Como acabar com a caspa?

Como acabar com a caspa? Veja aqui as melhores maneiras de se livrar do problema e do desconforto causado por essa proliferação de fungos no couro cabeludo.

Os tratamentos para caspa envolvem shampoos anticaspa, bem como comprimidos e até mesmo medicamentos para serem utilizados no couro cabeludo. Existem opções de tratamento na maioria das farmácias e caso o problema persista é recomendado consultar um dermatologista. Assim ele pode prescrever comprimidos, visando combater a proliferação de fungos na região.

É preciso também controlar a oleosidade, lavando com frequência para que os fios não fiquem pesados e evitar abafar o couro cabeludo. Por isso não prenda os fios enquanto ainda estiver molhados. Evite usar bonés, chapéus ou toucas com a raiz dos cabelos úmidas e seque bem os fios caso tome banho antes de dormir.

A caspa é um fungo que se prolifera no couro cabeludo e pode se agravar caso a região seja abafada. O problema é mais comum nos homens, porém podem aparecer também nas mulheres. A caspa causa descamação no couro cabeludo de forma moderada ou intensa que causam bastante coceira. As melhores substâncias e mais utilizadas para o combater o problema com caspa são: sulfeto de selênio, ciclopirox olamina ou cetoconazol.

Se os sintomas estiverem acompanhadas de inflamações ou coceiras, gerando desconforto, pode-se ministrar ácido salicílico, antifúngicos ou corticoides. Algumas clínicas dermatológicas oferecem também sessões de fototerapia, utilizando luz azul, que ajuda a combater a caspa e os desconfortos causados pelo problema.

Dicas

Existem algumas outras dicas que podem ser seguidas para combater a caspa e proporcionar uma maior qualidade de vida para pessoas que sofrem com a proliferação desses fungos de forma frequente. Confira:

  • Tomar banho de água fria ou morna, evitando temperaturas muito quentes, que podem estimular a produção de sebo no couro cabeludo e agravar a caspa;
  • Evitar o estresse e situações que possam ser muito estressantes, já que o psicológico pode afetar todo o organismo e inclusive a caspa;
  • Evitar alimentos muito gordurosos na alimentação;
  • Manter-se hidratado e consumir pelo menos 2 litros de água todos os dias;
  • Evitar dormir com os cabelos molhados ou úmido, caso esteja com o tempo curto, procure ao menos secar a raiz antes de se deitar;
  • Evite usar as unhas para coçar o couro cabeludo. Mesmo com o desconforto, faça leves massagens usando a ponta dos dedos, assim você evitar arranhar a região e causar ferimentos.

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário