Como acabar com a insônia? Causas, Tratamentos e Dicas

Você sabe o que é a insônia e por que ela acontece? Confira, aqui no Quero Viver Bem, informações completas sobre o problema!

Você demora para pegar no sono? Ou ainda acorda durante a noite várias vezes? Seu sono pode não estar sendo reparador o suficiente, e isso é um sinal claro de insônia. Mas, calma aí! Existem vários tipos de insônia e identificar a causa é fundamental!

A falta de sono pode afetar todo o seu relógio biológico e causar alterações em seu humor (sem contar em outros malefícios). Então, descubra seu tipo de insônia e causa para que um tratamento seja indicado!

A seguir no Quero Viver Bem, conheça 7 tratamentos caseiros que podem ajudar ou mesmo amenizar esse problema até que você procure um especialista. Veja, também, dicas de prevenção e cuidados médicos!

Causas da insônia

A insônia pode ser dividida tanto pelo seu tempo de duração, quanto pela gravidade, ou até pelo espaço de tempo:

  • Insônia transitória (aguda): irá durar no máximo um mês.

Suas causas principais são mudanças no padrão de sono, na localização geográfica (jetlag) e no próprio horário de trabalho. É claro que esse tipo pode ser ocasionado por estresse, por alguma doença, por problemas pessoais que você tenha ou pelo simples consumo de cafeína ou álcool em excesso.

  • Insônia de curto prazo (subaguda): pode durar de quatro a seis semanas.

É aquela falta de sono relacionada à perda de um ente querido ou um acidente importante, podendo aparecer em casos de estresse pós-traumático.

  • Insônia de longo prazo (crônica), pois ela dura mais de três meses ou até quando o paciente procura tratar o problema, que geralmente está associado a uma doença física ou psiquiátrica.

Ainda, a insônia pode ser leve, moderada ou severa (grave). Esses graus envolvem o quanto esse problema afeta a sua qualidade de vida.

Da mesma maneira, quando a insônia ocorre, também é de fundamental importância definir a causa:

  1. Inicial ou de conciliação: é aquela que acontece quando se deita, quando o sono é dificultado até de madrugada. Muitas vezes, a ansiedade ou os problemas que incomodam podem ser desencadeantes;
  2. Intermediária ou de mantimento do sono: é a insônia da madrugada, ou seja, mesmo que você durma ao deitar, acorda depois de poucas horas e não consegue mais pregar o olho. É também o caso de acordar várias vezes durante a noite;
  3. Terminal ou de fim de sono: você acorda antes do horário que planejada – até antes do despertador tocar.

Isso pode ser causado pela falta de escuridão do quarto ou até pela ansiedade em lembrar de algo que irá acontecer em determinado dia.

[LEIA TAMBÉM: INSÔNIA – PRINCIPAIS CAUSAS E 4 TRATAMENTOS ]

7 tratamentos caseiros para acabar com a insônia

A maioria dos tratamentos para insônia envolve medicamentos e terapia cognitivo-comportamental – tudo depende da causa.

Mas, você sabia que é possível fazer uso de ingredientes e atitudes naturais para amenizar a falta de sono? Confira quais são os 7 tratamentos caseiros mais indicados e fale com o seu médico antes de inicia-los, ok?

  1. Chás que não são à base de cafeína: opte por gelados ou em temperatura ambiente, ou seja, evite que ele esteja muito quente. São alguns exemplos de chás para insônia: camomila e erva-doce;
  2. Leite morno: pela presença de um aminoácido, o consumo desse alimento irá relaxar seus músculos e ajudar em uma noite tranquila;
  3. Alimentação até duas horas antes de dormir, de preferência com carboidratos leves, como frutas, saladas e massas;
  4. Banho morno: essa é outra alternativa que relaxa os músculos, por isso, faça o processo, pelo menos, duas horas antes de ir para a cama;
  5. Consumo de oleaginosas: (em particular as amêndoas e nozes): são ótimas para estimular a energia corporal e também para relaxar os músculos, induzir o sono, evitar as dores ou as cãibras e equilibrar as funções cerebrais. Um punhado delas após o jantar é o suficiente!
  6. Mel: como substituto do adoçante ou do açúcar, ele tem propriedades soníferas que relaxam as funções cerebrais. A dica é adoçar os chás mencionados com uma colher de chá de mel para ter esse benefício;
  7. Cerejas: frutas vermelhas possuem melatonina e também ajudam no descanso. Uma dica é fazer um suco de cerejas com nozes (ou amêndoas), procurando não adicionar açúcar – se for necessário, coloque mel!

o que a falta de sono causa?

[CONFIRA TAMBÉM: REMÉDIOS CASEIROS PARA INSÔNIA]

Dicas e cuidados para acabar com a insônia

Além do que você pode fazer com os tratamentos caseiros, é importante ter bastante atenção ao que faz durante o dia, para que não traga consequências ao seu sono.

Por exemplo:

  1. Evite o consumo de bebidas alcoólicas;
  2. Evite exagerar no consumo de cafeína;
  3. Procure administrar o estresse – é, pode ser bem difícil, mas tente encontrar alguma atividade que lhe dê bem-estar, como meditação ou yoga;
  4. Cheque as suas medicações: talvez alguma delas esteja afetando o seu sono;
  5. Crie uma rotina para a hora de dormir e de acordar;
  6. Mantenha o seu quarto escuro, fresco e silencioso;
  7. Não faça uso de aparelhos eletrônicos antes de dormir.

A insônia pode atingir entre 30% a 50% da população, conforme dados do Instituto Brasileiro do Sono. Resolva a causa desse distúrbio para garantir uma vida melhor!

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