Coentro – Benefícios, Tabela Nutricional e Contraindicações

O coentro é uma erva muito utilizado na cozinha como tempero. Porém, o que muita gente não sabe é que ele também traz uma série de benefícios para a saúde.

O coentro é muito antigo. Os antigos egípcios já o usavam como material para o embalsamento, o método de preservar os corpos, impedindo ou retardando a decomposição. Os gregos e os romanos, por sua vez, usavam-no em pratos e bebidas, além de estar presente na cozinha de uma série de culturas diferentes, como na indiana, na arábica, na portuguesa, na mexicana e até mesmo na brasileira, em pratos típicos das regiões norte e nordeste.

Neste artigo, apresentaremos as informações nutricionais do coentro, suas vantagens, utilizações e mais uma série de informações importantes sobre ele!

[VEJA TAMBÉM: PARA QUE SERVE O COENTRO?]

Tabela Nutricional

Estas são as informações nutritivas para 100 gramas de coentro:

Benefícios do Coentro

Melhora a digestão

A planta é boa para a digestão porque estimula e facilita os movimentos intestinais responsáveis pela passagem dos alimentos pelo sistema digestivo, ajudando a evitar problemas relacionados à má digestão, além de regular o funcionamento do fígado.

Também ajuda no combate de infecções intestinais, fortalecendo o sistema imunológico.

Previne a anemia

O coentro ajuda a prevenir a anemia justamente por ser rico em ferro, como vimos na tabela nutricional.

Controla o colesterol

O coentro aumenta a quantidade de colesterol bom (HDL) e diminui a de colesterol ruim (LDH).

Regula a pressão arterial

O consumo do coentro ajuda a equilibrar a pressão arterial, por ser rico em potássio e cálcio e conter pouca quantidade de sódio.

Ajuda a emagrecer

Esse benefício é alcançado graças ao limoneno, substância presente na composição da erva, que auxilia a prevenir o acúmulo de gordura na região do abdômen. É importante, entretanto, manter uma dieta variada e saudável, nada de seguir dietas supostamente milagrosas.

Melhora a pele

O coentro conta com propriedades que a protegem dos raios UV, evitando, assim, o envelhecimento precoce e deixando a pele com um aspecto mais saudável.

Ajuda na desintoxicação

A planta também é ótima para a desintoxicação, pois ajuda a eliminar metais pesados, como mercúrio e chumbo.

Contraindicações

As contraindicações do consumo de coentro são quase nulas, entretanto, ainda que poucas, elas existem. Algumas pessoas podem ser alérgicas ao coentro. Nesse caso, deve-se evitar o consumo. Além disso, ingerir o tempero em excesso pode desencadear problemas como diarreia e irritação estomacal.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário