Coenzima Q 10 – O que é, Benefícios, Como usar?

Você está buscando informações sobre o suplemnto Coenxina Q10? Pois veio ao lugar certo! Aqui no QVB, você confere todos os benefícios desse produto!

A Coenzima Q10 é produzida de forma natural pelo nosso organismo, sendo um nutriente muito importante para o corpo, pois auxilia na renovação celular.

No organismo os órgãos que possuem maior concentração desse nutriente são: coração, cérebro, rins e fígado. No entanto, ao passo que o corpo vai envelhecendo, a produção da coenzima vai ficando menor, provocando, consequentemente, deficiência deste nutriente.

Por sorte, você também pode encontrar a Coenzima Q10 em suplementos e em alimentos, que é uma forma natural de obter a reposição deste nutriente. Entre os alimentos que possuem maior concentração, destaque para carne bovina, carne de frango, carne de porco, peixes (como a sardinha e a cavala), nozes, grão de soja (que pode ser verde cru ou torrado), brócolis, milho, espinafre, gergelim e feijão azuki.

Saiba mais sobre a Coenzima Q10 a seguir no Quero Viver Bem!

coenzimaQ10

Benefícios da Coenzima Q10

Os benefícios oferecidos por este nutriente são muitos. Sua principal característica é devido ao seu poder antioxidante, ou seja, protege as células contra os radicais livres que causam envelhecimento precoce e stress oxidativo, auxiliando na manutenção da saúde do coração, mantendo o órgão saudável, além de ser essencial para tecidos e órgãos do corpo todo.

Entre os benefícios da Coenzima Q10, ela é capaz de:

  • Agir como estimulante, aumentando o metabolismo do corpo e favorecendo o emagrecimento de forma natural;
  • Melhorar a condição física para quem pratica atividades, como aeróbicos e musculação, promovendo melhor uso do oxigênio;
  • Prevenir doenças cardíacas e tratar sintomas de pessoas que a possuem;
  • Tratar doenças como Parkinson, Alzheimer, fibromialgia entre outros problemas neurodegenerativos;
  • Fortalecer a imunidade no combate a doenças;
  • Prevenir o envelhecimento, mantendo a pele mais jovem e saudável e amenizando as rugas e a flacidez;
  • Proteger o coração, principalmente quando o órgão é submetido a cirurgias;
  • Manter as gengivas saudáveis, eliminando as inflamações;
  • Proteger os pulmões;
  • Cuidar do cérebro;
  • Potencializar atividade de vitaminas C e E no organismo.

Esses são apenas alguns dos inúmeros benefícios que a coenzima oferece ao organismo.

coenzimaQ10

 

Indicações e contraindicações

As indicações da Coenzima Q 10 você já viu acima. Ela é excelente para todos aqueles casos e muitos outros. No entanto, também existem contraindicações que devem ser respeitadas, como para pessoas que apresentam deficiência na frequência de batimentos cardíacos e insuficiência cardíaca.

Esses casos precisam procurar um médico para fazer a melhor avaliação sobre o consumo do suplemento.

Além desses casos, pode ser que o consumo provoque dores de estômago, inibição do sono, diminuição dos níveis de açúcar no sangue, desconfortos abdominais, entre outros sintomas.

Vale lembrar que esses efeitos colaterais são muito raros de acontecer, desde que a dose seja administrada da maneira correta.

coenzimaQ10

Qual a quantidade diária de consumo

Normalmente, recomenda-se o consumo de 50 mg a 100 mg diárias, dependendo do caso. Uma superdosagem como 300 mg por um tempo indeterminado pode ocasionar sérios problemas de saúde, sobrecarregando o fígado com níveis de enzimas muito altos.

Antes de fazer uso de suplementos, é importante procurar o médico para que ele possa fazer uma avaliação de forma ímpar, pois cada paciente reage de uma maneira diferente de acordo com o seu organismo.

Automedicar-se não é uma prática saudável, ter cuidados com a saúde é fundamental para viver bem!


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário