Chá verde: seus benefícios e propriedades

O chá verde possui benefícios explorados há milênios pela cultura oriental. As infusões preparadas a partir da planta Camellia sinesis contribuem para uma série de funções vitais dada as propriedades antioxidantes e riqueza em polifenóis, o que melhora a circulação sanguínea e pode auxiliar até no emagrecimento por conta do seu poder termogênico.

Benefícios do Chá verde – Para que ele serve?

Abaixo segue todos os benefícios da infusão. Lembre-se que, para adquirir as propriedades é preciso respeitar o correto modo de preparo.

  • Protege o coração;
  • Regula os níveis de colesterol;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Anti-inflamatório natural;
  • Auxilia no emagrecimento;
  • Diminui a glicemia.

1 – Protege o Coração

cha verde beneficiosO chá verde tem interferência direta na proteção à saúde do coração, pois diminui as chances de formação de coágulos nas artérias.

Os flavonoides presentes na erva garantem que as artérias permaneçam mais flexíveis, de modo que os impactos das mudanças da pressão arterial sejam suavizados.

A ação antioxidante também previne e trata doenças cardiovasculares, entre as quais se incluem o  infarto,  AVC e a hipertensão.

2 – Regula os níveis de colesterol

O chá verde auxilia na redução dos níveis do colesterol LDL do sangue. Estudos apontaram que a bebida pode ser um aliado interessante com as medicações para quem precisa controlar o colesterol.

Além disso, o chá verde consegue diminuir os níveis dos triglicerídeos e da gordura visceral. Para que isso dê melhores resultados, a alimentação saudável é fundamental.

3 – Fortalece o Sistema Imunológico

Por ser composto por vitaminas C, K, B1 e B1, além de substâncias como o ácido fólico, potássio e manganês, o chá verde é um importante item quando se fala na proteção e na melhora do funcionamento do sistema imunológico.

Com o organismo mais forte, menores são as chances de ser contaminados com gripes, vírus, bactérias e fungos.

 

cha verde emagrece

4 – Chá anti-inflamatório natural

O chá verde tem efeito anti-inflamatório, sendo assim, ele tem o poder de evitar e combater processos inflamatórios do corpo, bem como quaisquer doenças e condições que estes processos podem provocar no organismo. Esta receita natural, ajuda a prevenir doenças e pode ser aliada ao consumo de outros chás anti-inflamatórios.

5 – Emagrece

Tanto a infusão quanto as cápsulas tem ação diurética, aumentando a produção de urina. Como consequência, facilita a eliminação do acúmulo de gordura pela urina.

A mistura de alguns componentes do chá com a cafeína aumentam a termogênese, ou seja, eleva a temperatura corporal fazendo com que o corpo gaste mais calorias para desempenhar as mesmas funções. Se aliado a prática de atividades físicas e uma alimentação hipocalórica poderá ser um impulsionamento para melhores resultados no emagrecimento.

7- Diminui a glicemia

O chá verde é benéfico para a redução do açúcar no sangue pois interfere na absorção dos amidos. Sendo assim, é recomendado para os diabéticos que buscam normalizar o nível glicêmico.

Propriedades do chá verde

O processamento destas folhas faz com que o chá verde seja o mais rico em catequinas que os seus “irmãos” (chá preto e branco). Em sua composição química, é ainda possível encontrar quantidades consideráveis de:

  • Ácido fólico,
  • Cafeína,
  • Catequinas;
  • Polifenóis;
  • Vitamina B1,
  • Vitamina B2,
  • Vitamina C,
  • Vitamina E,
  • Vitamina K.

Como tomar chá verde para emagrecer

O consumo diário desta bebida milenar irá proporcionar uma tendência na perda de peso, atuando, portanto, diretamente contra a um grave problema de saúde pública mundial: a obesidade e diabetes.

São as substâncias conhecidas como flavonoides, presentes no chá verde, como comentado anteriormente, que são capazes de agir sobre o sistema nervoso simpático (responsável pela regulação da queima de gorduras), fazendo com que se aumente a termogênese e a oxidação destas gorduras.

A ideia é aliar o consumo com uma dieta indicada por nutricionista. Ele deverá ser consumido antes das refeições, de preferência no café da manhã e almoço. Pela noite, poderá causar insônia por conta do ativo cafeína presente na planta.

Se o chá verde em si já apresenta variadas maravilhas, há ainda possibilidades de aperfeiçoar a receita do chá com outros ingredientes que poderão auxiliar no processo de emagrecimento, também graças a suas particularidades.

Vejamos alguns exemplos que são muito bem-vindos:

Modo de preparo – Como fazer?

Para preparar o chá verde, é preciso que as folhas não sejam fervidas, assim os nutrientes e propriedades permanecem.

  1. Aqueça água e espere até que ferva;
  2. Acrescente as folhas de chá verde na água quente e espere;
  3. Coe, o chá está pronto para ser consumido.

O aconselhado é que se tome de 3 a 4 xícaras do chá por dia. Veja o vídeo abaixo com mais instruções da receita:


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (Ainda sem avaliações)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

Deixe um Comentário