Como ganhar peso com saúde – 6 dicas de dieta

Você sabia que existem técnicas para engordar, mas com saúde? Confira, aqui, como montar o seu cardápio e obter todos os nutrientes necessários.

Muitas pessoas podem achar um privilégio comer de tudo e não engordar, mas isso pode indicar um problema de saúde relacionado à dificuldade do metabolismo funcionar corretamente. Para combater isso, é indicado a essas pessoas a dieta para ganho de peso.

Chega a ser estranho, já que, quando se fala em dieta, o que vem à cabeça é pensar em estratégias de como emagrecer. Porém, a dieta significa modificações diversas nos hábitos alimentares e no próprio estilo de vida do indivíduo para ter uma vida saudável e alcançar seus objetivos. Entre essas metas pode estar o emagrecimento, desintoxicar o organismo, ter mais disposição e até aumentar o peso.

Um ponto importante: ganhar peso com saúde é muito diferente de engordar! Para ganhar peso com saúde, é preciso seguir um cardápio específico e praticar atividades físicas, visando o ganho de massa muscular; já para engordar basta aumentar a quantidade de calorias ingeridas, sem nenhuma especificação, o que gera o aumento de gordura.

como engordar com saúde

No caso da dieta para ganho de peso, o foco está em promover um bom funcionamento do metabolismo, para que ele não funcione tão rapidamente – o que leva à perda de peso. Mas, não é um aumento de peso puro e simples, deve-se ganhar peso com saúde, buscando aumentar a massa magra e não tanto a gorda.

Veja seis dicas de como fazer isso de forma saudável, a seguir.

1. Coma mais vezes durante o dia

Comer de três em três horas é fundamental para que seu ganho de peso seja um sucesso. Isso vai fazer com que você aumente o consumo de calorias durante o dia, favorecendo o aumento de peso. Outro ponto positivo dessa atitude é que o balanço de proteínas e calorias distribuídas no decorrer do dia ajuda a ganhar massa muscular, pois, a cada refeição, dá para manter bons níveis de carboidrato e de proteína no sangue, que vão ajudar na recuperação e no crescimento dos músculos.

2. Inclua proteínas e carboidratos em todas as refeições

Comer proteína em todas as refeições faz com que os aminoácidos no sangue permaneçam constantes durante todo o dia, o que ajuda na recuperação muscular pós-treino. As proteínas estão em carnes vermelha, de frango, de peixe, queijos, ovos e iogurtes.

Já os carboidratos são as principais fontes de energia do organismo. Com energia sendo fornecida constantemente, a tendência é que o corpo armazene o excesso, causando aumento de peso. Contudo, não é qualquer tipo de carboidrato que está liberado: prefira os grãos (arroz integral, aveia, quinoa, pão integral, feijão), tubérculos (batatas, mandioca) e frutas.

como emagrecer saudável

3. Consuma gorduras boas

Alimentos ricos em gorduras boas, como castanhas, amendoim, coco, abacate, azeite e sementes, devem ser incorporados na sua dieta para ganho de peso, pois são itens de alto teor calórico que não prejudicam a saúde.

4. Coma frutas e verduras

Quem disse que frutas e verduras são “comidas de dieta de emagrecimento”?

A inclusão de frutas na dieta ajuda o organismo a ter acesso a mais minerais e vitaminas importantes para um bom funcionamento do metabolismo, o que vai impactar no ganho de peso e também no de massa muscular. O mesmo vale para o consumo de verduras e legumes.

Por isso, para o ganho de peso é importante consumir bastante variedade de verduras e legumes no almoço e jantar e frutas nos lanches. Para deixa-los mais calóricos, basta temperar as saladas com azeite de oliva, refogar os legumes com azeite, óleo de coco ou manteiga, consumir frutas com pasta de amendoim, castanhas, nozes, mel, sementes, entre outras opções.

5. Beba muita água

Você deve beber, pelo menos, 2,5 litros de água todos os dias. Isso manterá você hidratado, o que é fundamental para propiciar um aumento de massa magra, já que o aumento do tamanho das células musculares só ocorre no caso de as células estarem com muita água para aumentar de volume. Mas, cuidado: não vale contabilizar na cota de líquidos o consumo de refrigerantes e sucos artificiais. Beba apenas água!

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6. Faça atividades físicas

Fazer atividades físicas, principalmente de força como musculação e crossfit, faz com que o corpo crie mais músculos, aumentando o volume e o peso do corpo.

 

Para ganhar peso não se deve comer muito qualquer tipo de alimento, mas sim ter uma alimentação adequada com maior número de refeições e calorias vindas de alimentos saudáveis. Para um cardápio específico para seu caso, será preciso consultar um nutricionista para que ele calcule suas necessidades diárias.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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