Clareamento nos dentes – Como fazer? Alimentos para evitar e cuidados

De nada adianta fazer clareamento nos dentes sem tomar os cuidados após o procedimento. Confira aqui quais são as principais técnicas de clareamento dentário,o que não deve comer e os cuidados necessários para manter os dentes bem brancos.

O clareamento nos dentes é um procedimento muito comum e muito eficaz. É normal que os dentes fiquem amarelados com o passar dos anos, seja por deficiência na higiene bucal, seja pelos alimentos consumidos ao longo da vida ou por diversos outros hábitos. Mas, muita gente se incomoda com isso e acaba encontrando a solução no clareamento.

O objetivo é remover os pigmentos encontrados nos dentes, em suas camadas superficiais ou mais profundas, podendo ser realizado pelo próprio paciente em casa ou pelo dentista no consultório. É claro que, quando feito de forma profissional, ele oferece melhores resultados e melhor duração, mas o tratamento caseiro também pode ser bastante satisfatório.

Para entender melhor e ter a certeza de que esta é a melhor escolha para você, leia as informações, a seguir, sobre o assunto:

clareamento dental o que não comer

Alimentos para evitar após o clareamento dos dentes

Um dos cuidados mais importantes depois de realizar o clareamento dental é evitar alimentos muito pigmentados, que possam causar manchas ou escurecer os dentes. São eles:

  • Café;
  • Refrigerantes;
  • Açaí;
  • Sucos artificiais;
  • Vinhos;
  • Biscoitos e salgadinhos tipo “chips”;
  • Molhos tipo ketchup, mostarda, barbecue.

Nos primeiros dias após o clareamento, também é importante evitar as frutas cítricas, assim como alimentos muito gelados ou muito quentes, pois sua acidez pode acabar deixando os dentes ainda mais sensíveis.

Duração do clareamento nos dentes

A duração do clareamento pode variar bastante, por diversos fatores. Vai depender de qual procedimento foi realizado, de como eram seus dentes antes do procedimento, qual foi o resultado obtido, se você está tomando os cuidados necessários, entre outros fatores.

Um procedimento caseiro, por exemplo, vai oferecer duração menor do que outro feito por um especialista. Alguém que toma café todos os dias terá resultados menos duradouros do que outra pessoa que evita os alimentos pigmentados.

No geral, um clareamento nos dentes dura entre 1 a 3 meses. Durante este período, é possível fazer alguns retoques no procedimento, para que os resultados durem por mais tempo.

clareamento nos dentes como fazer

Quais os cuidados necessários pós clareamento?

Não adianta fazer o clareamento e depois seguir a vida apenas cuidando da higiene bucal como fazia antes. Quando se realiza este procedimento, os cuidados necessários para sua manutenção são ainda mais importantes e vão muito além da escovação.

Alguns cuidados imprescindíveis, são:

  • Escovar os dentes imediatamente após as refeições;
  • Evitar alimentos que possam manchar ou escurecer os dentes;
  • Não fumar;
  • Consultar o dentista com regularidade;
  • Utilizar produtos específicos indicados por seu dentista;
  • Evitar o uso de batons escuros;
  • Fazer um retoque no clareamento, se necessário.

Quando fazer ou não o clareamento

O clareamento pode deixar os dentes mais sensíveis, mas isso não é uma regra. Na verdade, atualmente, isso tem sido uma exceção. Apesar de não ser comprovado que o clareamento pode causar algum prejuízo nessa fase da vida, este não é um tratamento recomendado para mulher grávidas.

Mesmo o clareamento caseiro não deve ser feito sem a orientação de um profissional, devendo estar com a saúde bucal em dia, sem apresentar qualquer doença ou lesão na boca.

Agora que você já sabe como manter o seus dentes claros, fiscalize-se!


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário