7 Benefícios do Chá-Mate – Faz mal? Passo a Passo de como fazer e como tomar

O chá-mate é uma bebida de sabor amargo, formado por uma erva tostada, muito consumido no Brasil. Uma das formas mais populares de sua ingestão é no chimarrão, com a infusão de água quente. No entanto, o chá-mate também pode ser fervido e coado para ser ingerido em xícaras.

Outra tradição bastante comum no país, é o consumo do chá-mate gelado, que é comprado em garrafas. No Rio de Janeiro, por exemplo, a bebida é muito conhecida nas praias, durante o verão.

De acordo com os especialistas, o chá-mate de saquinho possui propriedades bastante similares às da erva-mate comum, o que se difere é a sua forma de moagem, que, no caso do chá em saquinho, são eliminados os pauzinhos, dando preferência somente para as folhas da planta.

Os 7  benefícios do Chá-Mate

A bebida possui uma série de nutrientes importantes à saúde, sendo rica em cafeína, vitaminas e minerais que estimulam a atividade física e mental, conferindo um melhor desempenho cognitivo para quem a ingere.

Conheça os outros benefícios do chá-mate:

cha mate como tomar

1- Ajuda no emagrecimento

A bebida possui efeito termogênico, fator que permite que o corpo perca calorias, mesmo em repouso. A ação lipolítica também é a grande responsável da queima de gordura. No entanto, é preciso lembrar que a ingestão do chá, sem os cuidados com a alimentação e sem a execução de exercícios, não é suficiente para uma expressiva perda de peso.

2- Reduz o colesterol ruim LDL e aumenta o bom HDL

Esse benefício ocorre por causa dos alcaloides e glicídios presentes no chá-mate, pois essas substâncias têm a capacidade de reduzir a absorção do colesterol.

3- Melhora a digestão

Esse é um dos grandes motivos que fazem as pessoas ingerirem a bebida, já que o chá facilita a digestão dos alimentos e elimina as toxinas do organismo, por meio da forte ação diurética.

4- Tem ação antioxidante

O poder antioxidante da bebida permite varrer para fora do organismo os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce e o aparecimento de doenças, inclusive, alguns tipos de câncer.

5- Ameniza a glicemia

Diabéticos, especialmente do tipo 2 podem beneficiar-se com os compostos fenólicos que realizam a síntese de glicose no fígado. Além disso, estudos apontam que o chá-mate também pode reduzir a capacidade de recepção de glicose no intestino, fator responsável pela diminuição do açúcar no sangue.

6- Protege o fígado

Promove uma desintoxicação no fígado e ajuda no processo da oxidação das gorduras no órgão, podendo ser um aliado na eliminação da esteatose hepática – já falamos sobre isso no conteúdo sobre sintomas da gordura no fígado.

7- Combate a fadiga muscular

O chá-mate tem propriedades que hidratam os nervos e músculos, desse modo, o cansaço e as dores são reduzidas consideravelmente.

Malefícios do chá-mate

Pelo fato de esse chá ser rico em cafeína, o seu consumo não é apropriado para pessoas que possuem sensibilidade a esse componente, pois pode ocasionar:

  • Dificuldades para dormir (insônia);
  • Queimação no estômago ou azia para os portadores de gastrite, úlceras ou esofagite;
  • Aceleração dos batimentos cardíacos (taquicardia) em pessoas com problemas cardíacos ou ansiosos;
  • Aumento da pressão em pacientes hipertensos;
  • Aumento das dores de cabeças em pessoas que sofrem de enxaqueca.

Caso tenha algum tipo de problema de saúde que proíba o uso da cafeína, é fundamental ficar longe do chá-mate – ou, na melhor das hipóteses, pergunte ao seu médico se pode ou não fazer uso da bebida.

Como fazer o chá-mate?

Existem, basicamente, 3 formas de consumo do chá:

  1. Comprar ele pronto, em garrafas, latinhas ou copinhos;
  2. Fazer o chimarrão com a erva-mate, típico do sul do Brasil;
  3. Preparar o chá por infusão.

A seguir, aprenda a fazer o chá-mate por infusão, que pode ser consumido quente ou frio.

chá mate benefícios

Chá-mate por infusão

Ingredientes:

  • 200 ml de água quente;
  • 2 colheres de chá de erva-mate.

Modo e preparo:

  1. Despeje a água quente em cima da erva;
  2. Abafe por 5 minutos;
  3. Coe e beba quente ou frio.

As duas colheres da erva-mate podem ser substituídas pelo sache de chá-mate comprado em supermercado. Especialistas indicam o consumo máximo de 1 litro por dia do chá-mate, somente para pessoas que não possuem nenhuma contraindicação.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (Ainda sem avaliações)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

Deixe um Comentário