Colágeno – O que é? Para que serve, Benefícios e Como usar

O colágeno é uma proteína importante para o corpo humano, pois é responsável por dar estrutura às células – o que vai contribuir para a manutenção de uma aparência jovem de pele, unhas e cabelo. Outro benefício importante do colágeno é que ele auxilia no ganho de músculos, ossos e articulações saudáveis.

Para que serve o colágeno?

cápsulas de colágeno

O colágeno está muito presente no organismo das pessoas, representando em torno de 30% das proteínas que estão no corpo. Vale dizer que, apesar de ser produzido pelo próprio organismo, o colágeno também pode ser ingerido na alimentação, para que haja suplementação da substância e potencialização de seus efeitos.

Para que o corpo produza normalmente o colágeno, é fundamental que o organismo tenha acesso à vitamina C, ou seja, ao ácido ascórbico. Isso porque essa substância é a matéria-prima do colágeno.

Sem vitamina C, o corpo pode desenvolver algo que é conhecido como escorbuto, uma doença que produz diversos problemas, como hemorragias, alterações nas gengivais e queda da resistência às infecções.

Encontrado em carnes e gelatinas, por exemplo, o colágeno é uma espécie de cimento para as células do corpo humano. Ele compõe a matriz extracelular e o tecido conjuntivo, que são importantes para fazer a conexão entre as células. Além disso, o colágeno oferece estrutura e a firmeza para tecidos como pele e ossos.

Colágeno hidrolisado pode ser usado como suplemento?

Um dos colágenos mais recomendados para quem quer dar suplementação ao organismo é o denominado hidrolisado. Trata-se de um suplemento de colágeno em pó ou em cápsulas, produzido a partir de ossos e cartilagem de gado. Ele passa por um processo denominado hidrólise, que consiste na quebra de enzimas, o que vai facilitar – e muito – a absorção no corpo.

Esse tipo de suplementação é indicada, geralmente, para pessoas a partir dos 30 anos de idade. No entanto, é possível recorrer ao colágeno hidrolisado mais cedo, em especial para indivíduos que passam muito tempo expostos ao sol ou mesmo para fumantes, pois ambos os fatores afetam negativamente a saúde da pele e estimulam o envelhecimento precoce. Pessoas com enfraquecimento das articulações também poderão consumir esse produto.

Benefícios do consumo de colágeno

colágeno

Consumir colágeno proporciona vários benefícios para a pessoa. Confira os principais, abaixo:

  • Deixa a pele cada vez mais firme;
  • Fortalece as articulações, as unhas e o cabelo;
  • Contribui com o tratamento da osteoporose;
  • Previne o envelhecimento da pele e do corpo;
  • Possibilita um melhor controle da pressão arterial;
  • Previve a ocorrência de úlceras gástricas.

Vale ressaltar, ainda, que esses benefícios são conseguidos especialmente por aqueles indivíduos que combinam o consumo de colágeno hidrolisado com uma alimentação saudável e um estilo de vida equilibrado, o que ajuda, inclusive, na potencialização dos efeitos produzidos pelo colágeno.

Como tomar colágeno hidrolisado

colágeno nos alimentos

Tanto as cápsulas quanto a versão em pó podem ser adquiridas em farmácias, lojas especializadas em produtos naturais e pela Internet. As cápsulas já vêm prontas para serem consumidas, enquanto que as versões em pó, geralmente, são saborizadas e precisam ser diluídas em água, suco, leite, vitaminas ou sopas, antes de serem consumidas.

Outra dica é ingerir o colágeno hidrolisado com vitamina C, o que vai potencializar ainda mais os efeitos no organismo e tornar o processo ainda mais eficiente. Por isso, é totalmente indicado consumir o colágeno hidrolisado com alguma fonte de vitamina C, como suco de laranja, limão, abacaxi ou mexerica.

As quantidades devem respeitar o que está indicado pelas embalagens dos produtos. Por exemplo, muitas das opções em pó são comercializadas em sachês, como dose única e, normalmente, já correspondem ao valor diário permitido.

Especialistas recomendam uma quantidade média de 10g ao dia, que pode ser consumida de uma vez durante uma refeição ou ao longo do dia. A vantagem do colágeno hidrolisado está no fato de que ele é melhor absorvido pelo intestino.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (Ainda sem avaliações)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

Deixe um Comentário