Com quanto anos vive uma pessoa com Alzheimer?

Uma pessoa com Alzheimer tem um tempo médio de sobrevida de 8 a 10 anos. Note que essa é uma estimativa – inúmeros casos podem durar por um período mais prolongado.

O Alzheimer, até o momento, não possui uma cura. Por isso, o tratamento existente tem como objetivo amenizar os sintomas que dificultam (e muito) a vida do doente.

alzheimer tratamento

[CONFIRA TAMBÉM: ALZHEIMER PRECOCE – QUANTOS ANOS?]

Estágios da Doença de Alzheimer

O Mal de Alzheimer evolui de forma lenta e inexorável, isto é, não existe uma maneira de “barrar” o avanço da doença em uma pessoa. Desse modo, para identificar o quadro clínico, é possível analisar os 4 estágios da enfermidade:

  • Estágio 1 (forma inicial): manifesta-se com alterações na memória, nas habilidades espaciais e visuais, além de modificações na personalidade;
  • Estágio 2 (forma moderada): já apresenta dificuldades na fala, na realização de tarefas simples e na coordenação de movimentos. A pessoa pode, também, ter agitação e insônia;
  • Estágio 3 (forma grave): há deficiência motora progressiva, dificuldades para se alimentar, resistência na execução de tarefas do dia a dia e outros problemas de saúde, como incontinência urinária e fecal;
  • Estágio 4 (terminal): estágio no qual o doente fica restrito ao leito, com infecções intercorrentes, dores à deglutição e mutismo.

Uma doença degenerativa como o Alzheimer requer um diagnóstico precoce para que, consequentemente, o tratamento seja iniciado o mais breve possível.

[VEJA TAMBÉM: TESTE PARA DESCOBRIR ALZHEIMER]

Tratamento para a Doença de Alzheimer

Como se sabe, o objetivo do tratamento é retardar a evolução dos sintomas e preservar, pelo menos por mais um tempo, as funções intelectuais da pessoa.

O médico – um neurologista, psiquiatra ou geriatra – irá prescrever o que for necessário para o tratamento, mas os familiares devem se conscientizar sobre a doença e como ela afetará o dia a dia de todos.

Dicas interessantes são:

  • Estabelecer uma rotina diária para a pessoa, simplificando algumas tarefas ao máximo;
  • Encorajar o doente a fazer alguma tarefa por conta própria (como comer);
  • Fazer o acometido pelo problema se alimentar de forma saudável;
  • Estimular exercícios físicos e de memória e manter o convívio familiar e social.

Gostou do conteúdo? Então, confira, também, Existe Uma Alimentação Adequada Para Quem Tem Alzheimer?


Referências utilizadas neste conteúdo:

http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/alzheimer


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário