Para que serve o coentro? Veja aqui benefícios e propriedades

Veja aqui quais são os principais benefícios do uso de coentro na sua saúde, quais são suas principais propriedades e muito mais.

O coentro é um tempero muito apreciado por algumas pessoas, mas odiado por outras. Existe uma grande polêmica a respeito dessa especiaria muito utilizada no nordeste do Brasil, México, Peru e Chile, mas é preciso reconhecer que ele deixa os pratos tradicionais desses lugares com um aroma e gostinho especial.

Em outras partes do mundo, como África, Oriente Médio e Sul da Ásia, também são grandes fãs do coentro. No entanto, a grande curiosidade sobre esse tempero é a sua utilização nas tumbas dos faraós, para facilitar a passagem deles para outra vida e, também, na Grécia, para a fabricação de perfumes.

Ainda, os romanos utilizavam o coentro para disfarçar os maus odores da carne. Enfim, o coentro é uma especiaria antiga e com uma origem incerta, mas pesquisadores dizem que o tempero teve seu primeiro cultivo na bacia do mediterrâneo, pois era muito utilizado pelos gregos e romanos.

Para que serve o coentro?

Para que serve o coentro? Veja aqui benefícios e propriedades

O coentro serve para temperar diversos pratos culinários. No Brasil, o uso da especiaria é muito comum no nordeste, para dar sabor aos frutos do mar e às moquecas.

Outros pratos muito conhecidos que levam coentro são a guacamole mexicana e o ceviche peruano e chileno.

Entretanto, outras funções foram atribuídas ao coentro pelos estudiosos de plantas – a medicinal é a principal delas, sendo utilizado no preparo de remédios e chás, que beneficiam a saúde.

O coentro tem seu uso difundido na prevenção e no tratamento de diversas doenças. No Brasil, temos o costume de ingerir mais as folhas, mas, em outros países, como a Tailândia, é comum o uso das raízes e das sementes para preparar chás e remédios.

Vale citar que existem 2 tipos conhecidos de coentro, que são: marroquino e indiano. O coentro marroquino possui sementes mais redondas, sendo que essa variedade é muito utilizada para fazer o pó, aqueles vendidos em saquinhos no supermercado. Já o coentro indiano possui uma cor mais amarelada, tendo um sabor muito mais suave, além de que suas sementes devem ser torradas antes do consumo.

O coentro pode ser utilizado para fazer sopas, molhos, saladas, peixe, carnes entre outros preparos.

Curiosidade: você sabia que a aversão pelo coentro pode ter a ver com a genética? Estudos relatam que quem não gosta de coentro tem, normalmente, uma alteração que os tornam mais sensíveis ao aldeído, composto orgânico presente nas folhas de coentro, que faz com que, para essa população, o cheiro da erva se assemelhe ao do sabão.

Quais os benefícios do coentro?

Os benefícios do coentro são alvos de muitos estudos, especialmente dentro da medicina natural, mas entre as principais estão:

  • Reduz a pressão arterial;
  • Controla os níveis de açúcar no sangue;
  • Combate a anemia;
  • Proporciona um detox no organismo, devido suas propriedades antioxidantes;
  • Previne o câncer;
  • Combate doenças cardiovasculares;
  • Melhora a imunidade;
  • Facilita a digestão;
  • Evita vômitos, gases e diarreia;
  • Combate dores menstruais.

Propriedades do Coentro

Para que serve o coentro? Veja aqui benefícios e propriedades

Uma das maiores propriedades do coentro é a sua ação antioxidante, que elimina os metais pesados do organismo. Além disso, as folhas do tempero possuem ação anti-inflamatória, que reduz os sintomas da artrite, antibacteriana e antifúngica, muito utilizadas para prevenir doenças causas por fungos e bactérias.

A cada 100 gramas de coentro há:

O coentro é cultivado o ano inteiro em grandes quantidades e pode ser higienizado e armazenado na geladeira, para temperar e preparar chás e sucos detox. Pesquisas apontam que o coentro melhora a atividade cognitiva, contribuindo para a realização das tarefas diárias.

Além de saboroso, ele é muito nutritivo, mas, para aproveitar esses benefícios, é recomendado usar o tempero, pelo menos, 3 vezes na semana, em doses homeopáticas, ou seja, sem exageros.

O uso exagerado das sementes de coentro podem causar problemas hepáticos, respiratórios e de pele. Além disso, pode desencadear alergias, sensibilidade solar e problemas gastrointestinais.

Aproveite os benefícios do coentro para temperar a comida, sempre utilizando na finalização do prato, para dar mais sabor e sem perder os nutrientes.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário