Como calcular semanas de gravidez?

Está ansiosa pela chegada do bebê, mas não sabe como calcular as semanas de gestação? Confira, aqui no Quero Viver Bem, as informações ocmpletas!

É preciso lembrar da última vez que menstruou, seja o último ou o primeiro dia do ciclo. Em seguida, usa-se um calendário para contar as semanas que separam a data atual. Assim, chegará à idade gestacional.

O mais comum é que o casal seja surpreendido com a notícia da gravidez. Por isso, muitas mulheres ficam na dúvida de quanto tempo estão de gestação. Ao contrário do que se pensa, a referência para esse cálculo não é o dia da concepção, mas sim da Data da Última Menstruação (DUM).

Usando esse marco, é possível saber com quantas semanas de gravidez a mulher está. Já em relação à Data do Provável Parto, a futura mamãe saberá com precisão somente após as consultas pré-natais.

[LEIA TAMBÉM: COMO SABER SEMANAS DE GESTAÇÃO? ]

Calculando as semanas de gravidez

Para quem já vem planejando uma gravidez é até mais fácil calcular o tempo de gestação. Certamente, a mulher terá anotado o último ciclo menstrual, a parir daí, é só seguir os passos listados, abaixo, e conhecer a idade gestacional em semanas:

  1. Identifique a data da última menstruação, em um calendário;
  2. Some 7 dias;
  3. Essa será a primeira semana de referência, e a partir dela são contadas as semanas seguintes até a data da confirmação da gravidez.

Num exemplo prático: se no dia 1 de junho (segunda-feira) foi a data do seu último ciclo, no dia 7 de junho completará a primeira semana. E digamos que a mulher realize o teste em 10 de agosto, a gravidez terá 10 semanas e 2 dias.

[VEJA TAMBÉM: DICAS DE ALIMENTAÇÃO NA GRAVIDEZ ]

A conta é realizada dessa forma, pois é difícil precisar a real data de fecundação. Os espermatozoides podem demorar para chegar ao óvulo, e não se saberia ao certo em qual coito foi concebido o bebê.

Os exames de ultrassom confirmarão o tempo gestacional, bem como outras coisas, como a data do parto. O importante é que, nesse período, a grávida se cuide para que o bebê nasça saudável.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário