços melhora a oxigenação das células musculares, desse modo, ocorre a recuperação das lesões das fibras musculares.

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Por isso, alguns especialistas recomendam os treinos de musculação em horários estratégicos, como à noite, desse modo, o praticante poderá descansar depois.

2- Boa noite de sono faz parte

Durante o sono, o corpo passa por um processo de desintoxicação, além de que dormir também é benéfico para o hormônio do crescimento, que ajuda na regeneração dos músculos. Pessoas que dormem bem, emagrecem mais facilmente e definem os músculos rapidamente.

3- Hidratação

Os músculos são compostos por água, por isso, alguns especialistas recomendam o consumo de 2 litros de água por dia. Na realidade, o ideal é ingerir 35ml por quilo de peso, desse modo, o organismo fica bem hidratado.

Pessoas que não ingerirem a quantidade certa de água podem sofrer uma diminuição muscular. Ou seja, a água é amiga dos músculos!

4- Boa alimentação

Pode parecer bastante redundante, mas a alimentação é essencial para a recuperação dos músculos. Os carboidratos têm ação na regeneração e as proteínas estão ligadas à estrutura dos músculos.

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Depois do treino, é ideal ingerir uma refeição equilibrada, formada por carboidratos e proteínas. Caso o horário de praticar a atividade seja no meio da tarde, é possível optar por shakes que levam esses nutrientes.

5- Alongamento pós-treino

alongamento serpente

Depois de treinar de forma mais intensa, o corpo precisa voltar ao estado de descanso, os batimentos cardíacos devem acalmar e a pressão arterial necessita normalizar.

Por isso, alguns especialistas chamam essa fase de resfriamento, muito importante para evitar lesões musculares. Nesse momento, pode ser feito um alongamento leve e um repouso antes de sair da academia.

Em suma, para conseguir alcançar bons resultados, não adianta extrapolar os limites do corpo. Realizando os treinos na frequência e intensidade indicadas pelo personal trainer e obedecendo os períodos de repouso recomendados, os resultados virão mais rapidamente.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Eduardo Lembi (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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