Como conseguir relaxar e aliviar as tensões do dia a dia: dicas essenciais.

Está sempre muito estressado e não sabe como aliviar essa tensão? Veja aqui algumas dicas diárias para conseguir ter mais paz, clique aqui e tenha mais informações.

Com o cotidiano cada vez mais agitado, fica difícil encontrar um momento para respirar profundamente e esquecer dos problemas. A ausência de atividades físicas, uma alimentação pobre em nutrientes e pouco tempo para descansar pode levar qualquer indivíduo ao mais alto nível de estresse.

Então, como conseguir relaxar em meio à rotina diária? Uma inserção de hábitos pode ajudar consideravelmente tanto a melhorar a sua qualidade de vida quanto a diminuir a exaustão. Para tanto, selecionamos algumas dicas práticas para relaxar e descansar. Vamos a elas?

1 – Faça uma massagem relaxante

Como conseguir relaxar e aliviar as tensões do dia a dia: dicas essenciais.

Pode ser realizada em um Spa, com toques precisos e firmes e ainda complementada com pedras quentes, ou feita na sua própria casa, com óleos aromáticos, com o auxílio de algum amigo. Caso você não disponha de tempo para esses, uma técnica que tem crescido exponencialmente é a “quickmassage, que pode ser encontrada em shoppings e aeroportos.

O toque com as mãos proporciona uma quantidade significativa de efeitos positivos ao organismo, que vão desde o relaxamento muscular, à melhoria da circulação sanguínea. Isso se dá porque o calor desencadeado pela fricção dilata os vasos, logo, os estímulos são enviados ao cérebro e esse, por sua vez, responde com um comando para que os músculos relaxem.

2 – Pratique atividades físicas

A prática de esportes é uma ótima maneira de relaxar a mente e restabelecer o condicionamento físico. Enquanto o estresse nos deixa fatigados, a constante prática de exercícios, além de melhorar a qualidade do sono, dá energia para enfrentar os desafios do dia a dia.

Para quem não gosta de ir à academia ou não dispõe de tempo, é possível correr em parques e, até mesmo, entorno da sua casa e/ou apartamento. Há diversos lugares que oferecem opções de treino em asfalto, grama e ladeiras, também. Para os que são adeptos ao uso de patins, a sensação de relaxamento é tão grande quanto – visto que essa atividade é capaz de divertir e causar sensação de liberdade.

É importante ressaltar que uma correta iniciação de atividades regulares começa no consultório médico. Nesse sentido, é fundamental que se faça uma avaliação geral para, então, começar uma atividade. Apenas um profissional poderá orientar os exames adequados a serem feitos, a frequência semanal e os cuidados a serem tomados, a fim de evitar lesões.

3 – Desconecte-se

conectar com a natureza

Embora seja cada vez mais comum a checagem de e-mails pelo celular e a atualização de status nas redes sociais, essas tendências podem se tornar compulsivas e desencadear um alto nível de ansiedade. Sem mencionar o fato de que estamos a todo momento solucionando problemas, ora nossos, ora profissionais, pelos aparelhos telefônicos, e isso impede que qualquer indivíduo descanse adequadamente. Além do uso excessivo do celular provocar insônia, impacta diretamente na rotina diária e na produtividade.

É importante que você determine horários para responder e-mails. Caso trabalhe na frente do computador, desconecte-se quando chegar em casa. Faça um esforço para se distanciar dos equipamentos tecnológicos e saia com amigos que há muito tempo você não encontra.

Desligar o seu telefone ou outro aparelho digital por um período de tempo não significa se isolar. Essa atitude expressa que também é preciso ter um tempo para si e para a sua mente repousar.

4 – Leia

Em um momento de lazer, muitos buscam saídas para fugir do estresse. E se você associasse a leitura a um momento de fuga? Já parou para pensar nisso? Se a sua resposta for negativa, talvez esse seja o momento pelo qual estava esperando!

Dê o primeiro passo e escolha um tema que você goste. Pode ser biografia, assuntos profissionais, literatura ou idiomas. Sempre haverá um conteúdo interessante para se debruçar!

O hábito da leitura irá estimular a constante busca pelo conhecimento, além de aliviar os sintomas de esgotamento. A leitura faz um paradoxo com os desafios que precisamos lidar no dia a dia, porém de uma forma mais leve – sem contar que é possível identificar maneiras diferentes de lidar com os problemas por meio dos personagens. Cultivar essa rotina é essencial para enriquecer o próprio intelecto.

5 – Faça uma playlist com suas músicas preferidas

Como conseguir relaxar e aliviar as tensões do dia a dia: dicas essenciais.

Ouvir músicas calmantes pode baixar a frequência cardíaca e o nível de estresse. Sendo assim, crie uma lista de reprodução com músicas calmas ou sons da natureza. Esses têm o poder de alterar as conexões feitas no cérebro e nosso instinto de ficar cauteloso quanto as possíveis ameaças. Dessa forma, quando estiver no trânsito, por exemplo, o nível de estresse diminuirá.

À medida que você encontrar os sons mais agradáveis aos seus ouvidos, poderá escutar no trabalho, e isso fará com que o seu dia seja produtivo e não tão estressante.

6 – Socialize

Conversar com a sua rede de amigos é uma das melhores formas de relaxamento. Fale com os outros, preferencialmente cara a cara ou pelo telefone. Planeje viagens curtas ou algum passeio no final de semana. O objetivo de fazer planos a curto prazo é que dá para concretizar sem frustrações.

Amigos próximos costumam ajudar nos momentos de descontração e tornam os dias mais leves. Além disso, a conexão social ajuda a levar o sistema nervoso a um estado de repouso e a liberar hormônios anti-inflamatórios, como a ocitocina, por exemplo.

Envolva-se completamente na atividade escolhida e faça esse dia valer a pena com as pessoas que mais ama!

7 – Valorize todos os momentos

Como conseguir relaxar e aliviar as tensões do dia a dia: dicas essenciais.

Seja grato pela proximidade de pessoas que te amam e te querem bem. Tenha em mente momentos que te fizeram realmente feliz e como esse sentimento dominou o seu ser naquela ocasião. É responsabilidade nossa substituir os pensamentos destrutivos por positivos.

Caso seja preciso, faça uma lista de momentos que você se sentiu extremamente relaxado(a) e use-os toda vez que situações estressantes aparecerem em sua vida.

Lembre-se que encontrar técnicas eficazes de relaxamento pessoal não é um luxo, tampouco frescura. Relaxar é fundamental para o bem estar físico e mental de qualquer indivíduo!


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário