Cada pessoa prepara o arroz de uma maneira ímpar, por isso não existe uma regra a seguir, mas você pode melhorar o produto e deixá-lo muito mais saudável acrescentando legumes e verduras.
O arroz é uma fonte de carboidrato simples, ou seja, tem índice glicêmico alto e não possui muitas fibras. Mas isso não quer dizer que ele seja ruim: basta combiná-lo com alguns ingredientes e outros alimentos.
Se você quer ter um alimento muito mais saudável no seu prato, confira algumas dicas para o preparo do arroz, que selecionamos para você:
Arroz com cenoura
A cenoura é uma excelente fonte de vitamina A e, ao adicioná-la ao arroz, é uma forma de variar e deixar o prato tão comum do dia a dia muito mais saudável.
Além disso, a cenoura é um betacaroteno com poder antioxidante que auxilia na visão. Também, é um alimento de baixa caloria.
Arroz com brócolis
O brócolis é muito conhecido por todos por ser rico em fibras, vitamina C, ácido fólico, magnésio, cálcio e ferro. O legume deve ser cozido junto com o arroz para aproveitar todos os seus nutrientes e dar aquele gostinho especial à comida.
Arroz com feijão
Um clássico na culinária brasileira, o velho e bom arroz com feijão é muito saudável, pois combina o carboidrato do arroz com os aminoácidos, fibras, ferro e vitaminas do feijão, ofertando muitos nutrientes e promovendo bastante saciedade.
O ideal seria consumi-los juntos pelo menos 4 vezes por semana.
Outras dicas para deixar o arroz mais saudável
- Acrescente a verdura que mais gostar no seu arroz! Isso trará mais nutrientes, fibras e cor ao seu prato;
- Refogue a cebola e o alho em azeite de oliva, óleo de coco ou manteiga em pequenas quantidades;
- Tempere com especiarias naturais como açafrão, orégano, cheiro verde e pouco sal;
- Na hora de montar o prato, sirva o arroz na quantidade ideal (consulte um nutricionista para saber qual a sua) juntamente com uma fonte de proteína magra (ovos, frango, carne, peixe) e capriche na salada;
- Se gostar, troque o arroz branco pelo integral.
Consuma com moderação, pois, apesar de ser um alimento natural, em grandes quantidades ele pode causar ganho de peso e constipação intestinal. Equilíbrio é a chave do sucesso!
Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:
Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.