Pesadelos – Tem como evitar? Veja aqui as dicas para noites tranquilas de sonhos

Os pesadelos podem incomodar toda uma noite tranquila de sono. Ainda mais, quando se tornam recorrentes em nossas vidas. Veja aqui como se pode evitá-los.

Quem nunca se deparou com um momento durante o sono, onde sonhos terríveis lhe trazem péssimas sensações, entre elas o medo, tristeza, angústia, medo e em determinados casos, até mesmo a raiva.

Um dos filmes que evidenciou isso de uma forma um pouco fantasiosa é “A Hora do Pesadelo”, onde o Freddye Krueguer entrava no sonho das pessoas e as matavam. O fato é que é impossível alguém dormir e não sonhar pelo menos uma vez na vida. Todo mundo já sofreu com os pesadelos de modo esporádico, e cerca de 2 a 8% os tem com uma frequência muito maior do que o normal.

Estudos mostraram que ele só acontece em uma das três etapas do sono, mais conhecido como REM, proveniente do inglês que significa o movimento rápido dos olhos. Este período tem uma duração de aproximadamente 30 minutos, podendo se repetir até 6 vezes em uma única noite. No REM, o que pode acontecer são pensamentos bons ou ruins.

Nem todos os sonhos maus podem ser lembrados depois que a pessoa acorda, isso só vai acontecer se logo após tê-lo, você acordar, o que é comum quando ele é intenso.

O que causa?

como acabar com os pesadelos

Muitos estudiosos acreditam que eles são reflexões do que a pessoa viveu naquele dia, alguma situação do cotidiano. Além disso, assim como qualquer outro problema, ele infelizmente pode sim ser agravado, o estresse, ansiedade,períodos de sono irregular e até mesmo o uso de medicamentos como para hipertensão e também pressão.

Em alguns casos mais particulares, estes pesadelos podem estar relacionados com algum trauma passado, tais como: perda de um ente querido, assaltos, estupros, acidentes. Isso porque todos ele estão ligados a situações estressantes e traumáticas, e no momento em que você a tem, tais emoções voltam à tona.

Infelizmente estas não são as únicas causas, segundo um estudo realizado pelo Departamento de Psicologia da Universidade de Oxford, existem dois fatores fundamentais, sendo eles:

Preocupação

como evitar os pesadelos

Se preocupar muito com o passado ou mesmo com o futuro é um grande problema, uma vez que desperta a todos sentimentos de ansiedade e impaciência. Isso está diretamente ligado com a frequência e também com a intensidade deles.

Além disso, um outro problemas, é que os pesadelos podem acabar influenciando nos pensamentos negativos do dia seguinte, desta forma, têm-se um círculo vicioso.

Duração do Sono

Como mencionado, o estágio REM só dura 30 minutos, portanto, quando se tem um sono mais regular de aproximadamente nove horas, que é o recomendado, você acaba tendo mais destes períodos.

Bebidas e Exercícios

O estudo também mostrou como o hábito de consumir bebidas alcoólicas e também a de não praticar exercícios físicos, levou a um aumento da quantidade de períodos REM que a pessoa tem enquanto dorme. Outras pesquisas ainda não tinham levantado esta questão.

Como evitar?

Existem alguns meios que podem ajudar a evitar ter os pesadelos, é importante ressaltar que a eficácia de cada um deles varia conforme os seus hábitos. Ou seja, se você notou que ficar muito nervoso no momento de dormir, talvez deve-se repensar isso.

Fica proibido a utilização de álcool ou de qualquer outra bebida estimulante (café, chá, energético) momentos antes de dormir, isso fará com que você fique mais tranquilo no momento de dormir, reduzindo e muito as chances de ter sofrem com um sonho ruim.

como parar de ter pesadelos

Em determinados caso, pode-se utilizar tampões de ouvido, já que os barulhos durante a noite, também podem causá-los. Alguns estudos como o “Nightmares in the general population: identifying potential causal factors”, ou “Pesadelos na população geral: identificando potenciais fatores causais”, mostrou que a prática regular de atividades física, de qualquer natureza, por aumentarem a fadiga, faz com que no momento de dormir, o seu sono seja ainda mais profundo do que o normal.

Outra recomendação para evitá-los é ter horários mais regulares para dormir, nada de um dia dormir às 22h e no dia seguinte dormir às 4h da manhã, isso apenas impulsiona o problema. Portanto, procure sempre dormir nos mesmos horários.

Já foi mencionado que problemas com ansiedade e estresses são agravantes, portanto é fundamental que você esteja tranquilo e relaxado, isso permite que você tenha sonhos bons, ao invés daqueles que são ruins.


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