Colágeno hidrolisado – O que é? Para que serve? Benefícios

O colágeno hidrolisado é um dos suplementos mais recomendados ultimamente. Dono de muitas propriedades, é um dos aliados que muitas pessoas encontraram para melhorar importantes funções no corpo.

A suplementação é uma das formas que temos para repor nutrientes fundamentais ao organismo, em casos de deficiência deste composto. Mas, é sempre bom ter recomendação médica para fazê-lo.

Conheça mais a respeito dos benefícios de consumir o colágeno hidrolisado, e quando usá-lo, só aqui no Quero Viver Bem!

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O que é o colágeno hidrolisado?

É um suplemento de origem animal (retirado da cartilagem bovina) que tem função de aumentar os níveis de colágeno (proteína que tem função estrutural na composição do tecido conjuntivo) no corpo.

O colágeno hidrolisado potencializa a produção desta proteína, o que faz com que a pele fique mais rija, e as articulações mais resistentes.

Para que o corpo absorva de forma plena esse tipo de suplemento, ele precisa passar pelo processo de hidrólise (decomposição de moléculas pela água). Somente assim é considerado alimento suplementar.

Seu consumo só é indicado para pessoas acima dos 30 anos, pois, a partir desta faixa etária, o organismo começa a apresentar quedas na produção da proteína. Antes disso, só se recomenda para aqueles que se expõem, em excesso, aos raios solares.

Para que serve o colágeno hidrolisado?

A maior parte das pessoas buscam esse tipo de suplemento para recuperar a firmeza da pele. Realmente, tomado na medida certa, o colágeno hidrolisado é bastante eficaz nesta função.

Mas, quando estamos com os níveis baixos desta proteína no corpo, muitos problemas podem surgir. Desde a falta de elasticidade na pele até problemas nas articulações são sintomas da deficiência de colágeno.

Tal situação impende, dentre outras coisas, o corpo de manter um ritmo adequado de exercícios físicos. Dessa forma, tomar o colágeno hidrolisado garantirá benefícios como:

  • Mais resistência de unhas e cabelo;
  • Resistência a possíveis inflamações ósseas;
  • Retomada da tonicidade da pele;
  • Combate a doenças que atingem as articulações;
  • Tratamento de úlceras gástricas.

Porém, é importante ressaltar que, para aproveitar essas vantagens, é preciso combinar a suplementação a um equilíbrio na dieta, e não cair no sedentarismo.

Recentemente, alguns estudos têm apontado que o colágeno hidrolisado é eficiente para quem deseja perder peso. Ele é rapidamente absorvido pelo estômago, e provoca um efeito de saciedade, o que diminui a vontade de comer.

Mas, lembre-se que o intuito deste suplemento não é o emagrecimento, trata-se apenas de mais uma de suas vantagens.

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Quando tomar o colágeno hidrolisado?

Os principais sintomas de que algo está errado em seu corpo, e pode estar ligado aos níveis de colágeno, são dores nas articulações. Mas, não se deve iniciar qualquer tratamento sem antes consultar um especialista.

Na consulta com o médico, será prescrita a quantidade correta do colágeno hidrolisado para tomar. Também, existem grupos de risco, e que, normalmente, têm perdas aceleradas da proteína no corpo, são eles:

  • Fumantes;
  • Pessoas acima do peso;
  • Consumidores de doces de forma excessiva;
  • Pessoas que trabalham por longos períodos expostas ao sol;
  • Indivíduos que têm muitas estrias e celulites.

Essas precisam fazer consultas regulares com o clínico médico, ou nutricionista, para ver como andam as taxas de colágeno no organismo. É certo que há alimentos que carregam a substância em sua composição, e a suplementação só será indicada quando o corpo estiver apresentando muitas dificuldades para manter os níveis adequados.

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[LEIA TAMBÉM: COMO TOMAR COLÁGENO EM CASA?]

Tipos de colágeno hidrolisado

No mercado, é possível encontrar formas diferentes deste suplemento, são elas:

  • Cápsulas – maneira mais prática de tomar as quantidades mais indicadas do suplemento. A sua desvantagem é que não oferece a sensação saciedade;
  • Gelatina – existem tipos específicos de gelatina composta de colágeno hidrolisado; normalmente, contém 4,5g da substância;
  • Pó – é a forma mais usada para se ingestão do nutriente. Pode ser diluído em água, suco, vitaminas e iogurtes. É o formato preferido de quem deseja perder peso;
  • Água aromatizada – suplementação interessante, na qual é possível ingerir até 10g de colágeno hidrolisado;
  • Bala – tem poucas gramas do nutriente, mas é uma opção interessante, pois, além de matar a vontade de uma bala, estará contribuindo para melhorar os níveis de colágeno;
  • Bombom – também tem poucos gramas da substância, mas é uma boa opção para uma sobremesa depois de uma refeição.

Essas versões do colágeno hidrolisado são encontradas em farmácias, casas de produtos naturais, sites especializados e até em supermercados. Seus preços são bem variáveis, mas acessíveis.


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