Coco – Benefícios e Propriedades – Veja como consumir

O coco é uma fruta bastante conhecida no Brasil e no mundo. A população tem o hábito de beber a água, de comer a polpa branca que fica localizada na parte interna do fruto e de experimentar variadas receitas com esse alimento possui vários benefícios para a saúde.

O Brasil é o 4º maior produtor de coco em todo o mundo, entretanto, os coqueiros podem ser encontrados em mais de 150 países, em especial na Ásia, onde o cultivo se posiciona em 1º lugar.

O consumo do coco verde no Brasil se intensificou nos últimos anos porque apareceram novos produtos produzidos a partir da fruta. Um grande exemplo é o óleo de coco, que é defendido por diversos especialistas na área de nutrição, por ser rica em fibras e ideal para uma dieta saudável.

benefícios do coco

Propriedades do Coco

O coco fruta possui excelentes propriedades para a saúde, entre as principais são:

  • Hipoglicemiantes;
  • Antioxidante;
  • Antiparasitário;
  • Combate às bactérias;
  • Protege o coração.

propriedades do cocoA cada 100 gramas de coco fresco há:

  • Carboidratos: 5,5 g;
  • Calorias: 354 Kcal;
  • Proteínas: 3,7g;
  • Fibras: 9,4g;
  • Gorduras totais: 33g;
  • Vitamina B1: 173 mcg;
  • Vitamina C: 4,2 mg;
  • Vitamina B2: 102 mcg;
  • Cálcio: 5,3 mg;
  • Fósforo: 7,4 mg;
  • Potássio: 156 mg;
  • Sódio: 105 mg.

Além disso, o coco contém aminoácidos como glutamina, asparagina, glicina, serina, alanina e prolina. Tanto a água como a polpa do coco também são extremamente benéficos para a manutenção da saúde.

Benefícios do Coco para a saúde

O coco é uma delícia, especialmente nas temporadas quentes, pois sua água é refrescante e repõe as energias. Por isso, muitos especialistas na área da saúde consideram a fruta como um alimento funcional, principalmente os benefícios da água, que também ajuda nos seguintes pontos:

  • Melhora a elasticidade da pele;
  • Reduz a pressão arterial;
  • Diminui os níveis de açúcar no sangue;
  • Contribui para o aumento do colesterol bom devido à presença do ácido láurico;
  • Aumenta a imunidade;
  • Reduz a inflamação nas articulações;
  • Serve como fonte de vitaminas e minerais;
  • Ajuda na queima de gordura;
  • Possui propriedades antienvelhecimento e anticancerígena.

Além disso, o coco oferece mil e uma utilidades, sendo possível produzir o açúcar de coco, a farinha de coco, o óleo de coco e o leite de coco. Já ensinamos aqui como fazer o óleo de coco e seus benefícios.

Como consumir o coco adequadamente

O coco é um alimento muito versátil e é bastante utilizado principalmente por quem faz a “dieta low carb“. Como podemos ver, ele pode ser consumido em forma de:

  • Água de coco, como isotônico tomando puro ou adicionando em sucos desintoxicantes;
  • Polpa de coco, em receitas salgadas e doces ou pura;
  • Farinha de coco, que pode substituir a farinha de trigo ou de amido por não conter glúten e ter pouco carboidrato e muitas fibras;
  • Leite de coco, para quem é intolerante à lactose (substitui o leite de vaca), podendo ser utilizado como bebida ou em receitas;
  • Açúcar de coco, sendo uma maneira mais natural de adoçar bebidas e pratos de sobremesas, já que ele não passa por processos químicos e possui muitas vitaminas e minerais;
  • Óleo de coco, que pode ser usado no preparo de pratos salgados e doces ou regado em saladas.

coco como consumir

Coco engorda?

A dúvida das pessoas é saber se o coco engorda, entretanto, os especialistas afirmam que NÃO. Isso porque o coco e seus derivados possuem muitas propriedades benéficas que ajudam, inclusive, na perda de peso, caso seja consumido com moderação.

Uma delas são as gorduras boas, que são abundantes em triglicerídeos de cadeira curta e média. Elas ajudam a controlar a vontade de comer e ainda aceleram o metabolismo.

Entende-se que para emagrecer é preciso ingerir gorduras boas e o coco ainda possui uma vantagem, pois é rico em ácido láurico que aumenta o gasto de energia.

Então, não precisa se preocupar! Você pode fazer uso da polpa, da água e de seus derivados, como a farinha, o leite e o açúcar. Entretanto, fique de olho nas quantidades, afinal, para manter a boa forma, é preciso ter bom senso.

Cuidados com a ingestão do Coco

Falamos, acima, que o coco não engorda, entretanto, estamos nos referindo da fruta in natura e de seus derivados produzidos de forma orgânica, livre de processos químicos que modificam a estrutura dos nutrientes.

Aqueles cocos ralados, de pacotinhos de supermercado, são repletos de açúcares e gorduras saturadas, por isso, fique atento e leia o rótulo antes de efetuar a compra, pois esses ingredientes podem comprometer os benefícios dessa fruta tão maravilhosa na sua dieta.

O consumo do coco em excesso também não é indicado, aliás, como de qualquer alimento, afinal, é importante usar a moderação para manter o equilíbrio de vitaminas, minerais e peso.

Aproveite todos os benefícios que o coco tem e suas propriedades medicinais sem exagero! Consulte um nutricionista para saber a quantidade recomendada para o seu caso.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (Ainda sem avaliações)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

Um Comentário

  1. Eliane Molmestet Stolfi

Deixe um Comentário