Chips de batata-doce – O que é? Benefícios e Como Fazer

Você sabia que a batata-doce pode trazer muitos benefícios à saúde? Confira como incluí-la em seu cardápio diário e obter todos os nutrientes.

Os chips de batata-doce são alimentos perfeitos para quando bate aquela fome fora de hora. O motivo é simples: eles são saudáveis e nutritivos, funcionando como excelente opção de lanche ou acompanhamento de refeições principais.

Quer investir nesses chips de batata? Então, confira, aqui, quais são os benefícios do alimento e como preparar um delicioso snack para matar a fome de forma saudável, sem ganhar peso extra.

chips de batata-doce

O que é o chip de batata-doce

Trata-se da versão desidratada da batata-doce, cortada em fatias finas. Esse snack é crocante e delicioso, feito somente com sal ou diferentes temperos – perfeito para pequenos lanches entre refeições, principalmente.

Para quem são indicados?

Os chips de batata-doce não possuem contraindicação, ou seja, podem ser consumidos por quaisquer pessoas. No entanto, são especialmente recomendados para quem deseja seguir alimentações saudáveis, livres de industrializados.

Ademais, também são aliados de pessoas que querem emagrecer, porque uma porção de chips dessa batata conta com baixa quantidade calórica, contribuindo com a dieta e perda de peso de maneira saudável.

Benefícios dos chips de batata-doce

batata-doce chips

Os chips de batata-doce oferecem benefícios únicos ao organismo. Confira, a seguir, o que é possível garantir com a ingestão desse saudável snack em sua alimentação diária:

1. Suporte no ganho de massa muscular

A batata-doce é rica em carboidrato complexo, que oferece energia de forma gradual e por mais tempo. Por isso, é possível intensificar treinos, melhorar o desempenho e contribuir positivamente com o ganho de massa muscular.

2. Apoio no emagrecimento

Trata-se de um alimento com elevada concentração de fibra alimentar, ajudando a reduzir picos de insulina, dificultar o acúmulo de gordura e melhorar o trânsito intestinal, eliminando toxinas que atrapalham o emagrecimento.

Ademais, a batata-doce é digerida lentamente pelo organismo, o que aumenta a saciedade, controla a fome, evita a compulsão alimentar e contribui para a perda de peso de forma natural.

3. Equilíbrio de níveis de açúcar no sangue

O amido presente na batata-doce é convertido em açúcar, durante a digestão, regulando essa substância no sangue, evitando diabetes e contribuindo com o equilíbrio hormonal.

4. Apoio ao coração

A batata-doce é uma fonte natural de vitamina B6, que reduz a homocisteína no organismo, um aminoácido responsável por aumentar a chance de desenvolvimento de doenças degenerativas vasculares, por exemplo, o infarto.

O potássio, mineral presente no alimento, é outro nutriente que contribui para a saúde do coração, porque relaxa os vasos sanguíneos e diminui a pressão arterial, prevenindo a hipertensão.

5. Controle do estresse

Um dos nutrientes da batata-doce é o magnésio, mineral tradicionalmente utilizado para controle do estresse, relaxamento e melhoria do humor. Inclusive, esse nutriente também é empregado como coadjuvante no tratamento da depressão.

6. Reforço da imunidade

A batata-doce possui uma quantidade significativa de vitamina A, nutriente que tem ação antioxidante e combate o desenvolvimento de radicais livres, levando ao fortalecimento do sistema imunológico de forma natural.

Como fazer chips de batata-doce

batata-doce como consumir chips

Quer aproveitar todos esses benefícios dos chips de batata-doce, inserindo-os no seu dia a dia? Nesse caso, confira, abaixo, receitas saudáveis para fazer esse snack em casa, sem gastar muito:

1. Chips salgados de batata-doce (no forno)

Ingredientes:

  • 1 batata-doce média ou grande;
  • 1 colher de café de azeite de oliva;
  • Temperos a gosto (alecrim, pimenta do reino, tomilho e páprica doce, por exemplo);
  • 1 pitada de sal.

Modo de preparo:

Lave e corte as batatas em rodelas finas. Em uma vasilha, coloque-as juntamente com os temperos, misturando tudo muito bem. Depois, leve as rodelas a uma forma antiaderente, deixando espaço de um centímetro entre elas. Asse, no forno, até secar e dourar completamente. Quando isso acontecer, os chips estarão prontos para consumo.

2. Chips doces de batata-doce (no micro-ondas)

Ingredientes:

  • 1 batata-doce média ou grande;
  • 1 colher de café de canela em pó;
  • 1 colher de café de óleo de coco.

Modo de preparo:

Em um refratário, passe o óleo de coco e polvilhe a canela. Depois, corte a batata-doce em rodelas finas e disponha essas fatias no refratário. Leve tudo ao micro-ondas, por 3 minutos, em potência alta. Pare o cozimento na metade do tempo e vire as fatias. Em seguida, espere esfriar e sirva-se.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário