Como aumentar a imunidade? Alimentos e dicas exclusivas!

Quer aumentar a sua imunidade? Veja aqui quais são os alimentos que não podem faltar na sua alimentação, além de hábitos diários imprenscindíveis.

O nosso corpo é protegido constantemente pelo sistema imunológico, defensor de possíveis invasores, sejam eles vírus, bactérias ou fungos, principais causadores de doenças. Agora, quando o organismo está enfraquecido, é comum que se tenha mais chances de ficar doente. Por isso, tenha bastante atenção ao seu corpo e aprenda, aqui, como aumentar a imunidade.

Alimentos que aumentam a imunidade

1- Vegetais escuros

Como aumentar a imunidade? Alimentos e dicas exclusivas!

Possuem ácido fólicoque ajuda na formação dos glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo. Nesse caso, é indicado o consumo de brócolis, couve, espinafre, além de feijão e cogumelos.

2 – Tomate

Fruta rica em licopeno, diminui os radicais livres no organismo – responsáveis por aumentar o envelhecimento das células -, além de combater algumas doenças cardiovasculares.

3 – Gengibre

Herbácea rica em vitaminas C, B6 e ação bactericida, impede inflamações de garganta, acelera o metabolismo e aumenta a imunidade do corpo.

4 – Alho

Esse alimento diminui o muco presente nos pulmões, o que alivia tosses e riscos de bronquite. Além disso, o  consumo do alho é recomendado em conjunto com antibióticos, por ser rico em vitamina A, C e E.

5 – Frutas cítricas

Como aumentar a imunidade? Alimentos e dicas exclusivas!

Algumas são ricas em vitamina C, um antioxidante que aumenta a força do sistema imunológico, como: laranja, kiwi e acerola.

6 – Cebola

Alimento rico em substâncias anti-inflamatórias, antiparasitárias, antibacterianas e antifúngicas, a cebola reduz problemas de saúde, como câncer, além de afastar resfriados e gripes.

7 – Salmão

Pela grande quantidade de Ômega 3, diminui inflamações no corpo, principalmente nas artérias, elevando, assim, a imunidade do corpo. Esses benefícios também são encontrados no azeite.

8 – Óleo de coco

O óleo de coco possui ácido láurico e cáprico, que aumentam o sistema imunológico e impedem a presença de vírus, bactérias e fungos. Ademais, esse óleo melhora o funcionamento do intestino, com a eliminação de bactérias nocivas.

9 – Itens ricos em zinco

Alimentos ricos em zinco combatem resfriados, gripes e outras possíveis doenças que atingem o sistema imunológico. Você encontra esse mineral em: carnes, cereais integrais, sementes e leguminosas.

10 – Própolis

Como aumentar a imunidade? Alimentos e dicas exclusivas!

Com propriedades antibacterianas e antivirais, o própolis possui proteínas capazes de equilibrar o sistema imunológico, principalmente pela produção de citocinas, que elevam a imunidade.

11 – Sementes

Alguns tipos de sementes, principalmente as oleaginosas, são conhecidas pela grande quantidade de vitamina E, ótimas para aumentar o sistema imunológico do corpo. Você pode encontrar esses benefícios em nozes, castanhas, amêndoas e óleos de vegetais, como de girassol, canola, milho e trigo.

12 – Castanha-do-Pará

Assim como o champignon, a castanha-do-Pará é conhecida por ser rica em selênio, um tipo de antioxidante que combate os radicais livres, aumenta a imunidade e o processo de cicatrização do organismo.

13 – Pimenta

Uma fonte rica de betacaroteno que depois se transforma em vitamina A, a pimenta protege o corpo de possíveis infecções.

Além disso, você pode incluir alguns desses alimentos naquele seu suco detox e transformá-lo em uma bebida para aumentar a imunidade, bem mais fácil de consumir e elevar os níveis de defesa do seu corpo. Veja, abaixo, outras dicas importantes para ter o corpo mais forte possível.

Outras dicas para aumentar a imunidade

Como aumentar a imunidade? Alimentos e dicas exclusivas!

Além dos alimentos citados acima, você também pode incluir ou praticar mais alguns hábitos diários, veja quais são, abaixo:

  1. Dar risada: o riso diminui a adrenalina e o cortisol no corpo, hormônios que prejudicam o organismo. Além disso, a risada libera endorfina, que gera bem-estar;
  2. Escutar música: a música, além de reduzir o estresse do corpo, também aumenta a longevidade do ser humano, por isso, coloque o fone o quanto antes;
  3. Fazer mais sexo: pessoas que fazem sexo, pelo menos, duas vezes na semana possuem maior taxa de igA, hormônio que impede a proliferação de vírus e bactérias no organismo;
  4. Praticar exercícios físicos: a prática de atividades físicas aumenta a oxigenação do corpo, processo necessário para renovação das células imunológicas;
  5. Lavar as mãos: esse simples ato diminui em até 40% as chances de infecções no corpo, segundo a OMS. Isso acontece porque é a principal via de transporte de vírus e bactérias são as mãos.

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário