O Que é a Cirurgia Bariátrica? – Tudo Sobre a Redução de Estômago

A cirurgia bariátrica ficou amplamente conhecida como cirurgia da obesidade no país, bem como cirurgia de redução de estômago. É uma cirurgia que consiste na intervenção médica quando o nível do IMC indica a doenças associadas a obesidade e as condições nas quais o paciente se encontra não respondem à estímulos como exercícios.

Baros, referente à peso, indica a etimologia da palavra bariátrica: seu objetivo é a diminuição do peso do paciente. Geralmente esse tipo de cirurgia é indicada para pacientes que possuem um IMC (índice de massa corporal) maior do que 40. Há vários calculadores de IMC online que você pode utilizar para descobrir o seu.

É possível também usar o método convencional que consiste em dividir o valor do seu peso em quilos pelo valor de sua altura em centímetros ao quadrado.

Sobre-Peso

O excesso de peso pode ser prejudicial à saúde, sendo caminho de várias enfermidades como a hipertensão, disfunções respiratórias e as diabetes.

cirurgia bariatrica

Para tratar do sobrepeso em forma de obesidade, é preciso que o paciente seja analisado e monitorado bem como tratado de forma clínica, nutricional e principalmente psicológica. Isso pois, em uma sociedade onde o sobrepeso em sua menor forma é considerado esteticamente desagradável. Além disso, há muitas variáveis psicológicas num tratamento de obesidade.

Quando Fazer o Procedimento

A cirurgia bariátrica no entanto não é executada com fins estéticos, é uma intervenção que visa alterar e melhorar os hábitos de vida e a qualidade das experiências e do dia-a-dia da saúde do paciente. Tornando-o mais saudável e propenso a viver uma vida longa e tranquila.

Lembre-se sempre de que as intervenções cirúrgicas para tratar da obesidade são métodos muito bruscos. Eles afetam completamente o funcionamento do corpo do paciente. É preciso que haja um acompanhamento médico de qualidade durante todo o período de diagnóstico da necessidade até que realmente ocorra a intervenção.

O acompanhamento com um médico é essencial pois somente se deve executar uma intervenção tão extrema em casos onde realmente, este procedimento influi numa melhora que pode salvar a vida da pessoa que o receber. Um exemplo é quando ela já não consegue mais reduzir seu peso por conta própria e está em risco de morte.

Como a Cirurgia Bariátrica Tem Crescido no Brasil

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, no ano de 2016 o número de cirurgias bariátricas cresceu em 15% em relação ao ano anterior. Isto pode estar relacionado ao aumento da obesidade no Brasil e também às regulamentações.

O Conselho Federal de Medicina alterou de 6 para 21 o número de doenças que são associadas à obesidade e que permitem a indução do procedimento em pacientes com a partir de 35 de índice de massa corporal.

cirurgia bariatrica efeitos

Como Funciona a Cirurgia Bariátrica

A cirurgia bariátrica pode ser executada por meio de duas abordagens diferentes, uma é aberta – é feita uma incisão no abdômen do paciente. Existe também a abordagem videolaparoscópia, onde uma câmera é inserida também no abdômen do paciente para que o profissional da saúde possa visualizar por meio desta os procedimentos.

A abordagem videolaparoscópia é menos invasiva e, portanto, menos dolorosa, possibilitando também uma recuperação mais rápida no pós-operatório, bem como menos dor para o paciente também neste período.

Para que um paciente realize a cirurgia, é necessário que ele esteja ao menos 45 quilos acima do peso ideal, com índice de massa corporal de 40 ou superior; os pacientes que tiverem problemas de saúde relacionados à obesidade podem realizar o procedimento quando o IMC estiver no nível 35.

É preciso ter de 16 a 60 anos para realizar a intervenção e um histórico real na falta de sucesso ao tentar diferentes métodos para perder peso. A cirurgia também não pode ser realizada em pessoas que tem doenças contra-indicadas para o procedimento. Como: cirrose hepática, insuficiência renal, problemas no músculo cardíaco ou no pulmão.

cirurgia bariatria antes e depois

Como Funciona o Pós-Operatório?

Após cirurgia bariátrica, o paciente agora tem que passar a tomar uma série de cuidados para que o processo de cicatrização seja otimizado e ele possa se adaptar com mais facilidade ao seu novo estilo de vida que precisará ser alterado para resultados permanentes. Um outro fator que é muito relevante e crucial é, após feita a cirurgia, a ingestão de alimentos gordurosos ou calóricos devem ser evitadas.

cirurgia bariatrica quando fazer

Contraindicações e Riscos da Cirurgia Bariátrica

Algumas doenças fazem com que a cirurgia bariátrica seja contra-indicada, como:

  • Cirrose hepática;
  • Insuficiência renal;
  • Problemas no músculo cardíaco ou no pulmão.

A bariátrica é um dos tipos cirurgia que possui alguns riscos e complicações. Dentre os problemas são inclusos as náuseas, vômitos, pneumonia, distúrbios nutricionais, embolia pulmonar, inchaço abdominal, evacuação fétida, hérnias e outros.

Quanto Custa uma Cirurgia Bariátrica no Brasil?

O procedimento de uma cirurgia bariátrica no Brasil é bem caro, variando de R$8.000,00 à R$30,000, e, na maioria das vezes não tem os gastos cobertos por planos de saúde.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (Ainda sem avaliações)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

Deixe um Comentário