Como calcular ciclo menstrual? Informações completas aqui.

Veja aqui como conseguir calcular o seu ciclo menstual, como funciona o seu organismo para o recebimento (ou não) de um bebê e muito mais.

A contagem do seu ciclo menstrual começa logo no primeiro dia de sua menstruação, ela vai até o dia da sua próxima menstruação. Geralmente ele tem a média entre 25 até 35 dias, tudo pode variar de mulher para mulher.

O ciclo menstrual é dividido em três fases:

  • Folicular: logo no primeiro dia da sua menstruação e prepara assim os folículos ovulatórios até em média ao 10º dia do seu ciclo;
  • Ovulatória: conhecido como o período fértil, é aí que acontece a ovulação, ou seja, a liberação do seu óvulo maduro para que seja fecundado pelo espermatozoide;
  • Lútea: começa logo após a ovulação e continua por 10 dias em média, logo até o primeiro dia da sua próxima menstruação.

E seu meu ciclo for irregular?

Se o seu ciclo é irregular, é bem difícil que você consiga saber quando será sua próxima menstruação, nesse caso é indicado que você procure um ginecologista para que a causa dessa falta de regulagem seja investigada.

Esses ciclos irregulares são comuns em mulheres que estão no início da vida fértil ou perto da menopausa, logo no pós parto, mulheres que tem anorexia, atletas, mudança de anticoncepcional, momentos de estresse ou outros vários problemas.

A primeira menstruação costuma acontecer por volta dos 12 anos de idade, terminando aproximadamente perto da menopausa, que costuma acontecer nos 50 anos. O ciclo comum de mulheres que tem regularidade é de uma média de 28 dias, porém isso pode variar.

Como acontece a menstruação?

O fluxo menstrual é o sangue que foi eliminado do revestimento do útero, isso porque de maneira mensal, o nosso corpo produz o estrógeno, que é o hormônio feminino responsável pelo amadurecimentos dos óvulos, mais precisamente nos ovários.

Essa produção costuma intercalar entre o ovário direito e o esquerdo, porém quando o óvulo está amadurecido ele vai descer pelas trompas de falópio, com esse movimento sendo executado, o útero se prepara para receber a gravidez, o que torno o revestimento mai espesso e com uma maior quantidade de sangue.

Caso esse óvulo se encontre com o espermatozoide no útero, haverá a formação do embrião, o que é a gravidez. Isso não acontecerá caso o revestimento fique enfraquecido e vire gotas de sangue, o que vai depender de cada mulher.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário