Chá Verde: Ajuda a Emagrecer. Conheça os 6 Principais Benefícios!

Amargo, porém tentador para a saúde. Esse é o lema do chá verde – bebida que, por comprovação científica, tem tantas vantagens para o organismo que faz com que o gosto desagradável para alguns seja até esquecido.

O que mais se fala quando aborda-se o assunto do chá verde é sua eficácia no emagrecimento. Mas e os outros benefícios para o corpo humano? Oriundo da Camelliasinensis, esta bebida é ainda lembrada como uma grande opção de suco detox.

Antes de conhecer os seis principais benefícios do chá verde, cabe destacar:

  1. Propriedades do chá verde,
  2. Chá verde e o emagrecimento,
  3. Os 6 principais benefícios do chá verde,
  4. Combinações com o chá verde.

Na China, a produção da bebida alcança entre 80 e 90% somente da planta que dá origem ao chá verde – que, por curiosidade, é a mesma do chá preto e do chá branco.

Chá Verde: Composição e Propriedades

Para o paladar atual, o chá verde é visto como amargo e muitas pessoas fogem desta bebida por conta deste fator – este se resulta através do tanino e da alta concentração de catequinas (são flavonoides responsáveis por grande parte de suas propriedades para a saúde). Há um crescente interesse em descobrir as propriedades terapêuticas do chá verde, quais são seus efeitos sobre o bem-estar e como ele é um alimento funcional que ajuda a emagrecer.

O chá verde tem seu processo de produção feito a partir das folhas frescas da Camelliasinensis. O processamento destas folhas faz com que o chá verde seja o mais rico em catequinas que os seus “irmãos” (chá preto e branco). Em sua composição química, é ainda possível encontrar quantidades consideráveis de:

  • Ácido fólico,
  • Cafeína,
  • Cálcio,
  • Ferro,
  • Magnésio,
  • Manganês,
  • Potássio,
  • Vitamina B1,
  • Vitamina B2,
  • Vitamina C,
  • Vitamina E,
  • Vitamina K.

Vale frisar que a concentração de catequinas varia conforme a preparação da bebida.

Chá Verde Para Emagrecer

O chá verde emagrece – esta é uma frase verídica. O consumo diário desta bebida milenar irá proporcionar uma tendência na perda de peso, atuando, portanto, diretamente contra a um grave problema de saúde pública mundial: a obesidade.

São as substâncias conhecidas como flavonoides, presentes no chá verde, como comentado anteriormente, que são capazes de agir sobre o sistema nervoso simpático (responsável pela regulação da queima de gorduras), fazendo com que se aumente a termogênese e a oxidação destas gorduras.

Ou seja, os flavonoides conseguem prevenir o depósito de gordura no organismo, regulando o peso corporal. Como o chá verde é uma bebida termogênica, ela aumentará a queima de calorias, pois ela aumentará o metabolismo do organismo.

As pesquisas científicas também comprovam que o chá verde pode facilitar a digestão e desintoxicar o organismo, duas ações que também influenciam – e muito –no emagrecimento. Veja mais informações no vídeo abaixo:

6 Principais Benefícios Do Chá Verde

Existem inúmeros benefícios do chá verde, em especial por conta das catequinas que acabam sendo aquelas substâncias antioxidantes que neutralizam os radicais livres e evitam o envelhecimento precoce.

Entre tantas vantagens, conheça agora os 6 principais benefícios do chá verde e surpreenda-se com este suco detox:

1 – Protege o Coração

cha verde beneficiosO chá verde tem interferência direta na proteção à saúde do coração, pois diminui as chances de formação de coágulos nas artérias. Os flavonoides garantem que as artérias permaneçam mais flexíveis, de modo que os impactos das mudanças da pressão arterial sejam suavizados.

Juntamente com isso, sua ação antioxidante previne e trata doenças cardiovasculares, entre as quais o infarto e o AVC; elimina a retenção de líquidos, reduz a pressão alta e melhora a circulação do sangue.

2 – Regula os Níveis de Colesterol no Sangue

O chá verde auxilia na redução dos níveis do colesterol LDL (o chamado colesterol ruim) do sangue. Estudos apontaram que a bebida pode ser um aliado interessante com as medicações para quem precisa controlar o colesterol.

Além disso, o chá verde consegue diminuir os níveis dos triglicerídeos e da gordura visceral. Para que isso dê melhores resultados, a alimentação saudável é fundamental.

3 – Fortalece o Sistema Imunológico

Por ser composto por vitaminas C, K, B1 e B1, além de substâncias como o ácido fólico, potássio e manganês, o chá verde é um importante item quando se fala na proteção e na melhora do funcionamento do sistema imunológico.

O chá verde oferece um suporte para a imunidade, prevenindo infecções e inflamações, assim como doenças causadas por bactérias, fungos ou vírus.

4 – Auxilia Contra a Depressão

Alguns estudos publicaram que pessoas que tomam chá verde possuem menos propensão a ter depressão, acreditando que esta causa está ligada com um aminoácido presente nesta bebida, que possui efeito tranquilizante e produz sensação de bem-estar, parecida com a produção de substâncias como a dopamina e a serotonina.

Para os cientistas, o efeito calmante também faz com que a sensação de cansaço diminua, fazendo com que o chá verde seja um bom substituto do café.

cha verde emagrece

5 – Tem Ação Anti-Inflamatória

O chá verde tem efeito anti-inflamatório, sendo assim ele tem o poder de evitar e combater processos inflamatórios do corpo, bem como quaisquer doenças e condições que estes processos podem provocar no organismo.

Um exemplo da ação anti-inflamatória do chá verde está relacionado com a redução da vermelhidão e da própria inflamação das acnes.

6 – Possui Ação Diurética

As propriedades do chá verde fazem com que ele seja um importante diurético, aumentando a produção de urina. Isso ocasiona a perda de gordura e, como consequência, a perda de líquidos.

A vantagem de ser diurético é que as toxinas e demais substâncias nocivas que estão presentes no organismo são eliminadas. Por isso, ele é conhecido como suco detox, pois ele desintoxica o corpo de quaisquer elementos que só fazem males à saúde.

Potencializando o Chá Verde Para Emagrecer

cha-verde-e-seus-beneficios

Se o chá verde em si já apresenta variadas maravilhas, há ainda possibilidades de aperfeiçoar a receita do chá com outros ingredientes que poderão auxiliar no processo de emagrecimento, também graças a suas particularidades.

Vejamos alguns exemplos que são muito bem-vindos:

  • Chá verde e gengibre,
  • Chá verde com hibisco,
  • Chá verde com limão,
  • Chá verde e abacaxi,
  • Chá verde, maçã e couve,
  • Chá verde, hortelã e gengibre,
  • Chá verde e melão.

Estas são algumas das opções que podem fazer grandes mudanças no organismo e, pensando no objetivo principal: no emagrecimento!

Como Fazer Chá Verde?

Para preparar o chá verde, é preciso que as folhas não sejam fervidas, assim os nutrientes e propriedades permanecem.

  1. Aqueça água e espere até que ferva;
  2. Acrescente as folhas de chá verde na água quente e espere;
  3. Coe, o chá está pronto para ser consumido.

O aconselhado é que se tome no máximo de 3 a 4 xícaras do chá por dia, caso contrário, ele pode trazer alguns malefícios para o organismo. Veja o vídeo abaixo com mais instruções da receita:

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply