Chá de Hortelã: Principais Benefícios e Dicas de como Preparar

A hortelã tem um perfume inconfundível e especial, sendo considerado um dos sabores favoritos dos fãs de um bom chá. Ela é bastante saborosa e costumeiramente associada como um refrescante para os dias mais quentes do ano. No entanto, além disso, o chá de hortelã apresenta inúmeros benefícios para a nossa saúde, que incluem a manutenção do nosso bem-estar e o emagrecimento.

Quais São os Principais Benefícios do Chá de Hortelã?

O chá de hortelã é um dos mais consumidos no Brasil e no mundo, servindo para uma infinita variedade de situações, mas especialmente para o combate de resfriados e para aliviar os sintomas de estresse. Confira outros benefícios do chá de hortelã:

  • Alivia problemas de estômago;
  • Auxilia a digestão;
  • Alivia náuseas, febres e tosse;
  • Impulsiona o sistema imunológico;
  • Reduz o mau hálito;
  • Alivia o estresse;

Além de todos os itens citados, ainda podemos incluir que o chá de hortelã têm suas propriedades que são grandes aliado para quem busca eliminar alguns quilinhos a mais, pois ele é diurético. Com isso, ele ajuda a eliminar toxinas do organismo e consequentemente reduz o inchaço na região do abdômen. Ela também é rica em nutrientes para fazer chás que ajudam na digestão, gripes e resfriados.

Saiba Como Preparar o Chá de Hortelã

Para preparar o chá de hortelã separe:

  • duas ou três colheres de folhas secas, trituradas ou frescas da erva
  • 150 ml de água fervente

Coloque em uma xícara de chá ou recipiente. Adicione a água fervente. Tape e deixe repousar por um período entre cinco e 10 minutos – esse tempo irá definir a consistência do chá.

Conheça Receitas de Chás de Hortelã

O chá de hortelã tradicional, como a receita ensinada a cima, ajuda na má digestão, náuseas e vômitos. No entanto, quando utilizado com outras ervas medicinais, ele tem o poder de combater a febre, dores menstruais e de estômago, gases, digestão difícil, entre outros. Confira abaixo outras receitas de chá de hortelã e seus benefícios:

Para febre

Para tratar a febre, o chá de hortelã pode ser associado com ulmária ou rainha-dos-prados com laranja-amarga. A receita consiste em misturar:

  • 15g de folhas de hortelã
  • 70g de flores de tília
  • 10g de rainha-dos-prados
  • 5g de laranja amarga
  • 150ml de água fervente

Coloque em uma xícara de chá e inclua a água. Em seguida, basta deixar repousando por cerca de 10 minutos e depois coar.

Para o estômago

Para combater inflamações do estômago, tais como gastrite ou úlcera gástrica, este chá deve ser preparado juntamente com flores de camomila e raiz de alcaçuz. A receita consiste em misturar um colher de sopa de folhas de hortelã com uma colher de chá de raiz de alcaçuz esmagada e meio colher de chá de flores de camomila em uma xícara. Em seguida, adicionar 150ml de água fervente e manter repousando por um tempo entre cinco e 10 minutos antes de coar.

Para enjoos, dores menstruais e gases

Para o combate das dores menstruais, dos enjoos e dos gases, deve ser preparado uma infusão com:

  • duas colheres de chá de folhes secas trituradas ou inteiras de hortelã pimenta
  • 150ml de água fervente.

Para espasmos e dores de estômago

Para tratar espasmo e dores de estômago, o chá de hortelã pimenta deve ser preparado junto com folhas de melissa e sementes secas de funcho ou erva-doce. Para preparar a bebida, misture em uma xícara:

  • duas colheres de chá de folhas secas de hortelã pimenta
  • duas colheres de chá de sementes de funcho ou erva-doce e duas colheres de chá de folhas de melissa
  • 150ml de água fervente.

Em seguida, deixe repousar por uns 10 minutos antes de coar.

Há Contra Indicações Para o Chá de Hortelã?

Apesar de todos os seus benefícios para a saúde, o chá de hortelã é uma erva medicinal e deve ser consumido de forma moderada, especialmente as pessoas que tem refluxo ácido e mulheres grávidas. A hortelã age relaxando os músculos do estômago e do esfíncter, podem levar o ácido presente no estômago para o esôfago e piorar os sintomas de refluxo. Já as mulheres grávidas devem evitar o consumo do chá da erva, pois ela pode atuar provocando o relaxamento o útero, o que aumenta o risco de um abordo.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (Ainda sem avaliações)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

Deixe um Comentário