Chá para Insônia – 7 receitas dos melhores chás para insônia!

Você já deve imaginar o estrago que a insônia faz na vida das pessoas, não é mesmo? Confira, aqui no Quero Viver Bem, os 7 melhores chás para esse problema!

A insônia é um problema sério que afeta milhares de pessoas em todo o mundo. São vários os gatilhos que levam as pessoas a perderem o sono e não conseguirem dormir à noite. Na sua maioria, a falta de sono ocorre por causa do estresse do dia a dia, por problemas emocionais, por causas neurológicas, entre muitos motivos.

A insônia pode afetar de forma bem severa a vida das pessoas, privando-as do convívio em sociedade. Entre os problemas que podem repercutir estão a falta de atenção, o baixo rendimento escolar e no trabalho e as dores de cabeça.

Veja, aqui no Quero Viver Bem, 7 exemplos de chás para insônia que podem ajudar a amenizar o problema e todos os danos envolvidos. Confira!

Insonia

Chá de Valeriana

A valeriana é um dos chás mais indicados para tratar a falta de sono, pois ela apresenta certa sedação, diminui o estresse e relaxa os músculos.

Para fazer o chá, você deve colocar a quantidade indicada na embalagem em uma xícara de água quente, ou colocar o sachê e deixar pelo tempo necessário.

Chá de camomila

A camomila tem efeito calmante, é ótima para a digestão, tem excelente poder anti-inflamatório e é relaxante.

A infusão do chá deve de uma colher de chá de camomila em uma xícara de água quente. Tampe a caneca e deixe em infusão por 3 minutos, para depois beber. Tome uma xícara de chá três vezes ao dia.

água com açúcar

Erva-de-são-joão

A erva-de-são-joão é rica em vitamina C e é anti-inflamatória.  O chá tem poderes antidepressivos, atuando de forma direta na depressão leve a moderada e na ansiedade.

O preparo deve ser feito em um copo com água quente e uma colher de chá de erva-de-são-joão. Deixar agir por 3 minutos e bebe em seguida. É importante tomar entre 3 a 4 xícaras ao dia.

Chá de Melissa

cha de erva cidreira

A melissa, que também é muito conhecida pelo nome de erva-cidreira, possui grande potencial sedativo, ajudando a relaxar e dar maior controle emocional ao indivíduo. A Melissa também ajuda a diminuir as crises de enxaqueca, náuseas e cólicas menstruais.

Coloque uma colher de sobremesa em uma xícara de água quente. Deixe por 2 minutos antes de beber. Beba de duas a três xícaras do chá ao dia.

Chá de capim-limão

O capim-limão possui propriedades digestivas, calmantes e sedativas, por isso auxilia no combate à insônia.

Para fazer o chá, coloque duas colheres da erva em uma xícara com água quente, espere o tempo da infusão e beba de três a quatro canecas todos os dias.

Chá de maracujá

suco de maracujá calmante

O maracujá da espécie Passiflora IncarnataLinneaus possui propriedades muito importantes que atuam diretamente no sistema nervoso e emocional, diminuindo a ansiedade. Um dos seus efeitos é a sedação. O efeito do chá de maracujá está nas folhas da planta.

Para fazer o chá, coloque uma colher das folhas picadas em uma xícara de água quente, deixe agir por alguns minutos e beba 4 xícaras ao dia.

Chá de lúpulo

O chá de lúpulo é um indutor do sono, por causa do seu efeito calmante. Para fazê-lo, basta colocar, em uma xícara com água quente, uma colher de chá da erva e deixar descansar por, aproximadamente, 10 minutos. Você pode coar e beber de três vezes por dia.

É importante tomar a última xícara de chá antes de dormir para que seus efeitos calmante e sedativo possam atuar na hora de dormir.

Dicas de prevenção e cuidados médicos de insônia

Insonia2

Para que você possa ter uma ótima noite de sono, é preciso, além de tomar um dos chás citados acima, ficar atento a algumas dicas importantes, como:

  • Faça a última refeição do dia de modo leve;
  • Prepare o ambiente deixando-o escuro e confortável;
  • Evite beber café antes de ir deitar;
  • Vá para a cama sempre no mesmo horário;
  • Beba o chá uma hora antes de ir deitar;
  • Vá para cama assim que o sono surgir.

Caso os sintomas não desapareçam, procure um médico para que possa descobrir a causa da insônia e indicar o tratamento.

Gostou? Confira, também, o conteúdo completo sobre Insônia – O que fazer? Saiba como agir de acordo com as causas e os sintomas!


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário