Como calcular o IMC (Índice de Massa Corporal) – Descubra seu peso ideal!

O IMC é a sigla para Índice de Massa Corporal. Este cálculo usa uma fórmula que indica se o peso em quilogramas da pessoa está de acordo para a faixa etária e altura do indivíduo. A tabela é a forma mais fácil de descobrir o peso ideal. No entanto, a Organização Mundial da Saúde entre outras instituições advertem que os dados do IMC não devem ser analisados sozinhos, o número precisa ser interpretado de acordo com a condição de cada um.

Aqui você aprende a calcular o seu IMC, descobre o seu peso ideal e como saber a sua necessidade calórica com base na sua massa corporal. Esta medida é utilizada mundialmente por instituições de saúde para saber se a pessoa está acima do peso, tem obesidade ou desnutrição.

Como calcular o IMC

O cálculo do IMC deve ser feito usando a seguinte fórmula matemática: Peso  ÷ (divididos) altura x altura. O peso deve ser calculado em quilogramas e a altura em centímetros.

Exemplo:  Se o seu peso é 80 quilogramas e a sua altura é 1,80 metros, então para calcular você divide 80 por 180 ao quadrado. O resultado será 24,69. Ao analisar a tabela disposta abaixo, descobrirá que significa que o índice de massa está dentro da normalidade.

Use uma calculadora na internet ou a seguinte fórmula para o cálculo IMC.

imc cálculo

Confira na tabela abaixo o que o resultado significa.

Crianças de 0 a 14 anos não precisam fazer esse cálculo, pois sua estrutura é diferente e a tabela não funciona igualmente para eles.

Tabela IMC – Resultado

  • Abaixo de 17 – muito abaixo do peso.;
  • Entre 17 e 18,49 – abaixo do peso;
  • Entre 18,5 e 24,99 – peso normal;
  • Entre 24 e 29,99 – acima do peso;
  • Entre 30 e 34,99 – obesidade grau I;
  • Entre 35 e 39,99 – obesidade grau II (severa);
  • Acima de 40 – obesidade grau III (mórbida).

como calcular imc

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a obesidade mórbida ocorre quando você ultrapassa do limite de 20% a mais do seu peso. Entenda como interpretar cada resultado e saiba quais são os perigos de se enquadrar fora dos padrões considerados normais:

Muito abaixo do peso:  pode ocasionar  queda de cabelo, infertilidade, ausência menstrual, falta de nutrientes no organismo, unhas frágeis, fadiga, anemia, indisposição;

Abaixo do peso:  causa fadiga, stress, ansiedade, falta de nutrientes no organismo, exames de sangue alterados. Caso a pessoa fique doente as consequências poderão ser mais graves, já que o organismo não terá de onde tirar reservas de energia;

Peso normal:  há menor risco de doenças cardíacas e vasculares, mais disposição para realização de tarefas do dia a dia, maior qualidade de vida;

Acima do peso: causa fadiga, má circulação, varizes, aparecimento de estrias e celulites, indisposição, cansaço, ansiedade, há maior propensão para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares;

Obesidade Grau I: risco de diabetes, angina, infarto, aterosclerose, colesterol elevado, problemas cardiovasculares;

Obesidade Grau II:  ocasiona apneia do sono, falta de ar; problemas cardiovasculares, indisposição, dificuldades para dormir;

Obesidade Grau III:  a pessoa corre risco de morte, pode ter dificuldade para se mover, escaras, diabetes, infarto, AVC, maior propensão à doenças de todos os níveis.

Tabela IMC por idade Como calcular

Saiba mais sobre a classificação  no texto sobre a tabela do IMC

Qual é o seu peso ideal?

O peso ideal é calculado em função da sua altura, idade e do seu peso. Esta medida pode variar de pessoa para pessoa e também de acordo com o gosto de cada um. Ter um pouquinho a mais de gordura pode ser considerado esteticamente melhor e não apresentar riscos para a saúde.

O peso ideal precisa ser aquele que não saia ultrapasse 25 e não seja menor que 18,5. Pessoas que estão com sobrepeso precisam perder quilos, enquanto quem está abaixo deve ganhar um pouco de peso para se manter saudável.

Quanto mais baixa a pessoa, menos quilos ela deve ter. Já pessoas mais altas naturalmente podem ser mais pesadas. No entanto, o cálculo do seu peso ideal não deve levar somente o IMC em consideração. Segundo instruções de nutricionistas e do Ministério da Saúde esta é somente uma base, para te ajudar a saber se você está dentro da normalidade ou não.

Atletas e pessoa que fazem musculação, por exemplo, mesmo quando saudáveis podem aparecer com sobrepeso na tabela do IMC. Isso acontece por conta do peso dos músculos, que não é levado em consideração na fórmula matemática.

Quem foi enquadrado no cálculo do IMC  em valores abaixo da normalidade (tanto abaixo como sobrepeso ou obesidade) tem a recomendação de fazer um exame de índice de gordura corporal. O procedimento informa com mais detalhamento o que é melhor fazer: aumentar a massa magra (músculos) ou diminuir a massa gorda (gordura acumulada).

tabela imc

Qual a sua necessidade calórica?

A necessidade calórica de uma pessoa é a quantidade de calorias que ela deve ingerir no dia para manter o organismo saudável e com a quantidade de energias suficientes para o bom funcionamento. Uma alimentação que ultrapassa esta medida ocasiona o sobrepeso. Dietas, são aquelas que forçam o corpo a sobreviver com um pouco menos do que ele precisa, afim de forçá-lo a utilizar as reservas acumuladas em forma de gordura.

O cálculo do IMC não informa com precisão a necessidade calórica do indivíduo, já que ela precisa ser calculada não somente com base no peso corporal, mas também à rotina e estilo de vida da pessoa. A melhor forma de descobrir quanto se pode comer em cada dia é consultando um nutricionista que lhe avaliará individualmente.

Para mais informações sobre este assunto consulte o texto que informa quantas kcal você precisa comer para emagrecer. 

O que fazer se o seu IMC não está normal

Abaixo do peso: Pessoas abaixo do peso devem ganhar gordura. No entanto, isto não significa que pode começar a comer mais do que deve. É preciso aliar uma dieta saudável e com grande necessidade calórica, dependendo do caso pode também fazer o aumento de peso mediante a prática de exercícios físicos de fortalecimento da massa muscular.

Sobrepeso: Pessoas com sobrepeso devem reduzir a quantidade de massa gordura (gordura acumulada). Antes é preciso averiguar qual é o problema na rotina do indivíduo. Acúmulo de gordura visceral (abdominal) costuma ser excesso de carboidratos, assim pode-ser recomendar uma dieta low carb. Quando a gordura é mais distribuída pode ser o sedentarismo. É recomendado consultar um profissional especializado para ajudar a identificar o que fazer para alcançar o peso ideal e perder quilos com saúde.

Obesidade: a obesidade é uma doença que deve ser tratada em conjunto com remédios e mudanças de rotina. Algumas medicações como a sibutramina podem ser recomendadas por um médico. Não se automedique – ao ser enquadrado em qualquer grau de obesidade deve-se fazer uma avaliação para perder peso rapidamente e com saúde. Mudanças drásticas podem ser perigosas.

Dicas para alcançar o peso ideal

Se você tem maus hábitos alimentares e não pratica atividades físicas, esteja pronto para mudar porque isso é essência na vida de qualquer pessoa, independente se ele está abaixo ou acima do peso. Em seguida você deve melhorar seus hábitos.

Algumas dicas parecem clichês, mas precisam ser ditas porque elas são essenciais para que você tenha uma boa qualidade de vida e um peso dentro da média.

  • Coma de 3 em 3 horas porções pequenas;
  • Coma no mesmo horário todos os dias;
  • Use e abuse das frutas, verduras e legumes;
  • Elimine da sua casa alimentos gordurosos, industrializados e com uma grande quantidade de açúcar;
  • Pratique atividades físicas que você goste;
  • Esqueça os refrigerantes e fastfoods todos os finais de semana;
  • Faça refeições saudáveis, mas muito saborosas;
  • Beba muita água;
  • Mantenha uma alimentação saudável e que não ultrapasse suas necessidades calóricas diárias;
  • Calcule o seu IMC todo mês para conferir se está surtindo efeito;
  • Evite comer muito tarde;
  • Não pule nenhuma refeição;
  • Deixe de lado as dietas malucas, pois elas podem ter um efeito contrário para você;
  • Não tome remédios sem indicação médica;
  • Coloque as pessoas da sua casa para mudar de vida com você.

Plano detox emagrece mesmo?Quando não fazer o cálculo do IMC?

O IMC é um método muito utilizado para saber se você está acima do peso ou abaixo do peso ideal. Um processo rápido e simples de fazer. Porém podem existir algumas falhas e com isso, você pode buscar outras opções, como, avaliação física por medição da prega de gordura, por exemplo.

O cálculo do Índice de Massa Corporal nem sempre indica resultados tão condizentes com a realidade, principalmente em alguns casos específicos. O cálculo do IMC não é um método fiel para avaliação de peso em:

  • Idosos. Porque há uma redução normal dos músculos nessa idade, e o método não prevê isso. Pode haver a diminuição também da massa óssea;
  • Atletas e indivíduos muito musculosos. Pois a estrutura muscular é muito pesada. E trará um resultado incoerente. Isso porque músculos pesam muito mais do que a gordura, alterando os resultados;
  • Gestantes. Porque estará com um peso a cima do normal, por conta do bebê, placenta e outros fatores da gravidez.

Um profissional da saúde saberá exatamente qual método aplicar para cada indivíduo. De acordo com seu estado geral de saúde. O IMC serve como base, se você não fizer parte desses grupos específicos.

Essas dicas são essenciais para você que quer perder peso, já você que está com o peso muito abaixo, deve procurar um médico para saber a causa. Se a sua alimentação também for ruim, já esteja pronto para mudar isso, afinal estar magro não significa que você está saudável.

Agora que você sabe mais sobre como calcular o IMC faça isso agora mesmo e veja se você está no seu peso normal ou não. Mesmo se você estiver, seguir as dicas que citamos acima é sempre bom.


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