Como Emagrecer Definitivamente

Uma pesquisa recente publicada na revista científica Lancet mostra que um quinto da população brasileira adulta, ou quase 30 milhões de pessoas, é obesa. Esse número assusta, pois mostra a realidade que muitas vezes não desejamos enxergar e junto com a obesidade começam os problemas de saúde como diabetes, pressão alta, dores nos joelhos, entre diversas complicações.

Algumas pessoas buscam ajuda da medicina com a cirurgia bariátrica, mas depois da cirurgia têm um cardápio limitado por ter feito procedimentos invasivos no seu estômago, e são obrigadas a limitar suas refeições. Para que isso não seja necessário, preparamos várias dicas para te ajudar a perder peso com uma alimentação saudável aliada a exercícios regulares para você manter-se em forma e conservar sempre o mesmo corpo.

Não é impossível emagrecer rápido e com saúde como todos imaginam. Além disso, com uma reeducação alimentar você estará prevenindo o efeito sanfona. Vale lembrar que a rapidez dos resultados depende do seu grau de comprometimento, ou seja, quando mais focado e comprometido com a dieta você estiver, mais rápido se atingirá seus objetivos.

Dietas sempre devem ter o acompanhamento de um nutricionista, pois é ele que irá calcular suas necessidades e te orientar sobre os alimentos. Porém, algumas dicas são sempre bem vindas, veja abaixo:

Tenha Uma Meta

O primeiro passo é traçar uma meta de quantos quilos deseja perder. Essa meta deve ser realista para que você consiga manter o foco. Dessa forma, você consegue definir sua alimentação, quantidade de exercícios físicos por semana, controlar a ingestão de água e alimentos saudáveis, além de ver o seu progresso dia após dia.

Você pode começar com uma dieta mais simples, fazendo a troca e inclusão de alguns alimentos, como incluir chá verde na alimentação, trocar leite integral por desnatado, comer arroz integral, diminuir a quantidade de açúcar no café, entre outros.

Traçar uma meta também irá te ajudar a se organizar melhor, seja na hora de fazer as compras, cozinhar ou na academia.

Faça Uma Reeducação Alimentar

A reeducação alimentar é a base de tudo. Quando você faz academia, 30% do resultado será devida aos exercícios, mas 70% será a sua alimentação. A melhor maneira de ter um emagrecimento rápido e com saúde é tendo uma alimentação saudável.

Mesmo que você faça uma dieta específica e emagreça, a reeducação alimentar é essencial para manter o peso que foi perdido, evitando assim que você volte a engordar.

Consulte um nutricionista para que vocês possam montar juntos seu cardápio ideal e fazer um acompanhamento do seu peso e das suas metas. Você não precisa mudar completamente a sua alimentação, mas deve colocar alimentos saudáveis no seu dia-a-dia.

Coma Sem Pressa

Comer sem pressa dará tempo para o seu cérebro processar o que você está comendo e fará com que você sinta saciedade comendo menos. Mastigue bem os alimentos para que eles cheguem em pequenos pedaços ao estômago, facilitando a digestão e melhorando a absorção dos nutrientes.

Faça Exercícios Regulares

Para acelerar o processo de emagrecimento, evitar a flacidez ao perder peso e queimar gordura, faça exercícios regulares. Vá na academia mais próxima da sua casa e veja quais planos eles oferecem para você começar o quanto antes ou então faça os exercícios na sua própria casa, cuidando para não se machucar.

Outra opção é fazer caminhadas. Você pode caminhar com seus amigos e amigas, e fazer um “projeto verão” em grupo. Será muito mais divertido e com certeza a motivação de todos será muito maior.

A atividade física é essencial para que você conserve o mesmo corpo, pois ajudará a queimar gordura e a manter seu peso ideal. Além disso, é excelente para o bem estar também, pois ao se exercitar o corpo produz hormônios relacionados a sensação de prazer.

As Utilidades da Água

Para que seu metabolismo melhore, tome bastante água ao longo do dia. Isso ajudará o organismo a eliminar as toxinas e todas as substâncias que seu corpo não necessita, prevenindo doenças e garantindo um melhor funcionamento ao longo do dia.

Tomar água faz muito mais do que ajudar na perda de peso. A água ajuda a regular a temperatura do corpo e eliminar substâncias não utilizadas pelo organismo, além de hidratar a parede do intestino, fazendo-o funcionar melhor. Por meio da urina, o excesso de sais que sobrecarregam os rins é eliminado e dessa forma os inchaços diminuem, ou seja, faz um detox natural no seu corpo.

A água participa também da síntese proteica no organismo, ou seja, ajuda a “formar músculos” quando se ingere uma quantidade adequada de proteína e se faz atividade física. Quanto mais músculo a pessoa tem, maior é o seu gasto calórico e mais rápido é o seu metabolismo.

Diminua o consumo de açúcar

O açúcar, além de ser bastante calórico, não tem nenhum nutriente e provoca picos glicêmicos, ou seja, a glicemia sobe rapidamente e logo cai, nos fazendo sentir mais fome após consumi-lo.

Por isso, evite aquela sobremesa após o almoço; vá diminuindo aos poucos a quantidade de açúcar que você coloca no café e chá; consuma mais frutas e alimentos integrais invés de pães, bolos e bolachas; troque o refrigerante e sucos por água e chás sem açúcar e procure não ficar beliscando doces e balas o dia todo.

Comemore os quilos perdidos

Sinta-se feliz com sua vitória e comemore cada quilo perdido, isso te ajuda a não desanimar e se desafiar para novas conquistas.

Quando você emagrece e depois engorda, você perde as esperanças de conseguir o corpo ideal depois de tantas tentativas. Por isso, o emagrecimento gradativo e com segurança traz muito mais benefícios para quem realmente quer manter-se em forma durante toda a vida. Não busque dietas, mas sim um novo estilo de vida. A melhor “dieta” é aquela que você conseguirá manter! 


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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3 Comentários

  1. https://ovencedordigital-com-br.builderall.net/emagrecer
  2. Amanda Maria
  3. Jorge

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