Clara de Ovo – Tabela Nutricional, Consumo, Benefícios e Contraindicações

Que o ovo é um alimento indispensável na mesa do brasileiro isso todo mundo sabe, mas você conhece os benefícios desse alimento? Confira, aqui, no QVB!

A clara do ovo é caracterizada pela parte transparente da célula do ovo, aquela que fica ao redor da gema. O grande destaque é a sua composição formada por água e albumina, onde se concentra grande parte de suas proteínas.

É comum notar o consumo da clara de ovo entre os praticantes de atividade física, isso porque o alimento ajuda na manutenção dos músculos e aumenta a massa magra, devido ao estímulo da síntese de proteínas que o alimento proporciona quando consumido após exercícios de resistência.

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Clara de ovo

Tabela Nutricional da clara do ovo

Os valores nutricionais abaixo são equivalentes à clara de ovo de 1 unidade grande:

Lembrando que a clara do ovo pode ser consumida cozida, mexida, em forma de omelete, em panquecas, entre outros. Alguns atletas usam em forma de pó na suplementação (albumina) de sucos e shakes.

Benefícios da clara de ovo

Clara de ovo

Existem razões para que a clara de ovo seja amplamente consumida, especialmente entre os praticantes de atividades físicas e atletas, confira quais são, abaixo:

Ajuda no aumento da massa muscular

A proteína presente nesse alimento é altamente absorvível pelo organismo, sobretudo pelo intestino, que posteriormente enviada os nutrientes ao fígado, onde segue seu destino para a formação de novas fibras musculares.

Os especialistas sempre afirmam que a proteína presente na clara do ovo é completa, pois fornece todos os aminoácidos que o organismo necessita.

Tira a vontade de comer doces

O aminoácido triptofano está muito presente na clara do ovo. Ele é responsável por melhorar o humor das pessoas, reduzir a ansiedade e aliviar o estresse, pois confere uma plena sensação de prazer e bem-estar.

Com isso, o indivíduo perde a vontade de comer alimentos adocicados a toda hora, já que esse quadro, muitas vezes, é incentivado por questões psicológicas relacionadas ao humor.

Auxilia no emagrecimento

A clara do ovo não possui gordura, além de que a leucina presente no alimento também tem um efeito termogênico, que favorece a queima de gorduras.

Para aqueles que querem manter a forma ou mesmo emagrecer, inserir a clara de ovo nas refeições pode ser de grande ajuda. No entanto, é importante lembrar que a redução de carboidratos simples, doces e alimentos industrializados deve ser feita concomitantemente para que os resultados apareçam.

Ou seja, para emagrecer, é necessário um conjunto de ações e não somente a ingestão de um alimento.

Favorece a beleza da pele e do cabelo

A clara do ovo ajuda a remover a oleosidade da pele, do rosto e do couro cabeludo, por isso, muitas mulheres utilizam-na como método caseiro para melhorar a aparência.

O componente responsável por isso é a albumina, que ajuda, inclusive, na prevenção de rugas. O ponto positivo é que ela não precisa de nenhuma mistura, basta aplicar a clara de ovo no lugar afetado, aguardar 15 minutos e enxaguar.

Reduz a pressão arterial

Segundo estudos, a clara de ovo possui um peptídeo que inibe a enzima que eleva a pressão arterial, podendo ser tão eficaz quanto a alguns medicamentos. Contudo, portadores de hipertensão não devem parar de tomar remédio sem orientação médica.

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Clara de ovo

Como consumir corretamente?

A clara de ovo é um alimento que pode ser incluso em diversos preparos da culinária, sobretudo para fazer omeletes, saladas, cozidos e outras receitas.

Para alguns cientistas, o ideal é consumir o ovo inteiro, pois o alimento completo contribuiu mais para a formação de massa muscular. O fato constatado é que a gema possui componentes que não estão presentes na clara, portanto, um complementa o outro.

É claro que o ideal é consultar um nutricionista para saber qual é a sua necessidade diária de proteínas com base no seu objetivo, pois não é relevante que se consuma em excesso. O equilíbrio sempre é o melhor caminho para a saúde e também para o alcance dos objetivos.

 

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Contraindicações

Há alguns alertas com relação ao consumo excessivo da clara de ovo. Não é ideal sobrecarregar o corpo de proteínas, especialmente se você é uma pessoa sedentária. Por isso, a quantidade do alimento deve ser orientada por um nutricionista com base no estilo de vida de cada pessoa.

No geral, a contraindicação mais conhecida da clara do ovo é para os alérgicos. Portanto, se o indivíduo apresentar coceira na pele, vermelhidão, dores de estômago, náuseas ou dificuldades para respirar após o consumo do alimento, é ideal procurar um serviço médico de emergência.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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