Clareamento dental  – Tipos (laser, caseiro, etc), Preço e tudo sobre

O clareamento dental é uma técnica que limpa os dentes por dentro, com a ajuda de uma substância chamada peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida – coisa que a escovação diária não consegue fazer. A prática tem função estética, mas nem por isso deixa de estar na lista dos procedimentos odontológicos mais procurados por três anos consecutivos –  conforme indicam os dados da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos (ABIMO)¹.

O Doutor Rogério Marcondes (CRO 11048/PR) – considerado “o dentista dos dentistas”, por conta de sua cartela de clientes composta por outros profissionais da área – afirma, em entrevista ao Quero Viver Bem, que a intensa procura pode estar relacionada à influência dos padrões de beleza na autoestima das pessoas.

“Eu não consigo entender porque não fiz isso antes na minha vida”, disse uma de suas pacientes após o clareamento. Infelizmente, não são todos que ficam tão satisfeitos: é comum que as pessoas se arrisquem em técnicas caseiras ou sem orientação médica e acabem o procedimento sem grandes diferenças.

Para evitar que você seja mais um, confira, abaixo, como funciona cada tipo de clareamento dental e quando é a hora de fazê-lo.

clareamento dental

Tipos de Clareamento

Quase todos os tipos de clareamento dental são feitos com peróxido de hidrogênio. Quando colocado nos dentes, ocorre uma reação química de ácida redução que resulta no branqueamento dos dentes. O que difere cada tipo de tratamento é técnica usada na aplicação da substância.

Kit de clareamento dental

Esta técnica pode ser feita em casa. O profissional dá o molde de silicone e o gel clareador ao cliente, bastando que ele aplique em casa e deixe agir por poucos minutos – o tempo deverá ser regulado pelo dentista, conforme a necessidade de cada paciente. Quanto mais manchas o dente tiver, maior será o tempo de ação do produto.

Na maioria das vezes, o molde precisa ser utilizado por uma semana inteira ou divididos em quatro sessões mais longas.

clareamento dental passo a passo

Clareamento a Laser

O clareamento dental a laser consiste na aplicação do gel clareador e no uso de luz para agilizar aos resultados. Algumas clínicas prometem que a técnica não tem tanto efeito no ganho de sensibilidade aos dentes ou  no fortalecimento de minerais, no entanto, o Doutor Marcondes explica que não há estudos que comprovem que a luz ajuda a clarear os dentes ou dê mais agilidade aos resultados. O médico, inclusive, acredita que a técnica expõem o paciente a mais riscos do que os métodos tradicionais de clareamento.

clareamento dental laser

Clareamentos Caseiros

Os clareamentos caseiros são receitas à base de ingredientes naturais que ajudam a branquear os dentes, como o uso de bicarbonato de sódio na pasta de dente. O Doutor explica que as técnicas podem até funcionar, mas só conseguem limpá-los de fora para dentro, por isso têm uma eficácia pequena.

Quem se arrisca nestas técnicas precisa ter em mente que os resultados não chegam nem próximos aos de um clareamento químico e são poucas as receitas que possuem comprovação científica. Já mostramos, aqui, receitas de clareamento dental caseiro que funcionam.

Cuidados pós clareamento – Alimentos não permitidos

Depois de ter feito o clareamento, é preciso evitar alimentos escuros ou com muita pigmentação, para não manchar os dentes. Consulte, aqui, a lista de alimentos que escurecem os dentes. A restrição pode durar de uma semana a um mês, dependendo do tratamento.

Como tirar manchas brancas dos dentes?

As manchas brancas, geralmente, são causadas por calcificação diferente no esmalte do dente ou são indícios de cáries que estão danificando o esmalte. O procedimento usado para a remoção é o da microabrasão do esmalte ou outro procedimento mais adequado à situação de cada pessoa.

Quando fazer um clareamento dental?

Os dentes vão amarelando naturalmente com o passar do tempo. Isso acontece por conta da exposição deles a alimentos que absorvidos para a parte interna. Algumas situações em especial, como o uso de aparelhos fixos, podem deixar manchas e acelerar a necessidade do clareamento dental. Para saber se é necessário, o melhor a fazer é consultar a opinião de um dentista.

Quanto tempo dura o “efeito” dos dentes brancos?

O dentista Marcondes comenta que, depois do clareamento, nunca mais é possível recuperar a cor original dos dentes. Já a permanência dos dentes brancos vai depender do comportamento da pessoa: quanto mais cuidado aos alimentos consumidos e à higiene bucal, menor será a chance de precisar repetir a prática. Recomendamos a você que leia o manual da boa escovação.

Para quem quer ter o sorriso perfeito, é necessário realizar retoques a cada seis meses, para ajustar o brilho e a cor.

O clareamento dental deixa os dentes mais sensíveis?

Sim. Conforme explicam os dentistas, o clareamento interfere no esmalte dos dentes – estrutura nervosa que tem uma sensibilidade própria – no contato deles com o produto. No entanto, isso não quer dizer que os dentes ficam mais fracos. Com medidas preventivas e uso de cremes dentais específicos tudo volta ao normal.

Preço médio

Os valores variam entre R$400,00 a R$2.500,00, dependendo da técnica e do profissional. Costumeiramente, os kits caseiros são as versões mais baratas, enquanto que os que utilizam laser são os mais caros.


Referências utilizadas neste conteúdo:

¹ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE ARTIGOS E EQUIPAMENTOS MÉDICOS E ODONTOLÓGICOS. Revista Abimo. Disponível em <https://abimo.org.br/na-midia/abimo-em-revista/>

REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UNESP. Clareamento dental: técnicas e conceitos atuais. Disponível em <https://repositorio.unesp.br/handle/11449/133489>


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um Comentário