Como Emagrecer com Saúde – Todas as Dicas para Você Não Errar na Sua Dieta e nos Exercícios

Como emagrecer com saúde é um questionamento que surge em consultórios médicos, em visitas a nutricionistas e também na própria internet. Em todos os lugares, há opiniões distintas sobre o emagrecimento e o oferecimento de dicas para perder peso que beiram o radicalismo.

Mas qual é, de verdade, o melhor método para eliminar os quilinhos indesejados com total segurança, sem comprometer o organismo e a saúde no geral?

A resposta para emagrecer com saúde é a reeducação alimentar e a combinação com atividades físicas. Por isso, entenda sobre os seguintes assuntos hoje:

  • Reeducação alimentar,
  • Dicas para a dieta alimentar,
  • Dicas para as atividades físicas.

De alguma forma, é necessário que o corpo gaste mais calorias do que se consome durante o dia – e essa tarefa pode ser alcançada ajustando os hábitos alimentares e iniciando as práticas físicas.

Como Emagrecer com Saúde: Reeducação Alimentar

A expressão “reeducação alimentar” define um modo de aprendizagem e de mudança de comportamentos orientados e voltados para o conhecimento e incorporação de hábitos alimentares saudáveis.

Reeducar os hábitos alimentares faz com que a pessoa tenha aptidão para escolher de maneira correta os alimentos, sabendo que tudo o que consome interfere e influencia em seu organismo. Suas escolhas – tanto na esfera qualitativa como quantitativa – não são “estudadas” quando são feitas somente dietas.

Por isso, uma reeducação alimentar é o modo perfeito para emagrecer com saúde, podendo também ser o objetivo de:

  • Controlar o colesterol,
  • Controlar a glicose,
  • Tratar doenças ou condições que exigem mudanças alimentares,
  • Desejo de manter o peso atual,
  • Ou simplesmente o desejo de ter qualidade de vida.

De modo óbvio, esta reeducação alimentar precisa ser feita gradualmente.

Dicas Para Emagrecer com Saúde – Dieta/Alimentação

Baseando-se na reeducação alimentar, muitos nutricionistas e especialistas fornecem variadas dicas para perder peso com facilidade, sem afetar negativamente o organismo.

Você está preparado(a)? Lembre-se da dedicação!

  1. Invista em um cardápio saudável e equilibrado:

Há uma variedade de alimentos que podem ser consumidos: frutas, legumes, verduras, carnes, cereais, leguminosas, leites e derivados – são grupos essenciais para todos os dias. Uma alimentação saudável precisa de um equilíbrio de nutrientes!

  1. Jejum não é a solução:

Ficar sem comer não auxilia no emagrecimento – só faz com que o corpo utilize a massa muscular como a fonte de energia. Coma quando estiver com fome ou a cada 3 horas (frutas são opções ideais).

  1. Tomar água:

É uma das dicas mais óbvias, mas continua sendo uma das mais importantes. Tome 2 a 3 litros diariamente e note a diferença não somente no emagrecimento, como em outros aspectos de sua vida.

  1. Aposte em alimentos que estimulam a queima de gordura, desincham, aumentam a saciedade e aceleram o metabolismo. Alguns exemplos estão na tabela abaixo:
QUEIMAM GORDURADESINCHAMAUMENTAM A SACIEDADE
Chá de hibiscoLinhaçaAveia
LichiaSalmãoFrutas
Farinha de amoraCastanhasChia
ACELERAM O METABOLISMO 
Chá verdePimenta
GengibreCanela
CaféChá de hibisco

Rapidamente falando, leve em consideração estas outras dicas para perder peso com saúde:

  1. Diminua o consumo de açúcar e sal,
  2. Use ervas como temperos,
  3. Fique longe de frituras, doces, refrigerantes e bebidas alcoólicas.

Lembre-se dessas dicas de alimentação e combine-as com as recomendações relacionadas aos exercícios físicos que estarão citadas abaixo.

Dicas para Emagrecer com Saúde – Exercícios Físicos

Normalmente, os melhores exercícios para emagrecer com saúde são aqueles que oferecem uma perda calórica maior em menor duração. Contudo, pode-se associar estes tipos de atividades com exercícios de musculação (que necessitam de supervisão de preparadores físicos, é claro).

Fique de olho nas dicas para perder peso em relação aos exercícios emagrecedores:

  1. Prática moderada por semana:

Há uma recomendação semanal de pelo menos 150 minutos – é o mínimo para ser considerada uma pessoa ativa. Apenas uma hora de exercícios em três dias de semana já ultrapassa essa quantidade estabelecida!

  1. Atividades aeróbicas:

Queimar gordura é sinônimo de exercícios aeróbicos, pois aumentam a frequência cardíaca e queimam mais calorias – são exemplos:

  • Caminhada,
  • Corrida,
  • Bicicleta,
  • Dança,
  • Natação.

Outras opções bem famosas são: muaythai, spinning, step, hidroginástica, zumba, etc.É só escolher aquele que mais lhe agrada.

  1. Musculação:

Para emagrecer com eficiência e manter os resultados, a musculação deve fazer parte de seu dia a dia, pois são exercícios de resistência que favorecem a hipertrofia muscular.

Hoje em dia, além da musculação, há o pilates – opção popular que ganhou adeptos que procuram ganhar força, flexibilidade e emagrecimento.

  1. Água e exercícios:

Não pense que beber água somente entra na categoria da alimentação. Durante os treinos, é importante que a energia e a hidratação do corpo sejam mantidas! Esteja sempre com uma garrafa d’água em mãos.

Algumas pessoas fazem uso de bebidas energéticas caseiras – fale com seu nutricionista sobre esta alternativa.

  1. Não exagere:

Apesar das dicas, vale destacar que exercícios físicos em excesso não fazem bem à saúde.

Os resultados e a satisfação com estes serão visíveis com o tempo e, é garantido: valerão a pena. Fale com seu nutricionista e com preparador físico e espalhe para todos a eficaz forma de emagrecer com saúde!


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