Dormir bem: benefícios de uma boa noite de sono para a saúde!

Veja tudo o que uma boa noite de sono pode fazer pela sua saúde. Os benefícios do sono são incríveis. Veja também dicas de como dormir melhor.

Os brasileiros estão dormindo menos. Estudo realizado pelo Instituto do Sono e pela Universidade Federal de São Paulo entre 2007 e 2016 aponta que o tempo de sono diminuiu 40 minutos em 10 anos. Isso afeta negativamente o organismo.

Dormir bem não repara apenas o cansaço. Ter uma boa noite de sono traz inúmeros benefícios a saúde. Descubra aqui por que dormir bem é importante e como melhorar a qualidade do sono.

Benefícios de uma boa noite de sono

Dormir bem faz maravilhas à saúde. A importância é tanta que existe o “Dia Mundial do Sono” comemorado em 16 de março. Sabia, por exemplo, que dormir ajuda a emagrecer? Mas, esse é apenas um dos benefícios de dormir bem. Confira os 7 benefícios de uma noite de sono para a saúde:

1.    Estimula o hormônio do crescimento

O hormônio do crescimento, representado pela sigla GH é produzido na glândula hipófise, na base do crânio. O pico de produção do GH é das 9 da noite às 4 da madrugada. As crianças que dormem tarde podem crescer menos.

2.    Ajuda a emagrecer

Por várias razões. A primeira é que estimula a produção do hormônio grelina. Ele atua na digestão e também provoca fome. Quem dorme bem possui níveis equilibrados de grelina, consequentemente, come menos.

Outra relação entre dormir e emagrecer é a produção do hormônio leptina, responsável pela saciedade alimentar. Por fim, uma boa noite de sono mantém em ordem os hormônios cortisol e adrenalina. Estes interrompem a queima de gordura e elevam o açúcar no sangue.

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3.    Fortalece o sistema imunológico

Quem dorme menos de 6 horas por noite tem menos células de defesa. Poucas horas de sono atrapalham até a eficácia de vacinas. Quem dorme pouco ou mal é mais propenso a doenças infecciosas. Resfriados, gripes, diabetes e câncer são mais comuns em indivíduos que não dormem adequadamente.

4.    Diminui a ansiedade e a irritabilidade

Pessoas que dormem bem são menos ansiosas e irritadas. O relaxamento propiciado por uma noite bem dormida é conta do hormônio melatonina. Sua função é mostrar ao organismo que é noite e precisa diminuir o ritmo. A produção da melatonina é entre 8 e 9:30 da noite.

5.    Reduz quadros de dores de cabeça e enxaquecas

Quem nunca teve dor de cabeça após uma noite mal dormida? Embora não haja explicação para isso, a relação entre o sintoma e a falta de sono é conhecida há mais de 100 anos. Para ter uma ideia, entre 36% e 58% dos portadores de apneia do sono sentem a dor, afirma a pesquisa divulgada em 2005 na revista Headache. Quem sofre com enxaqueca e dorme pouco ou mal, tende a ter mais crises.

6.    Melhora o aprendizado

Dormir bem para aprender mais! Isso porque a comunicação entre os neurônios (sinapses) é pausada durante o sono. Esse “descanso” dos neurônios aumenta a capacidade de aprendizado. Por isso que muitos estudiosos defendem a mudança do horário das aulas matutinas das 7:30 para as 8:30. Estudo publicado na revista Education Next em 2012 garante que isso melhoraria a nota em todas as disciplinas, principalmente matemática.

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7.    Melhora a qualidade do sexo

Não é à toa que o cansaço reduz a frequência sexual. Pesquisa realizada nos Estados Unidos afirma que dormir bem representa 14% mais chance de transar. Além do mais, o orgasmo libera o hormônio oxitocina, responsável por reduzir a ação de hormônios ligados ao estresse. Resumindo: dormir bem melhora o sexo e o sexo melhora o sono.

Como dormir melhor?

Você dorme pouco? Ou acorda durante a noite? Conheça os 4 passos para dormir melhor:

1.    Escolher colchão e travesseiro adequados

Quando comprar seu colchão, deite nele por alguns minutos. Esse cuidado é para ver se a sua coluna fica alinhada. As dicas mais técnicas são observar a densidade, espessura (que deve ser de no mínimo 15 centímetros) e altura da cama de no mínimo 30 centímetros do chão.

Já os cuidados para escolher travesseiro é observar a posição para dormir. Quem dorme de lado precisa de travesseiro alto, para formar ângulo de 90º. Quem dorme de barriga para cima precisa de travesseiro baixo ou médio. Quem dorme em todas as posições pode usar travesseiro regulável.

travesseiro ideal

2.    Cortina

Ter cortina no quarto ajuda a bloquear a luz. Quando for dormir, feche a cortina totalmente. Com isso, o corpo sente que é hora de dormir.

3.    Não use objetos eletrônicos antes de dormir

Principalmente na cama. Especialistas recomendam não usar celular, tablets, computadores nem assistir TV uma hora antes de dormir.

4.    Chás ou leite

Tomar um chazinho de camomila. Leite morno com mel também é bom, pois, tem triptofano, percussor da serotonina, neurotransmissor do bem-estar.

Viu como dormir bem faz bem à saúde? Acompanhe o site porque temos outras dicas incríveis sobre saúde.


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