Como os atletas combatem o nervosismo antes de uma competição?

Veja aqui quais são as táticas mais usadas pelas atletas de alta intensidade na hora de disputar um campeonato, o que eles fazem para se acalmar e mais.

A ansiedade e o nervosismo são os vilões contra o bom desempenho de um atleta, seja qual for o esporte praticado. O estresse gerado acaba deixando os músculos tensos, o que, consequentemente, influencia diretamente no desempenho do atleta. Combater o nervosismo antes de uma competição é crucial para uma vitória. Estar relaxado é o caminho para alcançar o topo — em qualquer situação.

Há maneiras de controlar o nervosismo antes de um momento decisivo. Para você aprender a controlar, primeiro precisa entender o que o nervosismo pode afetar o seu corpo e o seu desempenho. Então, relaxe e prossiga nessa leitura:

Como o nervosismo pode afetar?

Como os atletas combatem o nervosismo antes de uma competição?

A princípio, é comum, quando uma pessoa está nervosa, que os seus músculos fiquem tensos e rígidos. Na maioria das situações, isso influencia negativamente no desempenho dos atletas. Além de atrapalhar, é um dos grandes culpados pelas dores musculares após o exercício.

Você já percebeu que o estresse fica nítido pela respiração? Isso acontece porque o estado de nervo exige muito mais do sistema respiratório, fazendo você respirar mais forte e rápido. Para controlar a velocidade e até a força, a respiração correta faz a diferença. Para pessoas que sofrem com algum distúrbio pulmonar a situação é ainda pior.

Esses são os contratempos que o nervosismo causa antes de uma competição, atrapalhando o atleta. Mas, o problema ainda pode afetar o coração, o sistema reprodutor, o fígado, o sistema endócrino e o organismo no geral. As técnicas de relaxamento podem ser úteis não somente para atletas antes de competições, mas também para serem aplicadas no dia a dia de qualquer pessoa em estado de estresse.

Técnicas de combate contra o nervosismo para atletas

A respiração é um dos pontos que ajudam a acalmar, isso porque, quando o sistema respiratório está agitado demais, faz com que o restante do corpo também agite-se. Acalmando a respiração, o atleta é capaz de relaxar os músculos, diminuir o ritmo cardíaco e partir para a vitória.

Os exercícios de respiração fazem com que você consiga respirar de forma pausada, com ritmo. A respiração correta enche todo o pulmão de ar e depois o exala. Para isso, coloque suas mãos sobre o estômago. Ao encher o pulmão de ar, você sentirá que o peito e a barriga também inflam. Expire pela boca, repita essa sequência, até estabilizar a frequência cardíaca, e sinta-se mais relaxado. Para ajudar, concentre-se em sua respiração e esqueça tudo o que está ao seu redor.

Manter a positividade também é uma maneira de combater o nervosismo. A ansiedade costuma alastrar-se quando vê uma pitada de medo surgindo em sua mente. Afaste todos os pensamentos negativos e idealize a sua vitória. O fato de se imaginar ganhando faz com que você se sinta mais confiante em dar o melhor de si até a chegada.

A meditação também é um ótimo exercício para combater a ansiedade. Procure um lugar calmo e tente unir as duas dicas acima: respiração e positividade. Controle sua respiração, para acalmar o seu organismo. Depois, lembre-se dos treinos e desafios que você já se superou.

Tratamentos para ansiedade e nervosismo

Como os atletas combatem o nervosismo antes de uma competição?

Há medicamentos que podem auxiliar, no entanto, no caso de atletas, é preciso cuidado ao ministrá-los. Alguns desses são antidepressivos, que podem gerar problema na realização de alguns exames ou, até mesmo, atrapalharem o desempenho na competição. Se o seu caso de ansiedade for extremo, procure ajuda médica, juntamente com o seu treinador, para encontrarem uma solução.

A terapia é uma alternativa fantástica. Nas sessões com o seu terapeuta, você poderá confrontar o nervosismo cara a cara e aprender a lidar com ele. Falar sobre os seus medos de fracasso ajuda a encontrar maneiras de vencê-los. O terapeuta terá um papel importantíssimo nessa questão.

O acompanhamento de um treinador também faz diferença. Ele irá te ajudar, te guiar e ainda te acalmar nos momentos difíceis. O papel do treinador é fazer com que você se supere cada vez mais. Escute-o sempre durante o treino e antes de uma competição. Ele poderá te acalmar e mostrar os desafios que você já venceu.

E você? O que faz pra combater a ansiedade e o nervosismo antes de uma competição? Conta pra gente nos comentários!


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