Ciclismo – Benefícios, Modalidades e Como praticar. Emagrece?

Que andar de biclicleta é bom todo mundo sabe, mas você conhece os benefícios do ciclismo? Confira, aqui no Quero Viver Bem, informações completas!

O ciclismo é um esporte praticado em bicicleta, tendo como finalidade realizar um determinado percurso no menor tempo possível. Ele surgiu no século XIX, na Inglaterra, e faz parte dos Jogos Olímpicos, desde 1896.

Curiosamente, é uma modalidade de esporte que costuma agradar a muitos, porque é dinâmica e não exige gastos contínuos pelo praticante. Além disso, conta com o diferencial de trazer diversos benefícios à saúde.

Ainda não conhece detalhadamente o ciclismo? Então, saiba, aqui no Quero viver bem, como funciona, como praticar e contraindicações, além dos benefícios proporcionados.

Ciclismo

Benefícios do ciclismo

O ciclismo oferece benefícios para o organismo e a saúde, principalmente quando praticado periodicamente. Conheça, a seguir, os principais:

Perda de peso

Pedalar queima calorias e contribui positivamente para a perda de peso, acelerando esse processo, sendo uma indicação perfeita para quem deseja praticar um esporte que ajude a emagrecer.

A quantidade de calorias gastas varia de acordo com o peso da pessoa e a intensidade do exercício, mas estima-se que, em uma hora de pedalada, seja possível queimar entre 400 a 500 calorias.

Fortalecimento da musculatura

A prática do ciclismo fortalece a musculatura, especialmente dos membros inferiores, abrangendo panturrilhas, coxas e glúteos. Essa tonificação muscular é importantíssima para evitar lesões do músculo e dos ossos.

Além disso, com o fortalecimento dos músculos, o corpo ganha mais resistência física, conseguindo aumentar a intensidade dos treinos de ciclismo e ter melhor performance.

Proteção do coração

O ciclismo é um grande aliado da saúde do coração: praticando essa atividade física todos os dias, por 30 minutos, é possível reduzir o índice de colesterol do organismo, o que minimiza significativamente os riscos de infarto.

Ademais, pedalar proporciona redução do índice de glicemia, controle da diabetes e minimização da chance de ser vítima de enfermidades como o derrame cerebral.

Combate à má circulação

O ciclismo dá condicionamento físico e melhora o ritmo e a constância da respiração, o que implica em um bombeamento adequado de sangue por todo o corpo. O resultado disso é excelente, porque a má circulação sanguínea é eliminada, colocando fim a dores em braços e pernas, por exemplo.

Redução de estresse e ansiedade

O ciclismo estimula a produção e liberação da endorfina, que proporciona sensação de bem-estar e reduz, consideravelmente, o estresse e a ansiedade, melhorando a qualidade de vida.

Modalidades do ciclismo

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O ciclismo é dividido em modalidades que apresentam graus de dificuldade diferentes. Abaixo, confira todos e como eles funcionam:

Estrada

É, provavelmente, a modalidade mais praticada e disputada, seja individualmente ou por equipe. Nela, são utilizadas as speeds (bicicletas leves com pneus finos), que possuem aerodinâmica que possibilita ganho de estabilidade e velocidade em estradas.

Mountain bike

A mountain bike é preferida por quem tem espírito aventureiro, porque exige a realização de manobras difíceis e, na maioria das vezes, arriscadas. Esta é uma modalidade subdividida em outras categorias (cross country, downhill, freeride e trip trail), que exigem bicicletas resistentes e pneus largos, por conta dos terrenos acidentados.

BMX (bicicross)

O BMX nasceu de uma inspiração no motocross, nos Estados Unidos. Esta modalidade consiste numa competição em pista com saltos, obstáculos e curvas difíceis de serem feitos, utilizando bicicletas com aro 20”, um freio e uma marcha.

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Como praticar ciclismo

Praticar ciclismo é fácil: a dica é escolher uma boa bicicleta. Para iniciantes, um modelo simples é suficiente. Deixe para investir em uma versão mais cara quando começar a participar de competições ou for apostar numa nova modalidade.

Também, garanta equipamentos de segurança, como capacete, sapatilhas, luvas e roupas adequadas. Considere, ainda, ter consigo uma pequena bomba para encher pneu, caso haja necessidade.

Depois, defina o local ideal para pedalar. É importante que ele seja seguro, com boa pavimentação e afastado de carros, se possível. Parques e trilhas em boas condições são ótimas opções.

Indicações e contraindicações do ciclismo

O ciclismo é especialmente indicado para quem busca um exercício dinâmico e que melhore o condicionamento físico. Já no caso das contraindicações, há poucas. Pessoas com problemas em pernas, joelho, tornozelo e coluna devem evitar esta atividade física ou só fazê-la se liberada pelo médico.

Ciclismo emagrece?

Sim, porque a quantidade de calorias queimadas durante um treino é elevada. No entanto, só há o emagrecimento se a prática do ciclismo for combinada a uma dieta alimentar e a hábitos de vida mais saudáveis.

Gostou? Então, confira, também, Bicicleta ergométrica – Como treinar para perder peso em casa!


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