Como deixar o arroz mais saudável na hora do preparo?

Quer saber como deixar o arroz mais saudável na hora do preparo? Confira, aqui no Quero Viver Bem, as dicas de receitas que preparamos para você!

Cada pessoa prepara o arroz de uma maneira ímpar, por isso não existe uma regra a seguir, mas você pode melhorar o produto e deixá-lo muito mais saudável acrescentando legumes e verduras.

O arroz é uma fonte de carboidrato simples, ou seja, tem índice glicêmico alto e não possui muitas fibras. Mas isso não quer dizer que ele seja ruim: basta combiná-lo com alguns ingredientes e outros alimentos.

Se você quer ter um alimento muito mais saudável no seu prato, confira algumas dicas para o preparo do arroz, que selecionamos para você:

Arroz saudável

Arroz com cenoura

A cenoura é uma excelente fonte de vitamina A e, ao adicioná-la ao arroz, é uma forma de variar e deixar o prato tão comum do dia a dia muito mais saudável.

Além disso, a cenoura é um betacaroteno com poder antioxidante que auxilia na visão. Também, é um alimento de baixa caloria.

Arroz com brócolis

O brócolis é muito conhecido por todos por ser rico em fibras, vitamina C, ácido fólico, magnésio, cálcio e ferro. O legume deve ser cozido junto com o arroz para aproveitar todos os seus nutrientes e dar aquele gostinho especial à comida.

Arroz com feijão

Um clássico na culinária brasileira, o velho e bom arroz com feijão é muito saudável, pois combina o carboidrato do arroz com os aminoácidos, fibras, ferro e vitaminas do feijão, ofertando muitos nutrientes e promovendo bastante saciedade.

O ideal seria consumi-los juntos pelo menos 4 vezes por semana.

Outras dicas para deixar o arroz mais saudável

  • Acrescente a verdura que mais gostar no seu arroz! Isso trará mais nutrientes, fibras e cor ao seu prato;
  • Refogue a cebola e o alho em azeite de oliva, óleo de coco ou manteiga em pequenas quantidades;
  • Tempere com especiarias naturais como açafrão, orégano, cheiro verde e pouco sal;
  • Na hora de montar o prato, sirva o arroz na quantidade ideal (consulte um nutricionista para saber qual a sua) juntamente com uma fonte de proteína magra (ovos, frango, carne, peixe) e capriche na salada;
  • Se gostar, troque o arroz branco pelo integral.

Consuma com moderação, pois, apesar de ser um alimento natural, em grandes quantidades ele pode causar ganho de peso e constipação intestinal. Equilíbrio é a chave do sucesso!


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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