Com quantos anos nasce o dente do siso?

O dente do siso é a finalização da composição de uma arcada dentária, surgindo nos indivíduos durante a faixa etária dos 17 aos 21 anos.

Quando nascem sem nenhum problema, não devem ser extraídos. Porém, se comprometidos, desenvolvem deformações e comprometem a gengiva e os outros dentes.

[LEIA TAMBÉM: QUANTO TEMPO LEVA PARA NASCER O DENTE DO SISO?]

apontando para o dente siso em frente ao dentista

Essa má formação do dente do siso se deve às transformações genéticas, que vão passando de geração para geração. Analisando a anatomia humana, é possível comprovar a alteração da estrutura craniana, o que explica o problema no crescimento do dente.

É necessário a extração do dente de siso?

Somente em algumas situações a extração é necessário, entre elas, quando o dente:

  • Não consegue romper a pele da gengiva e começa a causar dor;
  • Nasce fazendo pressão nos outros dentes próximos;
  • Está inflamado, devido a cáries e outras bactérias;
  • Não tem espaço suficiente para crescer.

Outro fator que pesa para retirar esse dente é a questão ortodôntica. Corrigir o alinhamento dos dentes, muitas vezes, requer a extração de um molar. Os dentes sisos são os normalmente escolhidos para essa correção.

dente siso

No caso de inflamado, o dente não poderá ser tirado. Primeiramente, o problema deve ser tratado, não podendo se estende, pois as infecções bucais progridem para outras patologias mais sérias.

É durante uma observação clínica que a extração será indicada como necessária, ou não. Se o dentista entender que pode recuperar o dente de siso, ele não extrairá.

[LEIA TAMBÉM: QUANTO TEMPO LEVA PARA CICATRIZAÇÃO DO DENTE SISO?]

Essa cirurgia, na maioria das vezes, é bem simples. O paciente terá poucas obrigações pré-operatórias, e todo procedimento durará 30 minutos, sendo que, após 7 dias, o local do dente extraído estará cicatrizado.

O ideal é, se sentir qualquer incomodo na região do dente do siso, seguir a um consultório odontológico para realizar uma avaliação, bem como diagnosticar e tratar o problema.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um Comentário