Como escovar os dentes corretamente – Passo a passo e dicas

Um sorriso branco e perfeito é a consequência de uma boa rotina de limpeza bucal. Quando os dentes são cuidados corretamente, evita-se os problemas bucais mais comuns, como cáries, gengivite e tártaro, além do mau hálito desagradável que ninguém quer ter.

A escova e o fio dental são os principais aliados para dentes brancos e um hálito sempre fresco. A escova é responsável por ajudar a remover grande parte da placa, prevenindo a cárie. Já o fio dental vai alcançar os restinhos de comida naqueles cantinhos mais difíceis.

Embora você escove seus dentes e utilize o fio dental todos os dias, pode ser surpreendido por saber que não está fazendo da forma correta.

Você sabia que a escovação correta dos dentes leva, no mínimo, dois minutos? Mas, a maioria dos adultos não chega nem perto de escovar os dentes durante o tempo necessário!

Para aprender o guia completo de como escovar os dentes corretamente, primeiro atente-se para:

  1. Usar a maneira certa de escovar os dentes;
  2. Escolher a escova de dentes certa;
  3. Selecionar o creme dental correto;
  4. Usar enxaguante bucal para finalizar;
  5. Saber quando deve trocar a escova dental;
  6. Reconhecer o principal erro cometido ao escovar os dentes e o que deve ser feito;
  7. Atentar-se aos hábitos para manter os dentes sempre saudáveis.

como escovar os dentes

Saiba a maneira certa de escovar os dentes

Escove os dentes com movimentos suaves e curtos, com especial atenção para a margem gengival, para os dentes posteriores, difíceis de alcançar e para as áreas situadas ao redor de restaurações e coroas.

Divida a boca em 4 setores e concentre-se na limpeza de cada setor, dessa forma fica fácil escovar, veja, abaixo:

  • Setor 1: Escove a parte superior entre a bochecha e os dentes;
  • Setor 2: Escove a parte inferior entre a bochecha e os dentes inferiores;
  • Setor 3: Escove a face interna dos dentes superiores e, depois, dos inferiores;
  • Setor 4: Em seguida, escove o “céu da boca”;]

Não esqueça: para ter hálito puro, escove também a língua, pois muitas bactérias alojam-se neste local. Se você tem bafo frequente é melhor conferir o conteúdo de saúde da boca para saber o que pode ser .

2. Escolhendo a escova de dentes certa

A mais bonita nem sempre é a melhor. Esteja atento à textura e qualidade das cerdas, pois faz a total diferença. As cerdas mais macias são perfeitas para não machucar a gengiva e não desgastar os dentes.

Escovas com a cabeça arredondada são melhores para alcançar até mesmo os cantinhos mais escondidos, como a parte de trás dos últimos dentes.

A maioria dos dentistas aprova que a escova dental de cerdas macias é a ideal para a remover a placa bacteriana e os resíduos de alimentos durante a escovação.As escovas com cabeças menores também são mais apropriadas, porque alcançam melhor todas as regiões da boca, como os dentes posteriores, mais difíceis de serem alcançados.

No vídeo abaixo você vê os movimentos que devem ser feitos durante a escovação:

3. Saiba como escolher o creme dental correto para escovar os dentes

É importante que você use o creme dental mais adequado para seu dente. Pergunte ao seu dentista qual o tipo de creme dental apropriado para o seu caso – a variedade de cremes dentais nas prateleiras dos supermercados é muito grande, capazes de deixar qualquer pessoa perdida.

Mas, é muito importante, e todos os dentistas indicam, que o creme dental deve conter flúor, para ajudar no controle de tártaro, além dos dentes brancos e hálito refrescante tão desejado – é claro.

Quando comprar um creme dental, certifique-se de que seja conforme o indicado pelos especialistas.

4. Use enxaguante bucal para finalizar

Feito todo o passo a passo recomendado, já está acabando. O enxaguante bucal é o toque final na escovação perfeita, só precisa de alguns cuidados.

Escolha algum com flúor na fórmula, pois são indicados pelos dentistas, e prefira o bochecho ao invés do gargarejo, já que engolir enxaguante por acidente pode ser prejudicial à sua saúde.

Depois de cuspir, é recomendado que não lave a boca com água, para não minimizar o efeito.

5. Saiba quando deve trocar a escova dental

Troque sua escova de dentes a cada três meses ou quando perceber que ela está ficando desgastada. Além disso, é muito importante salientar que, após uma gripe ou um resfriado, os germes alojam-se nas cerdas, e, para resolver isso, troque a escova dental ou lave-a com água fervente.

6. O principal erro cometido ao escovar os dentes e o que deve ser feito

Após as refeições principais, ou mesmo depois de comer um biscoito ou uma fruta, algumas pessoas seguem direto ao banheiro para fazer a sua higiene bucal. Escovar os dentes imediatamente depois de comer é uma atitude louvável, porém, não é a melhor maneira de manter a sua saúde bucal.

O ideal é, primeiramente, fazer um bochecho com água filtrada, para reduzir a acidez. Após a acidez ser diminuída, é só realizar a escovação. Dessa forma, a acidez bucal é controlada e a correta higienização é facilitada — protegendo o esmalte dos dentes.

como cuidar dos dentes

7. Hábitos para manter os dentes sempre saudáveis

A maioria dos adultos não chega nem perto de escovar os dentes durante o tempo necessário – dois minutos! Além disso, a maioria das pessoas começa a escovar os dentes corretamente e logo perde o interesse. No entanto, para garantir dentes saudáveis, é necessário criar hábitos.

Para desenvolver isso, siga, agora, 4 etapas fáceis para ajudá-lo a lembrar como cuidar de boca, dentes e gengiva:

  1. Escove, no mínimo, três vezes por dia por dois minutos, com creme dental que contenha flúor, principalmente pela manhã, após comer e antes de dormir;
  2. Use o fio dental todos os dias — sempre antes de ir dormir;
  3. Controle os lanches fora de hora, ingeridos ao longo dia;
  4. Vá ao dentista a cada 6 meses, no mínimo, para exame bucal e limpeza profissional.

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um Comentário