Circuito Funcional em Casa – Como fazer passo a passo para emagrecer

O Circuito Funcional em Casa é a opção ideal para quem quer emagrecer e definir o corpo, sem gastar com academia. Com essa técnica a falta de tempo e de orçamento não é mais uma desculpa para adiar o objetivo de conquistar o corpo perfeito.

O Circuito Funcional em Casa pode ser feito em qualquer horário e não depende do acompanhamento de um profissional. Existem diversos tipos de circuitos que podem ser feitos em casa, nesse artigo você vai aprender como fazer os exercícios completos para alcançar os objetivos que deseja.

como fazer treino em casa passo a passo

Quem pode fazer

Qualquer pessoa pode fazer, desde que não tenha nenhum problema de saúde. No caso de alguma doença ou incapacidade é recomendado procurar um médico antes de começar a rotina de exercícios. Mesmo pessoas completamente sedentárias podem investir nesse tipo de exercício.  A única dica é respeitar os limites do seu corpo e começar fazer metade das repetições indicadas até ganhar resistência para fazer o circuito completo.

Confira um exemplo de treino

  1. Avanço com Ataque

Esse exercício é ideal para tornear as pernas e o abdômen. Fique em pé e mantenha as pernas afastadas seguindo a largura do quadril. Com a perna direita dê um passo para frente. Abaixe para que o joelho faça um ângulo de 90 graus. Repita o exercício 16 vezes com cada perna, sempre voltando para a posição inicial e recomeçando.

  1. Agachamento

Esse exercício é bom para fortalecer os glúteos e as coxas. Ele é feito em pé, as pernas devem ficar afastadas e alinhadas com o quadril. Flexione os joelhos até o ângulo de 90 graus e estenda os braços para frente. No circuito funcional em casa esse movimento deve ser feito 15 vezes.

Conforme for ganhando resistência, use uma medicine ball de até 3 quilos para segurar com os braços esticados. Isso potencializará a queima calórica e também ajudará a fortalecer os braços.

treino funcional em casa

  1. Subida em banco ou degrau

Para fazer esse exercício é necessário usar um banco firme, porém até ganhar resistência física pode usar um degrau. Incline o corpo para frente, coloque o pé esquerdo sobre o banco e mantenha a pé direito no chão. O objetivo é dar um impulso e subir no banco rapidamente. Repita esse exercício 20 vezes alternando entre as pernas.

  1. Escalar montanha

A posição inicial para esse exercício é a flexão de braço, as mãos devem ficar apoiadas no chão e os braços esticados seguindo a linha dos ombros. Flexione uma perna para frene e a outra estique para trás. O objetivo é que o joelho encoste no abdômen. Esse exercício deve ser feito 20 vezes no circuito alternando entre as pernas. Para potencializar os efeitos, faça os movimentos rapidamente.

  1. Escadaria 2 por 1

Esse exercício só pode ser feito por quem tem escada em casa. O ideal é subir a escada de dois em dois degraus, até chegar no topo. A descida deve ser devagar e de um degrau de cada vez. Essa atividade pode ser repetida 3 vezes considerando uma escada com 26 degraus, de acordo com a resistência física da pessoa.

  1. Bola suíça

Coloque a bola suíça no chão e deite sobre ela de barriga para baixo. Para manter o equilíbrio afaste as pernas e apoie as pontas dos pés. Apoie as mãos na cabeça, atrás das orelhas. É importante não forçar o pescoço para frende e não puxar os braços para trás. Mantenha a coluna alinhada olhando para o chão. Desça da bola e repita o exercício 20 vezes em sequência.

  1. Remada em suspensão usando TRX.

Afaste as pernas seguindo a largura dos ombros, jogue o peso do corpo para traz e segure o TRX. Os braços devem ficar flexionados e a coluna alinhada. Incline o corpo para frente e volte para posição inicial por 12 vezes. Caso não tenha o TRX em casa, uma dica é usar uma corda comum, a função dela nesse exercício será a mesma.

Dica especial: O circuito funcional em casa surte mais efeito se associado a uma alimentação equilibrada. Mesmo para quem não deseja emagrecer e só quer tornear o corpo é importante cuidar da alimentação para que os músculos fiquem visíveis.

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