Como o corpo passa pelo processo de emagrecimento?

Você já se perguntou como o seu corpo age furante o emagrecimento? Confira, aqui no QVB, como saber que está fazendo o correto para perder os quilinhos.

O número de pessoas com sobrepeso e obesidade vem aumentando de forma preocupante em nosso país. Estudos atuais revelam uma alta porcentagem de indivíduos que sofrem desse problema e que, consequentemente, têm mais possibilidade de adquirir doenças como hipertensão arterial, diabetes, depressão entre outras.

Em contrapartida, o incentivo e a prática da atividade física também vêm ganhando muita força, principalmente nas mídias sociais. Percebemos um aumento considerável de academias, estúdios e uma grande diversidade de modalidades para serem praticadas.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo para que você entenda um pouco como nosso corpo funciona no processo de emagrecimento, de que modo o metabolismo trabalha e porquê algumas pessoas têm mais facilidades de eliminar peso do que outras. Tudo isso só aqui, no Quero Viver Bem!

Perda de peso

O que é e como funciona o metabolismo?

Metabolismo é um termo utilizado para descrever as inúmeras reações químicas que acontecem no nosso organismo e que são as responsáveis por garantir as necessidades energéticas e as estruturais dos seres vivos.

Das muitas funções do metabolismo, uma delas é a produção de energia e sua liberação para a realização das diversas atividades do corpo.

Adquirimos essa energia de duas maneiras, por vias metabólicas aeróbias e anaeróbias. As primeiras são aquelas que o corpo utiliza do oxigênio para converter os substratos – que são os carboidratos, as gorduras e as proteínas – em ATP, e a composição dessa ATP é lenta, ideal para as atividades físicas de longa duração.

Já as segundas não utilizam do oxigênio para produzir energia, mas sim do glicogênio e da glicose, fazendo com que a composição de ATP seja rápida, e ideal para atividades físicas de curta duração e muito intensas.

Da quantidade total de energia que um ser vivo gasta por dia, quase 70% é apenas para manter funções básicas do corpo ativas, como respirar, manter os órgãos todos em funcionamento, bombear o coração, controlar a temperatura do corpo, etc. E pouco mais de 10% desse consumo de energia é utilizado para processar o que entra de alimento no nosso organismo.

O funcionamento desse metabolismo pode ser determinado e influenciado por muitos fatores, dentre eles estão o sexo (se é homem ou mulher), a idade, o peso, a altura, a genética, a temperatura do ambiente (se é um local mais frio ou mais quente), o tipo de alimentação e a prática de atividades físicas.

Perda de peso

Sabendo disso, podemos compreender o porquê de algumas pessoas gastarem energia e eliminarem peso mais rápido do que outras. Pois são muitos os fatores pessoais levados em conta.

A genética, por exemplo, é um dos motivos que mais contam na funcionalidade do metabolismo. Por isso, certas dietas e determinados programas de exercícios se encaixam melhor com algumas pessoas e do que com outras.

O correto é que seu metabolismo trabalhe acelerado. Quando isso não ocorre, é importante estar atento a outras situações que não estão funcionando adequadamente no nosso corpo, existem muitos casos de metabolismo que funcionam lentamente por problemas nas glândulas da tireoide, por exemplo. E diversas outras situações podem afetar esse bom funcionamento e, consequentemente, desacelerar seu processo de emagrecimento.

Como acelerar o metabolismo?

Alguns fatores podem te ajudar a acelerar seu metabolismo, tais como:

Aumento da massa muscular

Os músculos trabalham queimando calorias a todo tempo, e quanto maior a sua quantidade de massa muscular, maior também será essa queima calórica, independentemente da quantidade de atividade você que realize.

Alimentação

A frequência que você se alimenta durante o dia e a quantidade de açúcar que ingere são fatores determinantes para acelerar o seu metabolismo. Deixar de realizar alguma das refeições ou ficar por muitas horas sem comer fará com que seu metabolismo desacelere para poupar energia.

E o excesso de açúcar, principalmente depois das refeições, prejudica a digestão de proteínas e gorduras, já que o açúcar é digerido mais rapidamente.

Atividade física regular

A prática de atividade física combinada a exercícios aeróbios com anaeróbios ajuda a acelerar o metabolismo e a transformar glicose e glicogênio em energia, sem que o corpo precise produzir insulina – hormônio este que auxilia no aumento de peso.

Beber água

A falta de líquidos no organismo também desacelera o metabolismo. A ingestão de, principalmente de água, auxilia no transporte de vitaminas, minerais e hormônios.

Ainda, contribui com a eliminação das toxinas do nosso corpo, facilitando o funcionamento do intestino.

Perda de peso

Curiosidades sobre o processo de emagrecimento

Ouvimos muito falar sobre a facilidade que os homens têm em eliminar peso e atingir seus objetivos físicos em menos tempo do que as mulheres. E isso não deixa de ser uma verdade.

O metabolismo do homem é mesmo mais acelerado do que o das mulheres. Essa verdade se deve ao fato de o homem ter um tecido muscular maior do que o da mulher. E como já sabemos que o tecido muscular trabalha 24 horas por dia queimando caloria, entendemos o porquê dessa curiosidade não deixar de ser uma verdade.

Lugares de temperaturas ambiente mais baixas, cidades muito frias, também são favoráveis para a aceleração do metabolismo e consequente gasto energético maior. Isso acontece porque o organismo precisa manter em equilíbrio a temperatura do corpo. E para isso, ele trabalha ainda mais.

Além de todos esses fatores que influenciam no bom funcionamento do metabolismo, temos que entender que, para acontecer o emagrecimento, é preciso levar em consideração o balanço energético. Ou seja, o peso é resultado do que comemos e do que gastamos.

Conclusão

O que temos que entender com o processo de emagrecimento é que ele não é determinado apenas pela quantidade de atividades físicas que fazemos, ou só pela maneira que nos alimentamos.

O bom funcionamento do organismo, dos nossos hormônios, está diretamente ligado ao desempenho do metabolismo e do gasto energético produzido pelo corpo. Ter dificuldades para emagrecer pode envolver inúmeras situações.

O importante é estar sempre ciente que boa alimentação, consumo de líquidos e prática regular de atividade física já são fatores importantes para acelerar o gasto de energia.

Antes de iniciar um programa a fim de emagrecer, é extremamente importante procurar profissionais da área da saúde qualificados para te orientar da melhor maneira. Um corpo em equilíbrio e funcionando bem responderá melhor e mais rápido.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Marlise Carvalho (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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