Colesterol baixo – O que comer para aumentar? Melhores alimentos

Colesterol baixo é uma condição em que o HDL (High Density Lipoprotein), considerado, pelos médicos, como o colesterol bom, está em quantidade reduzida no organismo.

O HDL é extremamente benéfico à saúde, porque é capaz de capturar o colesterol ruim (LDL) das artérias, evitando o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como o AVC e os infartos.colesterol baixo

 

Tipos de colesterol e quantidades ideais

Colesterol HDL

É eleito, pelos médicos, como o colesterol bom e único que deve estar em maior concentração na corrente sanguínea. O recomendado pelos médicos é que esteja sempre acima de 40 mg/dl. Menos do que isso há o risco de doenças cardiovasculares.

Colesterol LDL

O LDL (Low Density Lipoprotein) é o vilão da história, tanto que é chamado de colesterol ruim. Ele forma placas de gordura nas artérias, entupindo-as e levando ao surgimento de doenças cardíacas e vasculares.

Segundo especialistas, o recomendado é que o LDL esteja menor do que 130 mg/dl no organismo. Para garantir a saúde, é preciso baixar o LDL e aumentar o HDL.

Colesterol VLDL

O VLDL (Very Low Density Lipoprotein) é o menos conhecido, mas, também, não é benéfico, pois aumenta as chances de aparição de doenças cardíacas. Recomenda-se que este tipo de colesterol esteja abaixo de 30 mg/dl no organismo.

Causas do colesterol baixo

Primordialmente, há duas causas que levam ao colesterol baixo:

  1. Fatores genéticos: quando a pessoa nasce com uma predisposição à baixa produção de HDL pelo fígado;
  2. Hábitos de vida prejudiciais à saúde: entram nessa lista o sedentarismo, a má alimentação, a obesidade e o tabagismo.

Baixo HDL é hereditário?

Sim, trata-se de uma condição genética, mas sua incidência é baixa, tanto que é mais fácil encontrar pessoas com colesterol baixo por ter hábitos de vida nada saudáveis do que por questões hereditárias.

No caso, o baixo HDL só é considerado hereditário quando o paciente nasce com predisposição à menor produção desse tipo de colesterol pelo fígado, ou seja, seu próprio organismo não consegue proteger-se contra o colesterol ruim.

Sintomas do colesterol baixo

O HDL baixo é uma condição silenciosa, ou seja, ela não gera sintomas que possibilitam a sua identificação com antecedência. Justamente por isso, é essencial sempre realizar check-ups médicos, para verificar, regularmente, a saúde do paciente e diagnosticar tal problema logo em seu início.

Embora não apresente sintomas, há alguns fatores que levam os médicos a suspeitarem que o paciente possui colesterol baixo, entre eles:

  1. Obesidade;
  2. Sedentarismo;
  3. Alimentação com muito açúcar e gorduras trans e saturadas.

Diagnóstico de colesterol baixo

O diagnóstico é feito por meio de exames de sangue específicos, para verificação e análise do colesterol. Tal teste é indicado pelo médico responsável e pode ser feito em laboratórios e clínicas de análise.

colresterol bom

Há cura para o colesterol baixo?

Sim, há cura, desde que a pessoa adote hábitos de vida mais saudáveis e as demais recomendações de seu médico. Também, é preciso fazer um acompanhamento regular com o profissional, até que a doença seja totalmente eliminada.

Tratamento do colesterol baixo

De modo geral, o tratamento para HDL baixo consiste em duas medidas: o uso de medicamentos indicados pelo médico e fazer uma dieta especial. Para ter resultados, é recomendado adotar essas duas medidas. Somente uma não promove a cura da doença.

Remédios para colesterol baixo

Quando o colesterol bom está baixo, isto significa que o ruim está elevado. Por isso, os medicamentos recomendados pelo médico não são para aumentar o HDL, mas para diminuir o LDL e reduzir ao máximo a possibilidade de doenças cardiovasculares.

Entre os principais medicamentos indicados pelo profissional estão Sinvastatina, Reducofen, Lipidil, Lovaor e Atorvastatina. Um detalhe importante: jamais se automedique, mesmo sabendo quais remédios são indicados ao caso. Procure seu médico para receber a indicação do medicamento ideal.

 O que comer para aumentar o colesterol bom?

A melhor maneira de aumentar a taxa do HDL no organismo é deixando de lado industrializados e consumindo alimentos específicos, que possuem altas taxas de gorduras boas, tais como:

  • Azeite e abacate: possuem elevadas concentrações de gorduras insaturadas, que fazem bem ao organismo;
  • Frutas oleaginosas: ótimos exemplos são as nozes, amêndoas, pistache, amendoim e castanhas. Mas, tome cuidado, pois, embora sejam excelentes alimentos para a saúde, as frutas oleaginosas são calóricas. Por isso, evite o consumo exagerado;
  • Sementes: linhaça e chia são boas opções. As sementes possuem ômega 3 e, também, são fontes de fibras, portanto, melhoram a capacidade de absorção de gordura pelo organismo;
  • Peixes: neste caso, especificamente a sardinha, o atum e o salmão, que são ricos em ômega 3, nutriente que regula, naturalmente, o colesterol.

colesterol baixo o que fazer


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Um Comentário

  1. Nair da silva brum

Deixe um Comentário