Como higienizar as saladas da forma correta – Passo a passo completo!

Comer verduras sem o devido preparo, especificamente sem higienização, não é uma boa ideia. A razão é simples: o alimento pode conter traços de agrotóxicos ou ainda micro-organismos que prejudicam seriamente a saúde.

A ingestão de elementos químicos pode levar ao desenvolvimento de doenças alérgicas e cânceres, por exemplo, enquanto os micro-organismos provocam intoxicações alimentares e infecções.

Para evitar essas complicações, a melhor medida a ser adotada é higienizar corretamente as verduras antes de preparar sua salada. Mas, é justamente aí que muitos entram em dúvida: afinal, como fazer essa limpeza?

Essa também é sua dúvida? Então, veja, aqui no Quero Viver Bem, dicas para higienizar corretamente verduras, inclusive frutas e legumes, e garantir o consumo de alimentos seguros à saúde.

Como higienizar os alimentos corretamente

Existem diversas formas de higienizar verduras e demais alimentos, todas feitas em casa, seja gastando pouco ou utilizando produtos mais caros. A seguir, apresentamos diferentes etapas e formas de limpeza. Confira:

1. Preparação para higienização

A preparação do alimento para higienização é fundamental, porque é nessa etapa que se elimina boa parte da sujeira adquirida durante a colheita e o transporte da verdura.

A preparação é simples de ser feita. O primeiro passo é escolher as folhas da verdura, dando preferência para as que estão mais vivas e resistentes ao toque. As amareladas ou com furos podem ser dispensadas, porque essas características são indícios de contaminação por micro-organismos, como larvas.

Em seguida, faça uma pré-higienização das folhas, lavando-as em água corrente, o que ajudará a retirar parte das sujeiras. Dê uma atenção especial aos cantos das verduras, que costumam acumular mais terra.

Se a folha for mais grossa e consistente, é possível utilizar uma escova de cerdas macias, a fim de realizar essa pré-higienização, removendo com maior facilidade eventuais partículas.

Um detalhe interessante: tal etapa de pré-higienização pode ser realizada não somente em verduras, mas também em frutas e legumes, contribuindo para a limpeza de diferentes alimentos.

2. Higienização

alimentação saudável

Depois da preparação dos alimentos, o processo de higienização em si pode ser realizado. O correto é mergulhar a verdura em um recipiente com uma mistura de água e algum produto que elimine agrotóxicos e micro-organismos. Entre as principais opções, destaque para:

Hipoclorito de sódio

Dissolva uma colher de sopa de hipoclorito de sódio a 2,5% para cada litro de água. Em seguida, coloque as folhas nessa solução e sobreponha um prato sobre as verduras, para que afundem. Deixe descansando por 15 minutos, no mínimo.

Passado esse período, lave novamente as folhas, para remover o hipoclorito de sódio, e seque-as com papel toalha ou em uma centrífuga. Finalizados esses passos, a verdura está pronta para consumo.

Um detalhe importante: se tiver problemas de tireoide, não faça a higienização com hipoclorito de sódio, porque esse sanitizante tem cloro, que é um mineral que diminui a absorção de iodo pelo organismo, comprometendo o funcionamento da tireoide.

Peróxido de hidrogênio 3%

Trata-se de uma opção viável para quem possui problemas de tireoide e para gestantes. A higienização deve ser feita dissolvendo uma colher de sopa do peróxido de hidrogênio a 3% em um litro de água.

Em seguida, é preciso deixar as verduras de molho por cerca de 15 minutos. Para garantir a completa higienização, coloque um peso sobre as folhas, como um prato ou pote, deixando-as imersas. Passado o tempo indicado, faz-se necessário lavá-las em água corrente, para posterior consumo.

Vinagre ou limão

Antes de iniciar a higienização com vinagre ou limão, é importante saber que ambos não matam os micro-organismos, somente fazem com que se desprendam dos alimentos.

Se quiser utilizar esse método, basta diluir duas colheres de sopa de vinagre ou suco de limão em um litro de água, deixando as verduras imersas na solução por meia hora, no máximo. Depois, lave e consuma as folhas.

Iodo

Dilua 5ml de iodo em 1L de água. Em seguida, mergulhe os alimentos nessa solução, deixando-os imersos de 15 a 30 minutos. Quanto mais grossa for a folha, maior deve ser o tempo de submersão. Depois desse período, lave e consuma a verdura.

Soluções sanitizantes prontas

É fácil encontrar soluções prontas para higienização de folhas em supermercados. Se preferir, é possível investir nelas sem problema algum, somente tome o cuidado de seguir as orientações do fabricante para utilizar o produto.

[CONFIRA, TAMBÉM, O CONTEÚDO COMPLETO DE COMO CONGELAR VERDURAS!]


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (Ainda sem avaliações)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

Deixe um Comentário