Como acabar com as espinhas?

As espinhas podem causar um grande incômodo na vida de quem sofre com elas. Veja aqui como se livrar do problema e acabar com a acne de uma vez por todas.

O tratamento da acne varia de acordo com o grau das espinhas. Nos casos menos severos, como a acne de grau 1, geralmente são prescritos sabonetes, loções, cremes e pomadas que contenham ácido salicílico ou enxofre. A acne de grau 2 pode ser tratada com antibióticos de uso oral ou tópico e geralmente acompanho a aplicação de tretinoína na pele. Acne de grau 3, 4 ou 5, que são bem mais severas, são tratadas com Roacutan, um medicamento próprio para isso.

Para tomar Roacutan é preciso prescrição médica. Ele é um medicamento extremamente forte e que pode causar diversos efeitos colaterais. Porém, pode ser a solução ideal para alguns paciente para acabar com as espinhas. Ao optar pelo tratamento, é preciso fazer o acompanhamento mensal com o médico dermatologista.

Juntamente com o tratamento do Roacutan o paciente deve tomar alguns cuidados extras, como não ingerir bebidas alcoólicas, usar hidratantes para o rosto, lábios, aplicar diariamente protetor solar e, caso seja mulher, usar métodos contraceptivos eficazes, como anticoncepcional, e usar camisinha nas relações sexuais. Isso porque o Roacutan pode gerar deformidades graves no feto, em caso de gravidez.

Como a espinha é causada?

acabar com espinhas

A acne é causada pela alta produção sebácea, que acaba obstruindo os poros da pele e causando inflamações. Geralmente as espinhas aparecem na fase da adolescência, mas podem persistir até a fase adulta, tanto em homens quanto em mulheres. Pode estar relacionada à outros problemas de saúde, geralmente associados à causas hormonais.

O sebo produzido pela pele é responsável por protegê-la e mantê-la hidratada e nutrida. Porém, quando há a produção excessiva de sebo, os poros tendem a entupir. Quando esses poros estão entupidos e entram em contato com bactéria, há uma inflamação no locar que causa as espinhas. Ela pode ser leve e desaparecer em poucos dias ou ser mais grave e persistente, causando até mesmo nódulos e dor no local.

As áreas mais afetadas são: rosto, peitoral, ombros e costas, mas ela pode aparecer também em outras regiões. Caso a acne não seja tratada logo no seu início, pode causar marcas permanentes no paciente e até mesmo gerar quadros de depressão. Por isso, recomenda-se achar a causa do problema e tratá-lo assim que perceber o seu início. Os tratamentos devem ser feitos com acompanhamento dermatológicos.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário